CURA DIVINAÉ PARA HOJE?

A Bíblia Registra inúmeros milagres no antigo testamento, depois Jesus protagonizou curas e milagres e também outorgou poderes para que os apóstolos também o fizessem. E mesmo depois que Jesus foi assunto aos céus, os apóstolos continuaram com milagres e curas: “de modo que o povo também levava os doentes às ruas e os colocava em camas e macas, para que pelo menos a sombra de Pedro se projetasse sobre alguns, enquanto ele passava. Afluíam também multidões das cidades próximas a Jerusalém, trazendo seus doentes e os que eram atormentados por espíritos imundos [23]; e todos eram curados”.  Atos 5:15-16. A Bíblia registra que seguidores de Cristo, mesmo não sendo apóstolos, também operavam curas e milagres. Um deles foi Estêvão, o primeiro mártir: “Ora, Estêvão, um homem cheio da graça e do poder de Deus, fazia grandes maravilhas e sinais milagrosos entre o povo” ( Atos 6:8 NVI ).

 Além disso, durante toda a trajetória da igreja até hoje, há registro de testemunhos de inúmeros milagres e curas acontecidos e acontecedo. No entanto as pessoas, no geral, acham que isso não está acontecendo. O que acontece é  que no tempo de Jesus, as cidades eram menores e as pessoas eram mais próximas e se conheciam, e quando acontecia um milagre era praticamente do conhecimento de toda a cidade. E as pessoas iam atrás dos parentes e amigos para confirmar se de fato aquele evento acontecera. Veja o exemplo a seguir: ““Os judeus não acreditaram que ele fora cego e havia sido curado enquanto não mandaram buscar os seus pais. Então, perguntaram: ― Este é o filho de vocês, que vocês dizem ter nascido cego? Como ele pode ver agora? Os pais responderam: ― Sabemos que ele é o nosso filho e que nasceu cego, mas não sabemos como ele pode ver agora ou quem lhe abriu os olhos. Perguntem a ele, pois já tem idade e pode falar por si mesmo.”João 9:18-21 NVI. Outro milagre que ganhou muito destaque foi a ressurreição de Lázaro. As pessoas se reuniam em frente a casa dele para verem Jesus e aquele que ressuscitara, Lázaro, a ponto dos pricipais sacerdotes quererem matar Lázaro por inveja (João 12:9-10).

Hoje em dia, com o advento da internet sempre aparecem testemunhos de curas e milagres, mas como as cidades são grandes e, às vezes, os acontecimentos são em países distantes, as pessoas tomam conhecimento, mas logo esquecem, por não conhecerem as pessoas citadas nos testemunhos citados. Por esse motivo, pastores evitam divulgar milagres que não presenciaram porque temem estar pregando fake news. 

Portanto, no Antigo Testamento Deus fez muitos milagres, Jesus realizou muitos milgres e curas, os apóstolos também e mesmo não só apóstolos, ou seja discípulos, como vimos, também fizeram milagres, e o maior milagre continua acontecendo hoje que é o fato de inúmeras pessoas aceitando Jesus. Entretanto, nem todos aceitam Jesus e, também nem todos são curados, afinal Deus é soberano e age de acordo com Seus propósitos.

Jesus confirma que os milagres podem levar as pessoas ao arrependimento e ainda acrescenta que haverá, no dia do juízo, mais rigor para quem viu os milagres e não se arrependeu: “― Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque, se os milagres que foram realizados entre vocês tivessem ocorrido em Tiro e em Sidom, há muito elas teriam se arrependido com panos de saco e cinza. Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sidom do que para vocês. E você, Cafarnaum, será elevada até o céu? Não, você descerá até o Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem ocorrido em Sodoma, ela teria permanecido até hoje. Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, haverá mais tolerância para a terra de Sodoma do que para você.”Mateus 11:21-24 NVI. Diante disso, vemos que quando vamos pregar a quem não conhece a Jesus, quer seja ateu ou de outras religiões como afro ou do oriente, e citamos passagens da Escrituras que atestam que Jesus cura, eles querem ver isso acontecer.

Esse foi o método usado pelo Senhor, fazer milagres para que os Egípcios, povo idólatra, reconhecessem que Ele é Deus:Então Endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o SENHOR”. E assim fizeram os israelitas”.   Êxodo 14:4E os feitos milagrosos do Senhor, os milagres serviram não só para que o Senhor se revelasse como Deus para os Egípcios, mas para que isso fosse conhecido das outras nações: ““Antes de os espias se deitarem, Raabe subiu ao terraço e lhes disse: ― Sei que o Senhor deu a vocês esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês, pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vocês quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que vocês separaram para destruição. Quando soubemos disso, o povo desanimou completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.”  Josué 2:8-11 NVI.


Paulo dirigindo-se a igreja de Corinto escreve sobre os dons citando o dom de cura (1 Cor 12:9). Portanto, Senhor nosso Deus, que o Senhor Espírito Santo nos dê unção para que ao abrirmos nossas bocas possamos falar com autoridade e poder para que o Senhor seja engrandecido e os incrédulos possam sentir, como nos versículos acima, “um medo terrível” ou fiquem “apavorados”, não para desanimar, mas para correrem para os Teus braços. Que possamos, Senhor, repetir o que Paulo disse: ““A minha mensagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se fundamentasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.”1Coríntios 2:4-5 NVI

Em nome de Jesus.

Amém!