NÃO TEMA
Deus não criou o ser humano para ser um fraco derrotado. Por isso, encontramos, inúmeras vezes na Bíblia, a expressão “não tema” dita pelos profetas, pelos anjos quando havia alguma aparição e pelo próprio Senhor para Abrão e em outras situações. 

Quando estamos a serviço do Senhor e nos deixamos dominar pelo medo que nos impede de irmos adiante, estamos atestando que não cremos no Senhor, ou que Ele não é capaz de nos guardar. Veja o que disse o profeta Joel: “Forjai espadas das vossas relhas de arado e lanças, das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte.” Joel 3:10. Veja que ele se dirige aos fracos para que confessem que são fortes.

 Quando o profeta diz isso, não está querendo por em prática a chamada confissão positiva adotada por alguns teólogos hoje, que consiste em você crer que se falar coisas positivas vai atrair essas coisas e elas se tornarão realidade. Isso é a autoajuda. É a fé na própria palavra, e não na palavra de Deus. A verdade é que as palavras têm poder, mas se estiverem alicerçadas nos ensinamentos do Senhor. O contexto em que o Profeta está falando nesse capítulo é de que o Senhor mudará a sorte de Judá e de Jerusalém, dando-lhes vitória sobre o inimigo. Por isso, é que o fraco pode se julgar forte, por causa da intervenção de Deus a favor deles.

Portanto, devemos confessar sim que somos fortes em Cristo nosso comandante. É Ele quem nos dá força e coragem. Imaginem um soldado divulgando no meio da tropa que o inimigo é mais forte do que eles. Que não confia no seu comandante. O mesmo pode acontecer, por exemplo, com um jogador de futebol que esteja divulgando o fracasso. Ainda mais negativo se tratar de um servo de Deus a serviço do Senhor dizendo que está derrotado. 

Os israelitas no deserto cometeram esse erro, e recuaram diante dos gigantes que a habitavam a terra que Deus havia prometido para eles. Não confiaram no Senhor e inverteram essa frase do profeta, pois eram fortes no Senhor mas disseram que eram fracos: “Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.”  Números 13:33. Logo, em Deus somos fortes e temos, por isso, vitória na família, na enfermidade, contra o pecado, na vida financeira, ou seja em qualquer tribulação, pois nosso Deus é quem nos fortalece.

Paulo diz que “…Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”(2º Co 12:10). Quando estamos enfraquecidos é que mais nos aproximamos de Deus e entregamos em suas mãos a situação difícil que estivermos vivendo, e também é o momento em que o Senhor vem, de modo especial, em nosso socorro para nos fortalecer. Então, ou o Senhor intervém diretamente, ou envia os seus anjos para nos socorrer. São muitos os exemplos da intervenção dos anjos, não só na Bíblia, como na caminhada diária da igreja. Às vezes nem nos damos conta do socorro sobrenatural que recebemos  vindo de Deus. Como já disse alguém, a preocupação não altera nada, só a pressão sanguínea.

Vemos na Bíblia Jesus dizendo, “tende bom ânimo”, a quem o procurava buscando cura ou em outras circunstâncias. Vejamos a passagem a seguir: “ Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16:33) Jesus venceu o mundo, mas nós precisamos vencer o medo ou falta de fé. Por isso, Ele diz “tende bom ânimo”. Portanto, por mais difíceis que sejam as circunstâncias que nos cercam, estejamos confiantes e fortes porque o nosso general é Cristo. Ele morreu por amor a nós e para nos fortalecer.
Glória a Deus!
Amém