FORTALEÇA-SE NOS GRANDIOSOS E CONSTANTES FEITOS DO SENHOR

Vivemos num mundo atribulado como consequência da queda de Adão e Eva. O próprio Senhor Jesus disse que no mundo teríamos aflições (João 16:33). Contudo, não estamos abandonados, pois o Senhor Jesus disse, também, nesse versículo para termos paz nEle, pois Ele venceu o mundo. Portanto, podemos ter paz interior que é mais importante que a exterior, sabendo que o criador cuida constantemente de nós. 

Antes do Senhor colocar o ser humano na terra, Ele preparou tudo com carinho, pois sempre quis e quer o melhor para nós. Mas, com a queda, vieram as imperfeições, tanto no mundo, como no ser humano. Contudo, o Senhor nunca desiste do Seu projeto e continua conosco nessa caminhada, nos amparando, guardando e incentivando até que o projeto inicial de um paraíso se concretizar.

Para aumentarmos mais essa paz prometida e vivida em Jesus, que pode ser traduzida como fé, o Senhor nosso Deus, através da mensagem escrita que nos mandou, a Bíblia Sagrada, nos recorda inúmeras vezes para lembrarmos o que Ele já fez por nós individualmente e como humanidade. Ao nos dizer para olhar o passado, Deus quer nos incentivar a continuar a jornada de cabeça erguida confiantes em quem de fato Ele é pela lembrança dos seus tremendos feitos e livramentos que sempre  deu a nós, o seu povo.  O Senhor quer que vejamos, na prática, que realmente Ele realmente tem andado  conosco.   

Relacionar tidos os feitos de Deus, que são constantes e diários, é quase impossível. Pensar e lembrar desse grandioso projeto de criar o mundo e o ser humano com todos esses detalhes é realmente uma missão espantosa e ao mesmo tempo confortadora de saber que nosso Deus cuida dos mínimos detalhes, portanto cuida de nós também nas coisas mínimas. Os israelitas, logo depois de atravessar o mar que o Senhor abrira aumentaram sua confiança nEle: “Israel viu o grande poder do Senhor contra os egípcios, temeu o Senhor e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo.”Êxodo 14:31. Uma sugestão é fazer o que faço, manter um registro das bênçãos e orações respondidas pelo Senhor. 

Então, Moisés e os israelitas entoaram um cântico de louvor exaltando o Senhor e seus grandes feitos, reconhecendo que Ele é autor de feitos gloriosos e de maravilhas: “Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em Feitos gloriosos, autor de maravilhas?”   Êxodo 15:11

Contudo, não podemos confundir esse olhar para as maravilhas feitas pelo Senhor, com o olhar para trás com saudade das ilusões passageiras deste mundo (Lc 9:62)

Lamentavelmente, é o que aconteceu com os israelitas a memória dos Israelites era muito curta, e três dias depois desse espetacular feito do Senhor, abrindo o mar para que passassem, eles já estavam murmurando (Ex 15:22-24). E, a seguir na jornada mo deserto, além da murmuração chegaram a duvidar da sinceridade de Deus. Portanto, o Senhor Jesus nos adverte para não fucarmos presos ao nosso passado, lembrando do mundo: “Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.”  Lucas 9:62.

Que olhemos menos para baixo, para o mundo, e fixemos nosso olhar nas coisas do alto, em Deus. E lembremo-nos  do magnífico feito do Senhor que veio a terra como homem, foi humilhado, sofreu para nos resgatar das garras de satanás. E próprio Senhor Jesus instituiu a ceia (Lc 22:19-20) para que nunca esqueçamos de que Ele sofreu e morreu por nós, por nos amar. Que sejamos gratos e que não esqueçamos do que o Senhor tem feito por nós, pois Ele nunca se esquece de nós.
Glória a Deus!
Amém