DECEPÇÃO, MÁGOA, RESSENTIMENTO

Quando nascemos recebemos uma carga excessiva de atenção e carinho. À medida que vamos adquirindo conhecimento começamos a perceber a realidade da vida e tomamos ciência de que o mundo não é como imaginamos. Vemos, por exemplo, que nossos pais não são os super-heróis que imaginávamos. Entendemos que são limitados, pode ser financeiramente, que têm temores, ficam enfermos, enfim são mortais. Essas, e outras coisas negativas da vida, nos causam decepções que passam a ser companheiras constante pelo resto de nossas vidas, pois descobrimos que não somos mais o centro do mundo, e passamos a viver tentando, em vão, ser tão queridos, como quando éramos crianças. 

A decepção é uma das experiências mais dolorosas que podemos enfrentar em nossas vidas. É uma ferida emocional que pode deixar cicatrizes profundas e duradouras em nossos corações e mentes. É uma experiência humana profundamente perturbadora, que pode abalar nossas estruturas emocionais. No entanto, podemos encontrar consolo, orientação e esperança, na Bíblia, através das histórias, ensinamentos e promessas contidas na Palavra de Deus, podemos encontrar significado e cura para nossas decepções.

As Causas da Decepção:

A ganância, a inveja, a desonestidade, a falta de perdão e a quebra de confiança são apenas algumas das muitas razões que podem levar à decepção. Além disso, nossas próprias expectativas irreais podem contribuir para sentimentos de desapontamento quando as coisas não saem como planejamos. Em suma, a causa é o pecado que contaminou a humanidade com a queda no paraíso.

A decepção é uma emoção universal que todos nós enfrentamos em algum momento de nossas vidas. Ela também pode surgir de diversas situações: relacionamentos que não correspondem às nossas expectativas, metas não alcançadas, traições, perdas, nas relações interpessoais, nas aspirações profissionais, nas expectativas pessoais não alcançadas e até mesmo nas questões espirituais, chegando a abalar a nossa fé, podendo ser decepção com irmãos em Cristo, com os líderes da igreja e alguns chegam ao sentimento de decepção com Deus.

A Decepção e o Propósito Divino

Embora possa ser difícil ver na hora da tribulação, a Bíblia nos assegura que Deus pode usar nossas decepções para alcançar seus propósitos, e até mesmo para nosso crescimento espiritual. Portanto, embora a decepção possa ser uma experiência dolorosa e desafiadora, ela pode ser como uma oportunidade para o crescimento espiritual e pessoal. Em Romanos 5:3-5, o apóstolo Paulo escreve: "E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu". Essas palavras nos lembram que, embora as tribulações e decepções sejam inevitáveis, Deus pode usá-las para nos moldar e fortalecer.

Em outra passagem, Paulo, mostra que o consolo que recebemos de Deus na tribulação serve para que aqueles que estão passando por tribulação possam ver que, assim como Deus não nos abandonou, não os abandonará. (2º Cor 1:3-5).

No entanto, uma das mais comuns é a decepção amorosa. Nesse caso, a decepção ocorre quando uma pessoa sofre por causa de um amor não correspondido ou quando pessoas que já estão em um relacionamento entram em conflito. A traição é uma das principais causas da decepção amorosa. Mesmoquenos decepcionemos com pessoas, devemos nos lembrar que o amor de Deus por nós é imutável: “Pois o SENHOR é bom e o seu Amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações. Salmos 100:5. A decepção só pode acontecer se houver algum tipo de expectativa. Quando essa expectativa não é atendida, ocorre a decepção.

A Decepção como Consequência do Pecado

Uma das verdades centrais da Bíblia é que vivemos em um mundo caído, marcado pelo pecado e pela imperfeição. Como resultado, experimentamos decepções, traições e perdas. Muitas passagens bíblicas retratam personagens enfrentando momentos de profunda decepção, desde a traição de Judas contra Jesus até as lamentações de Jó diante de suas perdas. Jó é exemplo de como lidar com a decepção à luz da Bíblia. Jó era um homem íntegro e justo aos olhos de Deus, mas mesmo assim foi submetido a uma série de terríveis provações, perdendo sua família, sua saúde e todos os seus bens. No entanto, apesar de todo o seu sofrimento, Jó se recusou a amaldiçoar a Deus e permaneceu firme em sua fé, declarando: "Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu, o Senhor o levou; bendito seja o nome do Senhor" (Jó 1:21). No final, Deus restaurou a sorte de Jó e o abençoou em dobro por tudo o que havia perdido. A história de Jó nos ensina que, mesmo quando não compreendemos os propósitos de Deus, podemos confiar nele e encontrar consolo em sua presença.

Dentre os inúmeros exemplos de decepção com a vida, podemos nos lembrar de Salomão, um dos homens mais ricos e sábios que já existiu, no entanto, foi tomado de tal decepção que há, na Bíblia um livro, Eclesiastes, escrito por ele, onde descorre em doze capítulos sua total decepção de viver. No entanto, no final conclue que o essencial é confiar em Deus: “Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem [29].             

  • A Importância da Confiança em Deus:


Devemos ter muito cuidado. A decepção pode levar ao desânimo, e o desânimo pode levar a enfermidades como a depressão. A depressão pode ser perigosa; na verdade, é a causa número um de suicídio. Tudo começa com decepção.


Quando nos deparamos com decepções e dificuldades, pode ser tentador confiar apenas em nossa própria compreensão limitada da situação. No entanto, a Bíblia nos encoraja a confiar em Deus de todo o coração e a reconhecê-lo em todos os nossos caminhos. Ele é aquele que pode endireitar nossas veredas e nos guiar através das tempestades da vida:”
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas".

Concluindo, lembremo-nos da poderosa manifestação de fé, de Paulo e Silas na prisão em condições degradantes, contudo cantavam louvores a Deus, não se sentiam decepcionados com Deus, e o Senhor veio em socorro deles (Atos 16). Louvemos a Deus em toda e qualquer circunstância.

Finalmente, pedimos a Deus que, através da ajuda do Espírito Santo, possamos, cada vez mais, voltar a ser como crianças, confiando totalmente no Senhor e, assim, possamos viver em paz e segurança, como um bebê, completamente livres da decepção. E, então, cumprirmos o que Deus espera de nós: “Portanto, quem se faz humilde como esta Criança, este é o maior no Reino dos céus” Mateus 18:3-4

Em nome de Jesus! Amém!