MURMURAÇÃO 

Vivemos em um mundo em que as pessoas querem ser livres, ter direitos e muitos direitos, mas não querem ter nenhuma  responsabilidade. Elas se melindram por coisas insignificantes, e até sem sentido, mas agridem ostensivamente e intensivamente as mínimas manifestações contrárias às suas bandeiras. Por mais estapafúrdias que sejam. Culpam tudo e todos pelos seus fracassos. É a síndrome de Adão “a culpada foi da mulher que Tu me deste”. Culpam o governo — dizem que culpar o governo é um esporte mundial— É claro que ao culpar os políticos quase sempre estão certos, porque a maioria é mesmo culpada—…Quando não encontram um culpado, culpam Deus ou o diabo. Fazem greves, passeatas, inundam as redes sociais de críticas. Aliás, é o que mais se vê nas mídias sociais, que não são tão sociais. Raramente se vê elogios no mundo virtual, só desejo de elogios. Numa ânsia insana de curtidas, vale destruir a imagem, a honra do semelhante, mesmo que seja com fake news, sabendo, ou inventando a mentira. 

Lamentavelmente, esse mal contamina alguns irmãos que se dizem cristãos. Quando algum irmão cai em pecado, atiram pedras. Aliás, sempre que alguém está em tribulação, seja enfermidade, seja financeira, seja familiar, etc. procura-se sempre levantar hipóteses de culpa da pessoa. Se for um líder em queda, então, é um mi mi mi, sem fim. No entanto,  quando se trata das bênçãos de Deus, duvidam. Dizem que Deus parou de fazer Milagres, não faz mais curas como nos tempos bíblicos. É o espírito de “será”. Felizmente, isso é uma minoria no reino. E só para constar, Deus continua fazendo milagres no meio do seu povo. Só não vê quem não quer, ou seja, aquele cego que não quer ver. Já vi muitos vídeos de milagres ocorridos em nome do Senhor, inclusive já postamos um texto aqui intitulado “Deus não está de férias”.

Dizem que murmuração e seus derivados aparecem quarenta vezes na Bíblia. Portanto, a murmuração é um pecado comum e grave entre o povo de Deus. Se a pessoa valoriza mais os problemas esquecendo das bênçãos, está murmurando.

O murmurador sempre achará motivo para murmurar. O obeso reclama, o magro reclama, o desempregado reclama, o empregado reclama, o patrão reclama… Lamentavelmente, no meio do povo de Deus esse esporte também é muito praticado, e o alvo principal costuma ser o pastor. Reclama que o pastor grita demais, ou diz que ele fala tāo devagar que dá sono; se o Pastor prega quinze minutos, esse pastor está sem repertório. Quando prega uma hora, o Pastor quer matar a gente de fome. Quando o Pastor coloca algum outro para ensinar, os murmuradores dizem: Ele ganha para isso, porque outros devam estar falando em seu lugar ? Quando não coloca ninguém para falar,  dizem que o Pastor só pensa nele, só ele é que fala, e os demais obreiros para que servem?

Para ilustrar, lembro-me do que um conhecido meu me contou. Ele tinha um amigo que estava desempregado, passando necessidades, e ele, então, conseguiu em trabalho para ele numa grande empresa em que trabalhava. Passado pouco tempo, esse meu conhecido ia saindo da empresa onde trabalhava, e deparou com uma greve, e lá estava participando aquele para quem ele havia arranjado o emprego pouco tempo antes. 

Não podemos confundir orar com murmurar. Orar é falar com Deus, murmurar e falar de Deus, ou seja  reclamar de Deus. Vejamos, o empregado falar com o patrão sobre algum problema, é uma coisa, mas ficar pelos corredores reclamando do patrão e da empresa, é outra coisa. Murmurar é chamar o patrão, ou uma autoridade qualquer, ou mesmo Deus de incompetente ou impotente para resolver determinadas situações. Foi o que aconteceu com os israelitas no deserto. Depois de espiar a terra prometida, recusaram a tomá-la com medo dos habitantes e infamaram Deus, ou seja, perverteram os propósitos de Deus, dizendo que o Senhor os odeia e os trouxera para o deserto para morrer (Deut 1:27). Foram ainda mais ousados, disseram que era preferível terem morrido no Egito, ou mesmo, no deserto: “Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: “Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto!”Números 14:2 NVI. Então o Senhor Resolveu atender o pedido deles e disse que todos aqueles acima de 20 anos não entrariam na terra prometida e morreriam deserto: “Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: “Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores. Diga-lhes: Juro pelo meu nome, declara o Senhor, que farei a vocês tudo o que pediram: Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim. Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.” Números 14:26-30 NVI. Em vez de relembrarem os milagres e a orientação divina, o povo de Israel se concentrou nas dificuldades e nos desafios que enfrentavam, expressando suas queixas em vez de gratidão. Aliás, a ingratidão, na maioria das vezes é a característica principal do murmurador.


Precisamos ter muito cuidado com nossas palavras, principalmente quando estamos passando por turbulências. Às vezes, vemos irmãos em Cristo que clamam pela morte. Cuidado. Devemos nos dirigir a Deus com humildade e confiança, sabendo que Ele nos ama e está cuidando de nós. Alguém já disse que “ Na bíblia vemos : prostituta ( Raabe), defraudador de imposto( Zaqueu), ladrão, todos conversos e salvos, mas não encontramos murmuradores salvos”. O apóstolo Paulo também aborda a murmuração em suas epístolas. Em Filipenses 2:14-15, ele escreve: "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa". Paulo destaca como a murmuração é contraproducente para a vida cristã, pois prejudica o nosso testemunha e causa divisão. 

Finalmente, concluímos que a Palavra de Deus nos ensina a combater a murmuração cultivando a gratidão, renovando nossa mente e seguindo o exemplo de Jesus Cristo, que nunca murmurou. Afinal, como cristãos, somos chamados a ser luz e sal na terra, e a murmuração não está de acordo com esse chamado. Que possamos buscar a Deus em oração e em Sua Palavra, a fim de viver uma vida de gratidão e humildade, seguindo o exemplo de Cristo em todas as coisas.

Amém!