O PERIGO DA REBELIÃO 
Todo e qualquer pecado desagrada a Deus, e desagrada tanto  que o senhor, sabedor de que a humanidade é pecadora, enviou o Seu filho para ser humilhado e crucificado, para perdoar os pecadores. Portanto, todo e qualquer pecado pode ser perdoado, desde que haja abandono e arrependimento do feito.  A única excessão é a blasfêmia contra o Senhor Espírito Santo(Mt 12.24, 31). Contudo essa generalização do perdão está relacionada à salvação, mas as consequências do pecado aqui estão diretamente ligadas, ou seja, são proporcionais ao pecado cometido. Afinal, Deus é justo, e não vai castigar na mesma proporção quem roubou uma galinha como quem assassinou alguém covardemente. 

Essa questão causa polêmicas, mas a Bíblia é clara sobre a proporcionalidade dos castigos aqui na terra pelos nossos feitos. É a lei da semeadura: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem Semear, isso também colherá.”  Gálatas 6:7 Para que não fique dúvidas sobre isso vejamos mais alguns versículos sobre asse aspecto: 

O SENHOR também com Judá tem contenda e castigará Jacó segundo o seu proceder; segundo as suas obras, o recompensará.  Oséias 12:2
Mas ai do ímpio! Do homem que pratica o mal. Tudo lhe irá mal. Eis que será tratado na mesma medida de suas ações malignas. Isaías 3.11
Deus retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. Romanos 2:6

Existem alguns pecados que definitivamente entristecem muito o Senhor. Por exemplo, a pessoa tomar atitudes  que possam atrapalhar, ou mesmo impedir a obra de Deus. Principalmente, quando se trata da salvação de almas. Também a rebeldia e a murmuração, que andam juntas, podem ter graves consequências, porque esses pecados contestam a soberania, autoridade e até põem em dúvida o amor de Deus por nós. A rebeldia, não é só um ato de desobediência, mas uma atitude de oposição, de resistência a Deus, caracteriza abandonar a Deus: “Arrependo-me de ter posto Saul como rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções”. Samuel ficou irado e clamou ao Senhor toda aquela noite. 
Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei.” 1º Sam 15:11,23. (Grifo nosso). Nesses dois versículos ficam evidentes que o terrível pecado da rebeldia é comparado a abandonar a Deus, feitiçaria e idolatria. 

Rebelião é questionar os propósitos da autoridade de Deus. Os israelitas, quando estavam no deserto, vindos do Egito, fizeram isso. Deus dissera que iria levá-los para uma terra que mana leite e mel. Fizera milagres extraordinários para protegê-los e mesmo assim, numa posição de total ingratidão e descrença, disseram que Deus os odiava e que trouxera-os para o deserto para matá-los: “e murmurastes nas vossas tendas, e dissestes: Porquanto o Senhor nos odeia, tirou-nos da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus, a fim de nos destruir.” Deut 1:27. Em outras palavras, chamaram Deus de mentiroso, de falso e enganador. Agiram como Adão no paraíso que concordou com o que a serpente dissera de que Deus não queria que comessem do fruto proibido porque se tornariam igual a Deus. Ou seja sua concordância com a serpente era de que Deus era falso e não o amava: Gen3:5.

É claro, se houver arrependimento e conversão, Jesus perdoa esses pecados. Lamentavelmente, Adão e Saul não demonstraram arrependimento, mas ficaram se justificando. Adão chegou a insinuar que Deus era o culpado “…foi a mulher que me deste por companheira …” (1º Sam 15 e Gen 3). Deus não espera justificativas por termos pecado. A única justificativa é o verdadeiro arrependimento e aceitação do sacrifício do justo Jesus. 

A Bíblia destaca que o pecado para o qual não há perdão é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Isso ocorre quando há deliberadamente uma atitude de resistência ao Senhor Espírito Santo. É uma rebeldia à obra do Espírito Santo. Essa atitude repele a atuação do Senhor Espírito Santo na vida da própria pessoa. 

Portanto, Deus sempre busca a reconciliação com o ser humano: 
“Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão. Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra; mas, se resistirem e se rebelarem, serão devorados pela espada. Pois o Senhor é quem fala!  Isaías 1:18-20. O Senhor promete que aqueles que“…estiverem dispostos a obedecer…” e que não “…se rebelarem”. Vemos aí que o Senhor quer que nos aproximemos Dele, que o busquemos arrependidos. O arrependimento é o sinal necessário que demonstra o propósito de abandonar o pecado. Para facilitar esse diálogo, o Senhor enviou o Seu próprio filho como embaixador como ser humano para resgatar os perdidos arrependidos, e “ todo aquele que crer e for batizado será salvo” Marcos 16:16.
Obrigado Senhor pela sua misericórdia e pelo seu amor. Se alguma vez tivemos alguma atitute de rebeldia clamamos o Seu  perdão.
Em nome de Jesus!
Amém