Artigos 

Tudo porque Jesus nasceuTudo porque Jesus nasceu
15 de abril de 2024 
11:16 

Tudo porque Jesus nasceu!

Porque Cristo veio ao mundo e tantas maravilhas foram possíveis. Houve a valorização das mulheres, já que estar acompanhado por elas era motivo de escândalo para os judeus da época. Até hoje em boa parte do Oriente mulheres não saem sem seus maridos ou sem a companhia de outros homens: pode ser motivo até de assassinato, como infelizmente ocorre até hoje em várias partes do mundo. Jesus valorizou as mulheres que sempre eram oprimidas em relação aos homens. Em algumas vezes Ele demonstrou empatia por elas. O episódio de Jesus se dirigindo à mulher samaritana, pedindo-lhe água,  mostra que Ele quebrou barreiras sociais de preconceito contra elas. Tanto assim que ela se espanta com o fato Dele se dirigir a ela. Esse fato resultou na evangelização de toda uma cidade (João 4).

Em outra ocasião quando uma pecadora molhava seus pés com suas lágrimas e enxugava com seus cabelos, o que poderia ser até confundido com atitude sexual, Jesus foi censurado pelo fariseu, dono da casa, mas Jesus retrucou com uma parábola de que quem mais deve, e é perdoado, é mais grato (Lucas 7.37-48). Também em uma época em que as mulheres eram consideradas de segunda classe, chegando a serem consideradas propriedade do marido. Jesus tinha mulheres em seu ministério e, mais ainda, algumas mulheres de posses ajudavam financeiramente seu ministério ( Lucas 8.2-3). Isso, depender financeiramente, de uma mulher, naquela época, era impensável para um homem.

A vinda de Cristo alterou a forma como se pensa sobre a educação. O fenômeno da educação para todos tem as suas raízes no Cristianismo. As mulheres eram proibidas de frequentar escolas, e ainda são em algumas culturas. Foi o Cristianismo que deu origem ao conceito de educação para todos. As maiores universidades do mundo foram fundadas por cristãos para propósitos cristãos. Entretanto, devido a influência política, muitas estão infestadas de militantes hostis à fé cristã. Mas, a verdade é que foi por meio do trabalho e da dedicação dos cristãos que Princeton, Oxford, Cambridge, Harvard, Yale, e outras universidades foram criadas. Quase todas as primeiras  faculdades e universidades dos Estados Unidos têm origens cristãs.

Porque Cristo viveu, o mundo mudou a sua visão sobre a ciência. Alguns pensam que o Cristianismo e a ciência são opostos e não têm nada a ver um com o outro. Diferente do que se imagina, ou que a mídia divulga, a maioria dos grandes cientistas e intelectuais  são cristãos que acreditaram ou acreditam em Deus. Muitos desses cristãos são expoentes que brilharam em alguma área, verdadeiros gênios, reconhecem humildemente a existência de Deus. Eis apenas alguns grandes cientistas e intelectuais que acreditaram ou acreditam em Jesus:

  • Carl Gustav Jung (1875-1961) foi um psiquiatra suíço, fundador da escola da Psicologia Analítica. Desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, de arquétipos e do inconsciente coletivo — "Tudo o que eu aprendi me levou passo a passo para uma convicção inabalável da existência de Deus. Eu só acredito no que eu sei. E que elimina acreditar. Portanto, eu não tomo a sua existência na crença – Eu sei que ele existe" (.Sands 1955, p 6);
  • Louis Pasteur: dono da frase "Pouca ciência afasta o homem de Deus, e muita ciência aproxima o homem de Deus". Um renomado cientista francês conhecido por suas contribuições para a microbiologia e a medicina. A frase citada, parece encapsular a ideia de que o conhecimento científico bem fundamentado pode aumentar a compreensão e a apreciação da complexidade do universo;
  • Sir Isaac Newton: renomado físico, matemático e astrônomo, Newton era profundamente religioso e escreveu extensivamente sobre teologia cristã;
  • Blaise Pascal: famoso matemático, físico e filósofo, Pascal era cristão devoto e fez importantes contribuições para a apologética cristã;
  • Johannes Kepler: Astrônomo e matemático alemão, Kepler acreditava que sua pesquisa científica era uma forma de adoração a Deus;
  • Francis Collins: Genetista e líder do Projeto Genoma Humano, Collins é cristão evangélico e autor de livros que exploram a relação entre ciência e fé.

Porque causa do nascimento de Jesus, o mundo tem a sua visão da sexualidade humana. Cristo desafiou o mundo sobre o tema da sexualidade condenando o adultério, a homossexualidade e outras imoralidades sexuais em geral. Quando Deus deu sua ordem de não cometer adultério, Ele estava protegendo a santidade e a santidade do relacionamento terreno mais elevado que se pode conhecer: o relacionamento entre marido e mulher. Consequentemente, estava defendendo a família.

Porque Cristo nasceu, a Ética e Moral adquiriram valores mais justos, pois sem a influência do Cristianismo, a ética e a moralidade do mundo seriam moldadas por outras filosofias e religiões. O Cristianismo, por meio dos ensinamentos de Jesus, teve um impacto significativo na moral ocidental, promovendo valores de mais justiça e igualdade. Sem esses princípios fundamentais, as sociedades poderiam ter seguido uma variedade de caminhos éticos, potencialmente adotando sistemas morais mais baseados em tradições culturais locais, o que poderia resultar em distorções de comportamento que causassem muita injustiça social.

Porque Jesus nasceu há esperança. Glória a Deus!

:: Lúcio Barreto

Lúcio é professor aposentado, pastor membro da Igreja Batista da Lagoinha. Pai de Lucinho Barreto, líder do Legacy Jovens da Lagoinha matriz. Acesse o seu blog pessoal para ver outros conteúdos.