A INJUSTIÇA 

Na Bíblia encontramos numerosas passagens que condenam a injustiça e exaltam a justiça como um valor fundamental para Deus. A Bíblia não apenas descreve a injustiça, mas também oferece orientações sobre como os crentes devem se comportar diante dela e como Deus vê essa questão. Vamos ver na Bíblia, os ensinamentos que podem nos guiar na busca por um mundo mais justo.

A Palavra de Deus é clara em sua condenação da injustiça. Em muitos lugares, ela denuncia a opressão dos pobres e vulneráveis e chama à responsabilidade aqueles que praticam a injustiça. O profeta Isaías, por exemplo, critica aqueles que "acrescentam casa a casa e juntam campo a campo, até que não haja mais lugar algum" (Isaías 5:8). Ele denuncia a ganância e exploração que levam à injustiça social.

A Bíblia define a injustiça como a violação da equidade e dos princípios de justiça. A vida não é justa. Coisas boas acontecem com pessoas más e coisas ruins acontecem com pessoas boas. Tudo faz parte de viver num mundo caído. E não é apenas uma coisa recente. Tem sido assim desde sempre. Jó é provavelmente o livro mais antigo da Bíblia. Ele viu como a vida era injusta. Em Jó 21:7 ele disse: “Por que vivem os ímpios, envelhecem e são poderosos em poder?” Contudo, Senhor promete amparar aqueles que batalham por justiça, foi o que acabou acontecendo com Jó, e castigar os ímpios: "O Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada." - Salmo 37:28

A Bíblia nos conta que a injustiça entrou no mundo como resultado do pecado humano. No livro de Gênesis, Adão e Eva desobedeceram a Deus, introduzindo o pecado e suas consequências no mundo. Desde então, a injustiça tem sido uma realidade dolorosa que afeta a humanidade. O pecado trouxe desigualdade, exploração e sofrimento para a vida das pessoas.

Se você viver o suficiente nesta terra com os olhos abertos, ficará impressionado com a quantidade de injustiça neste mundo, como pobreza, falta de água potável, crianças no sistema de acolhimento, desigualdades econômicas, racismo, desastres naturais, guerra, terrorismo, tráfico de seres humanos, desigualdades nos cuidados de saúde, falta de abrigo, a opressão dos fracos, a exploração dos pobres, a discriminação, a corrupção e assim por diante. Mesmo que você tenha o coração voltado para a justiça, parece claro que  não pode acabar com a injustiça neste mundo, não importa o quanto tente, você vai descobrir que mesmo que dê sua vida à causa, vai descobrir que parece que fez apenas uma pequena diferença no problema. Mas só o fato de nos posicionarmos contra a injustiça, em todos os seus aspectos, já é uma semente que Deus pode multiplicar e fazer dar frutos para mais igualdade social. Outra coisa, a boa notícia é que a Bíblia nos ensina que um dia Deus dará um fim definitivo a toda injustiça e sofrimento.

A Bíblia também oferece orientações sobre como os crentes devem se comportar diante da injustiça. Devemos seguir os ensinamentos da Palavra de Deus para nos ajudar, abrindo nossos olhos para vermos como agir diante desse mundo caído, mas, principalmente, para não sermos agentes desse mal. E a nossa postura deve ser de compaixão, perdão e amor que são antídotos eficazes contra tão grande mal. Devemos, portanto, empenhar-nos em praticar a justiça em nossa casa, com nossos familiares, no trabalho, na sociedade em geral e no nosso relacionamento na casa de Deus. 

De fato, Deus promete bem aventuranças para aqueles que são inconformados com as injustiças deste mundo. Os versículos a seguir deixam isso muito claro:”Bem-aventurados os que têm fome e sede de Justiça, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados os perseguidos por causa da Justiça, pois deles é o Reino dos céus. Mat 5:6,10. (Esses dois versículos me lembram o meu saudoso pai, ele era inconformado com a injustiça e os citava sempre)            

Nós somos exortados a termos empatia com os pobres, órfãos, viúvas e estrangeiros, enfatizando a importância de não oprimir os vulneráveis, mas de agir com compaixão e generosidade. Os crentes são chamados a serem agentes da justiça, agindo de maneira justa em todas as suas interações e buscando a justiça em nome dos oprimidos. Quando, por exemplo, fala dos estrangeiros como no versículo a seguir, está implícito aí, também a hospitalidade, que deve ser uma característica do Cristão. Vejamos: "Não oprimas o estrangeiro, pois vós sabeis como é a sua alma, porque fostes estrangeiros na terra do Egito." - Êxodo 23:9

A Bíblia fornece orientações claras sobre como combater a injustiça. Em Provérbios 31:8-9, está escrito: "Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham em desolação. Abre a tua boca, julga retamente e faze justiça aos pobres e aos necessitados." Esse verso nos lembra que devemos ser defensores da justiça, especialmente para aqueles que não podem se defender por si mesmos.

Senhor nosso Deus, clamamos para que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos livre de sermos agentes de tão grande mal contra nossos semelhantes e, mesmo, não estejamos apáticos diante das injustiças. Perdoe-nos Senhor  se alguma vez tivemos tal atitude. Derrame em nossos corações o amor sincero ao próximo.

Em nome de Jesus! Amém!