E se Jesus nunca tivesse nascido? 

A maioria de vocês já viu o poema chamado “One Solitary Life”, que diz: “Uma vida solitária”. “Ele nasceu numa aldeia obscura, filho de uma camponesa. Ele cresceu em outra aldeia, onde trabalhou em uma carpintaria até os trinta anos. Então, por três anos, Ele foi um pregador itinerante. Ele nunca escreveu um livro. Ele nunca ocupou um cargo. Ele nunca teve família nem possuiu casa. Ele não foi para a faculdade. Ele nunca visitou uma cidade grande. Ele nunca viajou trezentos quilômetros desde o local onde nasceu. Ele não fez nenhuma das coisas que normalmente acompanham a grandeza. Ele não tinha credenciais além de si mesmo. Ele tinha apenas trinta e três anos quando a maré da opinião pública se voltou contra Ele. Seus amigos fugiram. Um deles O negou. Ele foi entregue aos seus inimigos e passou pela zombaria de um julgamento. Ele foi pregado em uma cruz entre dois ladrões. Enquanto Ele estava morrendo, Seus algozes apostaram em Suas vestes, a única propriedade que Ele tinha na terra. Quando Ele morreu, Ele foi colocado em uma sepultura emprestada pela pena de um amigo. Vinte séculos se passaram, e hoje Ele é a figura central da raça humana. Todos os exércitos que já marcharam, todas as marinhas que já navegaram, todos os parlamentos que já existiram, todos os reis que já reinaram, juntos, não afetaram a vida do homem nesta terra tanto quanto aquela vida solitária.” [Atribuído a James Allen Francis].

Você já imaginou como seria o mundo se Jesus não tivesse nascido? Seria melhor ou pior? Sem dúvida, especular sobre como seria o mundo se Jesus não tivesse nascido é uma questão que intriga muitos. É importante notar que as mudanças seriam profundas e abrangentes, afetando quase todos os aspectos da sociedade e da cultura humana. A verdade é que o desenvolvimento da humanidade, em diversas áreas, seria bastante afetado.

Algumas pessoas já escreveram, fizeram vídeos ou já pregaram a cerca de como seria o mundo se Jesus não tivesse nascido. Vamos aqui também meditar sobre essa questão. Vamos meditar sobre algumas particularidades em que o mundo mudou para melhor, tendo em vista as conquistas alcançadas pela humanidade pós Jesus. Vamos explorar algumas possíveis ramificações desse cenário hipotético:

Porque Jesus veio trouxe para os Cristãos a fé e a certeza de que um dia nos reencontraremos com nossos entes queridos, que já partiram, para a eternidade. Jesus nos libertou do temor da morte. Jesus trouxe um sentido para a vida.

Ao tentar encontrar uma maneira de compartilhar com ele a realidade de Jesus como Messias, quando ele chegasse em casa, disse-lhe para ler Isaías 53. Vinte e quatro vezes naquele capítulo, refere-se a alguém tomando o lugar de outra pessoa para a salvação. Quarenta e oito vezes, são usados pronomes pessoais. Jesus é o Salvador. Ele veio para nos salvar dos nossos pecados. Esse é o evangelho: Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados.

Porque Cristo viveu, o mundo atribuiu um novo valor à vida humana. Houve uma maior valorização da vida. Cristo veio valorizar a vida humana. Os ensinamentos de Jesus sobre amor, perdão e compaixão influenciaram profundamente as relações humanas. A ênfase na igualdade de todos perante Deus ajudou a reduzir as divisões sociais e a promover a dignidade humana. Ele pregou e conviveu de maneira inclusivista, com tolerância para aqueles considerados diferentes.

Jesus mesmo diz que veio para os doentes, os pobres e os pecadores, ou seja, os menos favorecidos, desprezados pela sociedade: “Quando os mestres da lei, que eram fariseus, o viram comendo com pecadores e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: ― Por que ele come com publicanos e pecadores? Ouvindo isso, Jesus lhes disse: ― Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores” (Marcos 2.16-17).

Ele não combatia o preconceito só de palavras, mas em ação, convivendo e curando os enfermos, até aqueles que eram estigmatizados pela sociedade por suas enfermidades e que estavam condenados à morte por doenças incuráveis: “os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho” (Mateus 11.5). Estes exemplos de empatia com os desprezados tem servido de espelho transformador para a convivência humana por meio da história.
Porque Cristo nasceu os Relacionamentos melhoraram. Os ensinamentos de Jesus sobre amor, perdão e compaixão influenciaram profundamente as relações humanas. A ênfase na igualdade de todos perante Deus ajudou a reduzir as divisões sociais e a promover a dignidade humana. Sem essa influência, as relações sociais poderiam ter sido mais hierárquicas e menos inclusivas, com menos tolerância para aqueles considerados diferentes.

A mensagem de amor e perdão propagada por Jesus teve um impacto significativo nos relacionamentos humanos. Num mundo sem sua influência, os relacionamentos poderiam ser mais governados pelo interesse próprio, pela força ou pelo poder. A ideia de amar o próximo como a si mesmo e perdoar os outros poderia ser menos prevalente, o que poderia levar a uma sociedade mais fragmentada e menos compassiva.

São incontáveis os exemplos de vidas e situações que foram transformadas para melhor, porque Jesus, Deus, um dia pisou na terra.
Se Jesus não tivesse nascido, não haveria comemoração de Natal. Fico me perguntando, o que diríamos para as nossas crianças sobre o futuro? Que esperança poderíamos dar a elas de uma vida, de um futuro melhor e grandioso? Com isso, qual seria a motivação das pessoas para praticarem o bem? Pois não haveria nenhuma recompensa. Seria muito difícil explicar-lhes qual o sentido da vida. Veja o que dizem que CS Lews falou, se Jesus nunca tivesse vindo, “seria sempre inverno, mas nunca Natal”. Isso porque o Natal na maioria dos países ocorre no inverno.

Muitas são as transformações ocorridas no mundo, mas a principal mudança que ocorreu com a vinda de Jesus, foi no interior de incontáveis pessoas. Drogados foram recuperados, alcoólatras abandonaram a bebida, perversos passaram a praticar o bem. Com o nascimento de Jesus, há muitas situações de transformações benéficas para citar aqui. Enfim, a humanidade passou a ter esperança de um futuro glorioso, que não teria sem Jesus. Ele transformou corações de pedra em corações de carne, amorosos, com a Sua pregação e demonstração, do que é o verdadeiro amor. Ele desceu da Sua glória e deu a sua vida por amor a nós. Demonstrou, com isso, que o maior sucesso nesta vida é amor. Amor ao próximo, ao seu irmão e a Deus. Amém!

(Continua)…