CHATO, EU?!😳


Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em Espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.             

1 Coríntios 13:12


Nós, quase sempre temos uma imagem distorcida de nós mesmos. Às vezes nos inferiorizamos, mas, quase sempre, nos julgamos acima do que realmente somos. Aliás, isso é o que muitas vezes assalta a mente dos perdidos, achar que são bons, fazem caridade, e não precisam de salvação. Esse é o mais difícil de se salvar, porque está perdido, mas acha, ou, pensa que está no caminho certo. O indivíduo chato, não sabe que é assim, pensa que é redondo, o tal. Isso o torna mais chato ainda.


Por que estou refletindo sobre esse tema? É porque, há algum tempo, em conversa com um parente meu, ele virou para mim e disse: você está uma pessoa melhor. Então eu saí da casa dele alegre, tomando a fala dele como um elogio. Pensei que, se eu já era bom, agora fiquei especial. Principalmente por aquela palavra ter vindo espontaneamente de um dos mais  queridos patriarcas da família e também muito sincero. Continuando, passado algum tempo, conversando com outro membro da família, meu irmão, de repente, ele diz você melhorou muito. Achei estranho, em tão pouco tempo, uma afirmação dessas. Então perguntei a ele porque estava dizendo isso? A resposta me deixou sem chão. Ele respondeu: é porque você era muito chato. E deu uma gostosa gargalhada. Gosto muito dele, aliás é difícil alguém não gostar dele. É muito alegre. Sempre nos entendemos muito bem, pelo menos eu achava. 


Terminada nossa conversa, saí chateado, porque, como diz o versículo inicial nós nos vemos como num espelho. Temos uma visão, muitas vezes distorcidas, de nós mesmos. Como já disse, ora nos julgamos inferiores, mas na maioria das vezes nos achamos o último biscoito do pacote, o melhor. Aí aparece alguém e derruba seu castelo de cartas. Aquela noite fui dormir “chateado”, meditando naquela realidade que foi jogada  na minha cara. Até me lembrei que certa vez dissera a ele que gostaria que alguém me alertasse sempre quando estava errando. Isso para os outros é muito bom, mas para nós…


Entendi que as pessoas que não têm Deus são realmente difíceis de se relacionar, pois exalam aquilo de que estão cheios, que é insatisfação, chatice. São invejosas, falsas, egoístas, traidoras... Pensam que tudo gira em torno deles, acham que são o centro do mundo, isso porque não têm o fruto do Espírito. Sem esse fruto que traz amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio; dificilmente serão pessoas agradáveis. São imprevisíveis, capazes de qualquer coisa para defender seus interesses mesquinhos. São também ingratos, mal agradecidos e gostam de lançar a culpa nos outros pelos seus pecados, ou mesmo pelas tribulações que possam viver. Causam desavenças no trabalho, na família, no trânsito e até na igreja... Um exemplo foram os religiosos do tempo de Jesus,  que por inveja, medo de perderem poder, traíram o Senhor com calúnias e levantaram o povo contra Ele, crucificando-O covardemente, num ato mesquinho e de enorme ingratidão, pois o Senhor só fizera o bem no meio deles. 


Contudo, podemos citar exemplos na Bíblia de pessoas transformadas por Jesus. Foi o que aconteceu com, Zaqueu, odiado pelo seu povo por cobrar impostos até além do legal, tornou-se outra pessoa depois que conheceu Jesus (Lucas 19). 


Podemos citar também Pedro que negou a Jesus a quem conhecia muito bem e vira seus inúmeros milagres, também desembainhou a espada e cortou a orelha de uma pessoa que viera prender Jesus. O Senhor, certa vez,  chegou a dizer a Pedro, “para trás de mim satanás”. Isso porque ele estava contradizendo Jesus  para não fazer a obra para que viera. Contudo, depois de receber o Espírito Santo, no dia de Pentecostes, tornou-se outra pessoa. Deus o usou para ressuscitar mortos e, as pessoas colocavam os enfermos por onde Pedro ia passar, para que a sua sombra os curasse. 


Quando aceitamos Jesus como nosso Salvador, a Bíblia diz que nascemos de novo. Nesse nascimento muitos são transformados imediatamente, como Paulo, outros vão aos poucos, como criança, crescendo como pessoa materialmente e espiritualmente. Portanto, agradeço a Deus por me mostrar, através dessas duas vidas, quem eu era e que tenho melhorado e que o Senhor continue me ajudando e, a você que me lê, para que alcancemos plenamente o propósito que Ele tem para cada um de nós. 


O apóstolo Paulo nos dá um versículo para meditarmos sobre como realmente devemos nos ver e como devemos pedir a Deus para sermos. Ele nos ensina como nos relacionar com os outros para não sermos um chato, mas para termos carisma exalando o doce perfume de Cristo. Com isso, que o Senhor nos ajude para que ao chegarmos em qualquer ambiente, as pessoas possam ver Cristo refletido em nós, mesmo sem abrirmos nossa boca. Paulo diz que devemos considerar todos superiores a nós, agindo portanto como servos, semelhante ao que fez Jesus: 


3Nada façais por rivalidade nem por vaidade; pelo contrário, cada um considere, com toda a humildade, as demais pessoas superiores a si mesmo. 4Cada um zele, não apenas por seus próprios interesses, mas igualmente pelos interesses dos outros. Cristo, sendo Deus, humilhou-se 


5Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6o qual, tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou o ser igual a Deus, 7mas, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos. 8Assim, na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, entregando-se à obediência até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; Filipenses 2. Portanto, devemos tratar com cordialidade, amor e compaixão, não só nossos irmãos em Cristo, mas a todas as pessoas, principalmente os perdidos para que vejam refletida em nós a luz de Cristo e venham a se salvar.

Que Jesus, através do seu Santo Espírito nos ajude nesse propósito de fazer o bem!

Amém!