PERSEVERANÇA 

Assim como nos esforçamos muito para alcançar o sucesso na vida material, precisamos nos esforçar para que a nossa vida seja um sucesso espiritual aqui e agora, para que nós, como embaixadores de Deus neste mundo desempenhemos com eficiência e eficácia a nossa parte que o Senhor estabeleceu para nós nesta terra, cujo principal objetivo é a salvação de almas. 

Muitas pessoas aceitam Jesus, ficam empolgadas na caminhada, mas assim que surgem os primeiros empecilhos, desanimam e esfriam com aquele primeiro amor. Começam a ver só problemas e partem para a murmuração e inércia, esquecendo-se de onde estavam e do imenso sacrifício de Cristo para libertá-las das garras de satanás. Não perseveram e ficam com uma fé debil e oscilante, ora tendem para Deus, ora par o mundo. É uma fé iô iô.
Precisamos estar alertas diariamente, pois estamos em guerra, vivemos num mundo caído, temos um adversário poderoso, e vivemos cercados por pessoas caídas que podem ser usadas por ele para nos influenciar e ao mesmo tempo essas pessoas necessitam urgentemente de nosso exemplo e ajuda para se verem libertas das garras do maligno. Jesus disse “no mundo tereis aflições” e Guimarães Rosa disse a mesma coisa com outras palavras: “Viver é perigoso”, mas para quem está com Cristo a vitória é certa pois o próprio Jesus também disse “tende bom ânimo; eu venci o mundo”. 

Encontramos na vida diária e nas páginas da Bíblia, exemplos de pessoas que fraquejaram na fé diante das tribulações ou mesmo por causa do sucesso pessoal.  Contudo, temos também várias outras que foram e são verdadeiro exemplo de persistência e consequente   vitorias, graças à ajuda e proteção de Deus pois têm fé inabalável no nosso general que é invencível e nós já vencemos com Ele, Cristo Jesus. 

Encontramos nas páginas da Bíblia exemplos pessoas  que foram e são verdadeiro exemplo de persistência e consequentes vitorias. Contudo, há também aqueles que fracassaram por falta de perseverança. Podemos citar como exemplo de perseverantes e não perseverantes, o episódio dos israelitas ao sairem do Egito, que se negaram a conquistar a terra prometida com medo dos moradores da terra, mesmo depois de terem vividos tantos milagres feitos pelo Senhor. Isso irritou Deus que fez com que aquela geração acabasse morrendo no deserto, com exceção de Josué e Caleb que perseveraram em seguir e confiar no Senhor: “Então, a ira do SENHOR se acendeu naquele mesmo dia, e jurou, dizendo: Certamente, os varões que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, porquanto não perseveraram em seguir-me, exceto Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, e Josué, filho de Num, porque perseveraram em seguir ao SENHOR. Pelo que se acendeu a ira do SENHOR contra Israel, e fê-los andar errantes pelo deserto quarenta anos, até que se consumiu toda a geração que procedera mal perante o SENHOR. Números 32:10-13

Alguns outros exemplos de perseverança de homens de Deus que não desanimaram de sua fé, independente das circunstancias são: Noé perseverou cem anos; Abraão perseverou e não deixou de crer em Deus; Davi perseverou em lutar contra Golias, mesmo que seu irmão tenha tentado desanimá-lo; José do Egito nunca abandou o Senhor, apesar das circunstâncias negativas; Maria perseverou e creu até concretizar o plano de Deus de dar-lhe o filho, Jesus; Jó nunca desacreditou de Deus, perseverou confiante mesmo quando parecia que o Senhor o abandonara. Veja o que a Bíblia diz sobre Jó: “Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.   Tiago 5:11. Há também, ao longo da história da igreja, inúmeros exemplos de pastores, líderes da igreja, ou simples membros que foram tentados de muitas maneiras a desanimar, mas não o fizeram.

Não podemos permanecer na letargia espiritual, procrastinando, deixando sempre para depois em uma frieza espiritual enquanto a terra vive um aquecimento global, ou seja, a terra está com febre, doente quase terminal e os seus moradores precisam urgentemente de uma transfusão de sangue, sangue de Jesus. E o Senhor Jesus, para curar essas pessoas, espera nossa persistente participação nessa gloriosa tarefa. Ele sempre usou os discípulos e preparou-os para enviar no “ide” para pregar o evangelho. Para isso nós somos constantemente preparados com ajuda do Espírito Santo, da palavra de Deus e os ensinamentos no quartel ou hospital espiritual que é a igreja. A seguir veja uma definição de perseverança: “A perseverança é uma qualidade que aparece frequentemente ligada à fé. Mais de um versículo bíblico fala nesta qualidade do fiel, e está ligado à evangelização e à prática da fé cristã, em que se acredita que ter perseverança é a qualidade de seguir Jesus mesmo diante das dificuldades e/ou tentações, e sempre fazer o bem.” https://www.significados.com.br/perseveranca/

Vejamos o que diz Paulo que foi um gigante em perseverar na batalha ao lado do Senhor. Ele mesmo diz que não desanimava diante das tribulações: “ Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. 
Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;”  Filipenses 4:11-12. Alguns deixam de seguir a Cristo por causa de tribulações, ou decepção com a igreja, e outros até por causa da prosperidade, seja financeira ou pelo status social. O próprio Paulo cita que não é a humilhação, a honra, a abundância ou a escassez que minam a fé dele. Ele não é movido por circunstâncias, mas por fé. 

Podemos lembrar que os grandes avanços da civilização nas diversas áreas vêm da dedicação e esforço pessoas que aproveitaram o talento que Deus lhes deu. Fazendo com que a humanidade aprofundasse o conhecimento e avanços em todos os sentidos, como invenções inimagináveis há alguns anos, progressos científicos e curas impensáveis. Podemos citar feitos na área dos esportes cada vez mais espantosos, frutos da capacitação dada por Deus e muito esforço. 

Finalmente agradeçamos a Deus porque os apóstolos, menos Judas, não desistiram, pelos heróis da fé que mesmo sofrendo perseguições não desistiram, enfim, somos gratos a todos os homens de Deus, inclusive missionários, pastores e irmãos que perseveraram alguns até a morte, mas especialmente e principalmente agradecemos e louvamos o Senhor Jesus por sua persistência inabalável em nos salvar. 
Obrigado Jesus! Louvado seja o Senhor!
Amém