MOTIVAÇÃO 

A motivação, fé em Deus, nos faz movimentar, sair do comodismo,  e caminharmos na luta para o cumprimento dos propósitos de Deus para nós. Sem motivação não chegamos a lugar nenhum: ficamos prostrados nos desertos da vida, nas reclamações, nos lamuriando por tudo e contra todos. Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si. Ela é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano material e espiritualmente. A caminhada com Deus é, como na vida material, uma busca constante pelo conhecimento e crescimento espiritual.


Sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas, para alcançarmos nossos sonhos e os sonhos de Deus para nós. É muito importante ter motivação para estudar, para fazer exercício físico, para trabalhar, etc. Dependendo do grau de motivação, ou seja, se a pessoa crê, se tem fé, ela procura fazer com excelência o seu trabalho. Tomando o exemplo do futebol, sabemos que não basta ser um bom jogador, é preciso estar motivado. Nenhum técnico contrataria um jogador de futebol desmotivado. O jogador de sucesso é aquele que acredita em toda bola, em toda jogada. Imagine a pessoa pedir oração a um pastor ou  a algum irmão que não acreditam que Jesus cura hoje. Numa guerra é necessário que o soldado, o exército, esteja motivado, acreditando em seus motivos, e nós, não se engane, estamos em guerra com o inimigo de nossas almas. Nessa guerra, nossa maior motivação é que nosso general é Cristo. E Ele deu sua vida para nos salvar. Essa é a nossa maior motivação, ou seja, nEle podemos confiar que a vitória é certa.


A motivação é que nos impulsiona a seguir em frente, a alcançar nossos objetivos. Ela é uma dádiva divina que nos foi concedida para nos ajudar a enfrentar os desafios da vida. Qual é a sua motivação? O que te leva a sair da cama pela manhã? Desejo de não se atrasar ou desejo de começar o dia na frente? O que te obriga a comer? É a fome, o sabor ou o preço que você pagou pela refeição? Qual é a sua motivação? Onde estão seus interesses? Eles são transparentes? Qual é a sua motivação? Por que você faz o que faz? É por Jesus, pelo sacrifício dEle, ou é para ver você mesmo elevado ao alto? Qual é a sua motivação? Quando você vai à igreja, o que o leva a ir à igreja? É Deus, seu cônjuge, seus filhos ou a necessidade de interação social, ou reconhecimento (ou seja, um ministério)? Ou é culpa?


O apóstolo Paulo ficou altamente motivado depois de sua conversão. Na verdade, a sua motivação para fazer o que fez foi tão forte que ele negava as suas necessidades básicas, pois muitas vezes ficou sem comida e abrigo, negou as suas próprias necessidades de segurança, sendo muitas vezes espancado e preso, na persistência em fazer a obra de Deus. Chegou a ser considerado um pária social e abandonou todo reconhecimento por parte daqueles que o mundo ao seu redor considerava importantes. Antes ele era uma pessoa de prestígio, era fariseu, também muito instruído, mas toda a sua perspectiva mudou depois que teve um encontro com Jesus. Agora, para ele, o mais importante não eram as seduções do mundo, pois passou a ter uma visão espiritual da vida.


Sua motivação não foi a simples observação de seus semelhantes, nem mesmo seus interesses pessoais momentâneos. Ele foi inspirado a escrever o que escreveu e a se tornar o que se tornou, um louco por Jesus, quando  constatou o grande amor de Cristo que chegou ao ponto de dar sua vida por todos. Essa constatação do amor imensurável de Jesus o constrangeu, o impeliu, a não viver mais para si, mas para Cristo: “Se enlouquecemos, é por amor a Deus; se conservamos o juízo, é por amor a vocês. Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” 2 Coríntios 5:13-15 NVI. Em outra palavras, seguindo o exemplo, a motivação do que Cristo fez, Paulo também se considerar morto para o mundo, “um louco por Jesus”.


Portanto, nós, como Paulo, estávamos perdidos, e tivemos um encontro com Jesus e nossos olhos foram abertos. Logo,  agora motivados pelo amor de Jesus e pela fé procuremos sempre ajudar os perdidos a encontrarem o caminho, mesmo que isso signifique contrariarmos nossos projetos para esta vida. Paulo, e nós somos motivados pela realidade de que nossas obras são conhecidas por Deus, e um dia seremos responsabilizados e recompensados por elas, se for o caso.



Salmos 33:8 “Estremeça toda a terra diante do Senhor; que todos os habitantes do mundo o admirem..” Precisamos nos lembrar sempre de quem Deus é e de Seus magníficos feitos. Deus é onipresente, onisciente e onipotente. Para Ele não há limite para agir. Com todo Seu poder, resolveu ser, por amor imenso, como um ser humano e mesmo sabendo que seria humilhado e sofreria muito, veio resgatar aqueles que aceitassem ser adotados por Ele. Portanto, essa deve ser a nossa maior motivação, saber que Deus nos ama e nos quer perto dEle eternamente. Busquemos, portanto, com afinco fazer a vontade do Senhor.

Amém!