AS IGREJAS FORAM FECHADAS POR QUÊ?

A resposta é para evitar aglomeração de pessoas por causa da Pandemia do coronavírus, evitando assim a contaminação.

Mas, será que é só por isso mesmo que encontram-se fechados os templos, os locais onde se reúne o corpo de Cristo, a noiva de Cristo, ou seja a igreja?

Primeiramente, é necessário realçar alguns aspectos da igreja. A verdadeira igreja é frequentada, salvo raras excessões, por uma elite especialíssima. A começar por Jesus que é o cabeça da Igreja. Na verdade, a Igreja pertence ao Senhor Jesus que a comprou a com o seu próprio sangue, ou seja, Ele deu o seu sangue pela igreja: “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os designou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.” Atos 20:28 NVI. (Grifo meu). A Igreja é constituída e portanto frequentada pelos santos justificados por Cristo e que viverão com Ele eternamente no céu.  Além disso, o Senhor Espírito Santo que habita e atua particularmente em cada um dos membros do corpo de Cristo, participa ativamente da vida da igreja, e é quando os membros se reúnem no templo formando um corpo que o Seu poder se manifesta de um modo especial. Foi isso que aconteceu no dia de Pentecostes, quando todos estavam reunidos. 

É nessas reuniões em que os membros formam um só corpo, e cada um exercendo a função, ou dom, que lhe foi dado pela graça através do Espírito Santo. E aí, muitas vezes, é que o dom de curar, de profecia, de pregação da palavra, de administração e assim por diante podem se manifestar de uma maneira especial. 

Além do mais, O Senhor nosso Deus ama família e a Igreja. Isso é visível em toda a Bíblia desde o Velho testamento. O Senhor Deus ama tanto família que instituiu a igreja como sua família na terra: “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,”Efésios 2:19 (grifo meu);      

“Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.” Galátas 6:10 NVI (grifo meu)

Portanto, quem faz parte da igreja de Cristo, pertence à família de Deus, e nesse sentido, também fomos chamados ‘filhos de Deus’ (Jo 1.12); e quando Jesus estava em uma reunião e o seus discípulos vieram dizer que sua mãe e seus irmãos estavam lá fora querendo falar com Ele, Ele responde que  sua mãe e seus irmãos são aqueles que fazem a vontade de Pai (Mt 12.50)

Ainda nesse aspecto da igreja ser chamada de família de Deus, ela também é chamada de noiva de Cristo, o que é muito significativo. Isso porque naquela época o noivado já era considerado como um casamento. Vejamos o caso de José e Maria, pais de Jesus, que estavam comprometidos, mas ainda não eram casados, mas vejam como a Bíblia se refere a essa situação deles:
“Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente.”Mateus 1:19 NVI (grifo meu)

Veja que eles estavam noivos, mas a Bíblia se refere a José como marido de Maria e outra questão é que era costume o noivo pagar um dote ao pai da noiva. Esse dote poderia ser em dinheiro; poderia também ser trabalho para o pai da noiva, como foi o caso de Jacó que, para casar-se com Raquel, trabalhou 14 anos para o pai dela, Labão. Outro tipo de dote, poderia ser vencer os inimigos do pai da noiva, como foi o caso de Davi, a quem Saul lhe pediu que trouxesse cem prepúcios dos filisteus seus inimigos. Com isso, percebemos porque a igreja é chamada de noiva de Cristo, ou seja, porque Cristo já pagou o nosso dote vencendo na cruz, o nosso inimigo e também inimigo de Deus, nosso pai, na cruz. 


Contudo, será que a noiva de Cristo tem sido tratada com a consideração que ela merece por parte de todos os seus membros! Muitos são os problemas da igreja desde a sua fundação logo depois da morte e ressurreição de Jesus. Isso acontece porque apesar do amor de Deus, de Jesus e do Espírito Santo; a igreja é composta pelo homem caído em recuperação. É um hospital de tratamento espiritual. Em outros países, especialmente Europa, o cristianismo está em decadência. Encontramos muitos templos — construções maravilhosas— abandonados, com portas e janelas quebradas, e mato para todo lado. O que antes era local de reunião e louvor a Deus, agora é habitação de ratos, baratas, cobras, escorpiões, etc. Outros templos foram vendidos, tornando-se bares ou casas de shows. Vi uma reportagem em que uma igreja para 1000 pessoas tinha apenas 20 assistindo uma missa, enquanto que no mesmo quarteirão, uma mesquita para 100 pessoas estava repleta e muitos assistindo da rua.

Finalmente, há uma leva de irmãos que, com o advento da internet e da televisão, e por verem os problemas dentro da igreja querem ser cristãos em casa sem congregar nos templos. Esquecem-se de que o evangelho só chegou ao nosso país por intermédio dos missionários enviados pelas igrejas "problemáticas" de outros países. Praticamente todas as pessoas convertidas ao cristianismo, são fruto do trabalho das igrejas ou de alguém, algum parente ou amigo que frequenta a igreja.

Enquanto os desigrejados, “Os bons", estão isolados no egoísmo fora da igreja, “os maus”   estão dentro da igreja exercendo o perdão,  o amor ao próximo, usando os dons espirituais dados pelo Espírito Santo, enfim, sustentando a obra de Deus e sendo dirigidos pelo cabeça Jesus e orientados pelo Espírito Santo de Deus.

Eles, os cansados de igreja, também se esquecem de que o membro só tem função quando está ligado ao corpo. Assim, o coração ou o olho, ou outro membro qualquer só funcionam, como já disse, unido ao corpo.

Portanto, respondendo à pergunta que é título desse texto: As igrejas estão fechadas por quê? Pode ser que o Senhor esteja nos dando a oportunidade de sentirmos como é a impotência de um membro separado do corpo. De refletirmos em como estamos tratando a noiva de Cristo, para, assim, não chegarmos ao ponto de abandono em que se encontra a maioria dos templos nos países citados. 

O apóstolo Paulo era outro que amava a igreja. Portanto, se você é, ou pretende ser, um desigrejado, não precisa ler praticamente dois terços do Novo Testamento porque foi escrito por Paulo para as igrejas. Não precisa ler também a carta de Jesus destinada às sete Igrejas da Ásia no livro de Apocalipse. Portanto, como disse, Cristo comprou a igreja com o seu próprio sangue, ou seja, Ele deu o seu sangue pela igreja, e muitos estão dando as costas para ela.

Além dos “desigrejados”, dos problemas internos e externos da igreja, ainda há aqueles que, dizendo-se cristãos, expõem a noiva de Cristo ao vitupério publicamente nas redes sociais, criticando a igreja Como um todo por causa da falha de alguns.

Para finalizar, é preciso observar que quando o apóstolo Paulo estava a caminho de Damasco para perseguir os cristãos, Jesus se manifestou a ele dizendo “Saulo, Saulo, porque me persegues?(At 9.4-5)” Ora, como poderia Paulo estar perseguindo Jesus, se o Senhor já não estava mais na terra, pois já havia ressuscitado? A explicação é porque Paulo estava perseguindo os cristãos, ou seja a igreja de Cristo. Portanto quem se afasta da igreja, está se afastando também de Cristo, ou seja, está se divorciando da igreja e de Cristo.

Senhor Jesus damos-te muitas graças pelo privilégio de pertencer a igreja, ou seja, a família de Deus. Portanto, agradecemos por nos permitir morar em um país em que há liberdade religiosa, onde temos inúmeros templos que podemos frequentar diariamente, graças ao Teu sangue derramado com tanto sofrimento na cruz.
Obrigado Senhor Jesus!