DEUS É SUTIL

Sutil é um adjetivo de dois gêneros que qualifica aquilo que é extremamente pequeno, quase impalpável. Sutil é ainda algo feito com delicadeza, algo meigo, suave.No sentido figurado, sutil se refere a um comportamento hábil, engenhoso, perspicaz, que tem agudeza de espírito.https://www.significados.com.br/sutil/

Enfim uma pessoa sutil é aquela que não é espalhafatosa, que é educada, branda, doce, elegante, sensível, respeitosa, amorosa. Quando vamos ao médico, muitas vezes Ele diz: faça atividade física, beba mais água, coma alimentação saudável, tome sol mas passe protetor solar. Essas coisas entram num ouvido e saem no outro, nós saímos dali só preocupados em comprar a receita e tomar os remédios. O mesmo, geralmente, acontece no nosso relacionamento com Deus. Deus, muitas vezes dá sinais para nós nos orientarmos. Sinais que parecem mais como sugestões, mas que ignoramos, até chegar o momento em que Ele precisa agir abertamente em nossas vidas nos momentos em quena tribulação vem. Então  prestamos atenção nele. Veja o que disse C S Lews: “Deus sussurra em nossos ouvidos por meio de nosso prazer, fala-nos mediante nossa consciência, mas clama em alta voz por intermédio de nossa dor; este é seu megafone para despertar o homem surdo”. C.S. Lewis. Veja esta passagem: “27As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço, e elas me seguem”. João 10.


Assim acontecia com o povo de Israel a caminho da terra prometida, e mesmo depois de haverem chegado lá. Ou seja, quando estava tudo bem, eles se afastavam de Deus e ignoravam seus mandamentos. Contudo, quando vinha a tribulação corriam para obedecer a Deus. Lembravam-se do Senhor. 


Precisamos parar de vez em quando e observar os sinais sutis que estão ao nosso redor, sinais que apontam para o amor e a grandeza de Deus. O sinal sutil. A sutileza normalmente é empregada quando queremos alertar alguém a quem queremos bem, sem que ela se sinta ofendida, ou se sinta obrigada, ou mesmo coagida a fazer o que estamos dizendo. Deus na maioria das vezes age assim conosco nos mostrando o problema, ou caminho com delicadeza, deixando para nós a decisão, o livre arbítrio. Essa abordagem reflete a paciência divina e a busca por um relacionamento genuíno e voluntário com Suas criaturas. Foi o que aconteceu com Adão e Eva, Deus havia dado uma ordem, mas não impediu que as descumprissem. 

 Respeito pelo Livre Arbítrio: 

A Bíblia ensina que Deus concedeu aos seres humanos o livre arbítrio. A ação sutil de Deus pode ser interpretada como um respeito por essa liberdade, permitindo que as escolhas humanas moldem o curso da história. Em vez de impor Sua vontade de maneira abrupta, Deus influencia gentilmente os corações e mentes, oferecendo orientação e oportunidades para escolhas corretas. Porque a rebeldia dos ingênuos os matará, e a tranquilidade dos tolos os destruirá, mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal”.” Provérbios 1:32-33 NVI. Deus primeiramente sussurra, como disse C S Lews acima, para nos resgatar. Já satanás é barulhento, acusador, destruidor.

Um exemplo de sutileza foi quando Deus mandou Natã, um profeta, para confrontar Davi pelo seu pecado. Era uma missão difícil, milindrosa, dizer para o grande rei que ele errara, que estava em pecado de adultério e assassinato. Mas o profeta usou de sutileza, levando o rei a dar uma sentença como se quem tivesse cometido aquele pecado fosse outra pessoa. Natã então disse que aquele homem pecador era ele Davi, levando o rei a cair em si por causa do mal que cometera.(2 Samuel 12:1-14). 

Outro exemplo de sutilidade de Deus foi quando eu estava, vamos dizer, em um processo de conversão e fumava. Um dia, estava assentado em casa, na sala fumando, e minha filha do meio, com mais ou menos cinco anos de idade, parou em frente de mim e disse: Pai, o Lucinho quando crescer vai fumar igual o Senhor. Foi o recado contundente e sutil, e a força que  me Deus para resistir ao vício e parasse de fumar.

Deus Nos fala de muitas maneiras. No antigo testamento, às vezes, aparecia pessoalmente para falar aos seus servos, mas, às vezes,  usava anjos mensageiros ou os profetas. Hoje temos pricipalmente a Bíblia e Deus em nós, que é o Senhor Espírito Santo. Às vezes Deus fala sem dizer nada: “Os céus Proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”. Salmos 19:1. O que nós precisamos é de estarmos atentos, pois como disse, Deus nos fala de muitas formas. Precisamos, portanto, manter constante comunhão com o Senhor, em oração e leitura da Bíblia, para que reconheçamos imediatamente Seus sinais de alerta.

Certa vez, eu estava Viajando sozinho de carro, quando de repente passou pela minha mente uma visão do carro rodando comigo na estrada e eu consegui sair dessa situação e ir em frente. Passados uns 20 minutos ou meia hora mais ou menos, o carro rodou comigo na estrada e quando ia para cair no enorme barranco eu tentava mudar  a direção, e ele ia para bater no morro. No momento que vi que realmente o carro ia capotar clamei a Deus e o carro parou, tendo feito um círculo completo na estrada. Deus, na sua misericórdia, me atendeu, mesmo eu tendo sido negligente ao Seu alerta. Desse dia em diante, passei a ficar mais atento a voz de Deus, para que não seja necessário a tribulação para ouvir o Senhor.

A mensagem de Jesus também reflete essa abordagem sutil. Ele frequentemente usava parábolas, histórias e ensinamentos simples para transmitir verdades profundas. Jesus, quando entrou em Jerusalém montado  em um jumentinho, Ele estava demonstrando, sutilmente, que viera para salvar e não para conquistar, ou para punir. Não entrou montado num belo cavalo como os conquistadores romanos depois de suas vitórias e inúmeras mortes que causaram. A arma de Jesus é o amor. Portanto, devemos estar atentos para ouvir a voz amorosa de Deus. Que o Senhor Espírito Santo, com seu cavalheirismo e suavidade, abra nossos sentidos para que sejamos perceptíveis à voz de Deus, e assim, possamos sentir a presença e ouvir o Senhor, mesmo que às tribulações pareçam intransponíveis. 

Glória ao Deus de amor fiel e eterno!

Amém!