O MUNDO PÓS JESUS


Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai [7] não está nele. Pois tudo o que há no mundo—a cobiça da carne [8], a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens—não provém do Pai, mas do mundo.1 João 2:15-16


Jesus veio trazer a visão que Deus tem para a humanidade. A visão espiritual que contrasta com a visão do mundo para a vida. Portanto, o mundo foi um antes da passagem de Jesus e outro depois que Ele veio. Por isso houve transformaçôes nos relacionamentos incluindo linguagem, artes, tecnologias, direito, organização social e política. ideias, hábitos, crenças, costumes, organizações sociais, tradições, artes, simbolismos, artesanatos e artefatos. Enfim, como já disse em outro artigo sobre o mesmo tema, Jesus veio mostrar como deve ser a cultura do mundo Espiritual, do reino de Deus. Cada indivíduo é o produto de uma cultura particular, cujas características são herdadas espontaneamente do ambiente cultural e outros onde conviveu.                       


Por isso é que Ele disse que para herdarmos o reino de Deus temos que nascer de novo. Ou seja, tornando-nos filhos espirituais de Deus, devemos abandonar a cultura negativa do mundo e passar a andarmos pela cultura do Reino de Deus, que é a cultura que herdamos do nosso verdadeiro pai, o Senhor nosso Deus. Jesus veio para que mudemos nossa ótica desviando o nosso olhar do mundo, do aqui e agora, para o futuro glorioso que nos espera (2º Co 5:7)


Diferentemente de outros líderes religiosos, Jesus fez de Si mesmo o foco central de Sua mensagem, ou seja, nos mostra que Ele é caminho para a vida eterna com Deus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). “Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (João 11:25).                                       


Essa autoproclamação como mediador exclusivo entre Deus e os homens é única e nos trás muita esperança, porque temos a certeza de que estamos na rota certa, com o nosso comandante. Diante das palavras revolucionárias e de esperança de Jesus, seguidas de Sua vida de entrega em amor por nós, podemos ver muitas transformações ocorridas na humanidade através dos tempos.


As ideias de Jesus moldaram conceitos que valorizaram a dignidade humana, igualdade e direitos humanos. Instituições como hospitais, escolas e organizações de caridade foram inspiradas por Suas palavras. E para muitos filósofos e pensadores seculares, Jesus é uma figura ética cujo exemplo é relevante independentemente de crenças religiosas. Podemos citar:

Albert Schweitzer, teólogo e médico, escreveu extensivamente sobre Jesus como um exemplo de ética altruísta e serviço aos outros.

Mahatma Gandhi, embora não fosse cristão, admirava profundamente o Sermão da Montanha, que ele descreveu como um dos textos mais sublimes da humanidade.

 Transformações profundas ocorriam na vida de quem interagia diretamente com Jesus e continuam ocorrendo até hoje. Além dos ensinamentos, a maneira como Jesus impacta a vida de indivíduos por meio de experiências pessoais continua a ser um argumento poderoso para Sua singularidade. Temos exemplos de transformações como Zaqueu, um cobrador de impostos corrupto, mudou completamente após encontrá-Lo (Lucas 19:1-10). Devemos lembrar também de Maria Madalena, de quem Jesus expulsou sete demônios, tornou-se uma das primeiras testemunhas da ressurreição (João 20:11-18), e também o apóstolo Pedro, após negar Jesus, foi restaurado por Ele (João 21:15-19).


Experiências de Transformação de vidas ao Longo da História tem levado milhões de pessoas a afirmarem ter encontrado Jesus por meio de experiências espirituais que transformaram suas vidas. E, com isso, são milhões de pessoas que passaram de uma visão egoísta para um olhar com amor. Em resumo pararam de “andar por vista, mas passaram a andar pela fé”. Eis algumas pessoas que tiveram conversões radicais, mudando o modo de vida:                                                                    Temos o apóstolo Paulo de Tarso, que passou de perseguidor dos cristãos a perseguido e sofredor por causa da fé em Cristo. Sendo um dos maiores evangelistas da história. Ele descreveu sua experiência como um encontro direto com Jesus ressuscitado (Atos 9:3-6). Temos também Agostinho de Hipona. A sua transformação de uma vida de hedonismo, ou seja, de amante dos prazeres mundanos para uma devoção a Cristo influenciou a filosofia e a teologia ocidentais. São incontáveis as vidas transformadas radicalmente para melhor, o que continua acontececendo mundo afora até hoje.


Continuando na reflexão sobre consequências benéficas através da fé em Jesus podem ser lembradas as mutidões de relatos de curas milagrosas em nome de Jesus que são encontradas em todos os tempos e lugares.


Há também incontáveis números de pessoas que relatam vencer vícios, depressão ou ódio através de sua relação com Jesus. Por exemplo, organizações como os Alcoólicos Anônimos (AA) têm raízes em princípios cristãos e relatam milhões de vidas transformadas.


São constantes os relatos de sonhos,  visões e milagres que acabaram culminando com a conversão de pessoas, especialmente no Oriente Médio, em lugares onde o cristianismo é minoritário.

O cristianismo é singular porque, oferece uma experiência pessoal com Deus por meio de Jesus. Os cristãos relatam sentir paz, propósito e uma conexão direta com Deus. A comunhão nas igrejas também reforça essas experiências, como o compartilhamento de testemunhos de fé.

                                                                 

A singularidade dos ensinamentos de Jesus está no Seu foco revolucionário no amor, no perdão, na humildade e na transformação interior, além de Sua centralidade em Sua própria mensagem. Na maioria das religiões, as pessoas são levadas a crer que se forem boazinhas poderão alcançar a salvação, já com Jesus, basta crer nele  e se batizar para ser salvo (Marcos 16:16). Muitos aspectos das transformações na vida humana, pós Jesus, ainda poderiam ser abordados aqui, mas vamos ficar só no que vimos até agora, por enquanto.  Mas não é atoa que se diz AC/DC, ANTES DE CRISTO E DEPOIS DE CRISTO.

Glória a Jesus. Amém!