TEORIA NÃO É EVIDÊNCIA 

Quando meditamos sobre a criação do universo e a criação do ser humano, encontramos teorias que  tentam  explicar  como isso aconteceu. Logo, se é teoria não é fato, é hipótese, suposição. Teoria é uma  conjectura, uma opinião formada diante de um fato. Uma teoria tenta explicar algo de difícil concretização. Ou seja, teoria é imaginação, pensamento, fica mais no campo do achismo, e devido a fragilidade de comprovação, leva-nos a deduzir que é preciso ser uma pessoa de muita fé parar crer em tamanhas imprecisões não comprováveis empiricamente. 

A seguir temos a definição de uma das teorias mais aceitas sobre a criação do universo. É a teoria do big bang, definida pelo dicionário Michaelis.uol, a seguir:”SM - COSM Teoria geralmente aceita a respeito da formação do Universo, segundo a qual toda a matéria e energia foi criada a partir de uma única massa densa que explodiu entre 10 e 18 bilhões de anos atrás; big bang —  https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/bigue-bangue/

Então, era uma vez, havia uma ‘única massa, que numa única explosão, há mais ou menos 10 a 18 bilhões de anos atrás’, originou o desconhecido universo que, de tão imenso, é praticamente desconhecido, mas os sábios sabem que existiu essa massa e essa explosão há tanto tempo atrás. Curioso é que não se tem notícias da existência de outra massa e explosão semelhante a essa, e que tenham explodido durante esses bilhões de anos até agora, criando novos sóis, luas, outra terra, rios, florestas, mares, bilhões de planetas e estrelas…

Ninguém explica de onde veio a ‘ única massa’ e nem dizem quem acendeu o fósforo, ou o pavio, ou o isqueiro, causando essa explosão tremenda. Simplesmente aconteceu a milhões de anos (imprecisos), sem testemunhas, mesmo porque se houve testemunha, morreu na explosão. Certa vez, estava caminhando na lagoa da Pampulha e olhei para o céu e fiquei imaginando o que alguns chamam de infinito. Pergunto-me, e se houvesse fim para o universo, o que viria depois desse fim? Falar a verdade sobre essa explosão criadora, é como diziam os antigos num velho ditado: essa história é o fim da picada. Acreditar  nisso é preciso, como já disse, ter muita fé.

Sabe-se que a existência e desenvolvimento da vida na Terra requerem tantas variáveis que estejam perfeitamente harmonizadas, que seria impossível que todas as variáveis chegassem a ser como são apenas pelo acaso. Só para citar um exemplo, se nosso planeta fosse um pouco mais próximo do Sol, as condições para existência de vida seriam inviáveis. E se, ao contrário, estivéssemos mais distantes do sol, poderia congelar tudo. 

Diante disso, existe a evidência do Design Inteligente que sugere que certas características do universo e dos seres vivos são tão complexas que devem ter sido projetadas por uma inteligência superior, em vez de terem evoluído por meio de processos naturais. Ou seja, o universo, especialmente a terra, foram projetados minuciosamente pelo maior arquiteto ou projetista que sempre existiu: Deus. 

Esse é o criacionismo, ou seja, Deus criou tudo o que há. Contudo, é fundamental entender que o criacionismo não se baseia, na verdade, em uma teoria ou especulações, mas  é fundamentada, ou seja, é alicerçada nas incontáveis evidências de que Deus criou tudo que existe. 

Devemos esclarecer que evidência é muito diferente de teoria, de suposição. Por exemplo, se aconteceu um crime, as autoridades, podem, inicialmente imaginar, ter teorias diversas, que podem variar, de acidente, assalto ou vingança, mas são só teorias, como as da criação do universo, ou do ser humano. Até que, com as investigações, aparecem evidências esclarecedoras, como sangue na roupa de um vizinho inimigo, ou mesmo testemunhas que presenciaram discussões entre eles. Assim acontece com a confirmação da existência de Deus quando investigamos mais a fundo. E para basearmos apenas em uma evidência, podemos investigar a fundo as escrituras com inúmeros testemunhos de pessoas que, não só souberam de evidências, mas viveram e participaram diretamente de acontecimentos sobrenaturais, tendo registrados os seus testemunhos por escrito na Bíblia.

Podemos citar Moisés que registrou seu testemunho nos livros do pentatecou onde relata milagres extraordinários que ele não só presenciou, mas que também participou diretamente, como agente, para que acontecessem. Contudo, a Bíblia não é um livro de ficção, de contos de fada, para exaltar um imaginário príncipe. A Bíblia não deixa de citar os erros e fraquezas dos seus principais personagens, escritas por eles mesmos, mostrando assim sua autenticidade. Moisés, por exemplo, narra o episódio em que sua irmã mais velha ficou leprosa porque questionoua Deus (Núm 12:1-15). Moisés também escreveu que ele foi punido e não entrou na terra prometida porque desobedeceu a Deus (Números 20:13). E, também, Deus ameaçou exterminar os israelitas no deserto por causa de rebeldia, murmuração e idolatria. Só não o fez atendendo à intervenção de Moisés.

Já os escritores do novo testamento também foram, alguns deles, testemunhas oculares de milagres espetaculares de Jesus. E, tanto no novo como no antigo testamento, os acontecimentos são narrados nos mínimos detalhes. Na maioria das vezes, quando fala de uma pessoa, diz de quem é  filho, qual a atividade do pai e onde moram. Citam, também, diálogos de humanos com anjos, destacando se os anjos estavam sentados ou em pé. Sobre Jesus, é a mesma coisa, escreveram, às vezes, onde estavam e disseram que Jesus se assentou. Isso pode ser visto, só para exemplificar, quando Jesus profere as bem-aventuranças: “Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo”Mateus 5:1-2.     

Além disso, a igreja na sua trajetória tem testemunhado experiências pessoais, como revelações, intervenções de Deus e milagres através dos anos. E, agora, com o advento da internet, esses acontecimentos estão se destacando com mais frequência. Portanto, não só a Bíblia como o alcorão, ou tradições orais de outras religiões a criação do ser humano e do universo são descritos como sendo uma criação de Deus. E existem mais de dez escritores seculares da época de Jesus que confirmam a existência dEle. Existem Inúmeros e outros aspectos, além da Bíblia, que apontam para Deus como criador de tudo que existe.

Finalmente, o homem que realizou milagres e curas incontestáveis e que veio com uma mensagem de amor e cujos ensinamentos têm impactado e transformado para melhor as  vidas de reis às pessoas mais simples, esse Jesus deu testemunho de que não só cria na existência de Deus, orava a Ele, e testemunhava que era seu filho Deus. A seguir uma passagem em Jesus ensina os seus discípulos a orar a Deus: “Mateus 6:9 - "Portanto, vocês devem orar assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome...". Também, além de outras passagens em que Jesus se refere a Deus como pai, nos dois versículos a seguir, Ele diz que glorificou a Deus aqui na terra e que espera que as pessoas o conheçam o Senhor como Deus verdadeiro e que ele, Jesus, foi enviado por Elw: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer” João 17:3-4.

Portanto, glória a Deus, que criou tudo que existe e que nos deu a vida e tem sustentado todos aqueles que em Ti confiam.

Amém!