QUAL É A SUA DESCULPA PARA NÃO FAZER A OBRA DE DEUS?
Qual é seu desejo? Todos temos projetos pessoais na vida secular, mas será que você já pensou na sua carreira espiritual? Como pretendemos atuar em nossa caminhada aqui na terra para otimizar a expansão do Reino de Deus.
Primeiramente precisamos, como na nossa carreira profissional, nos preparar atuar na obra de Deus aqui e agora. Devemos estudar, e o curso tem sessenta e seis livros, a Bíblia Sagrada, e o professor é o autor, o Senhor Espírito Santo. É necessário frequentar sempre as aulas, na igreja. Enquanto vemos pessoas fazendo loucuras por um time de futebol, por amor a uma pessoa, por dinheiro e, em algumas religiões, dão literalmente suas vidas por aquilo em que creem; encontramos cristãos e muitos líderes evangélicos, mesmo pastores, que nunca leram a Bíblia toda. Encontram-se,  em estado de letargia, em coma espiritual.

Muitos cristãos, terceirizam a sua responsabilidade de cumprir o ide. Acham que a propagação do Evangelho é de responsabilidade só dos pastores e líderes, outros se julgam incompetentes para tal missão. Moisés foi um que fucou dando desculpas quando o Senhor o chamou para libertar os Israelitas do Egito. Ele disse que era gago e incapaz de falar em público - sentimento de inferioridade ou desculpa esfarrapada. A Bíblia registra que, na verdade, ele fora preparado para tal: “Disse, porém, Moisés ao Senhor: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!” Êxodo 4:10
Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e veio a ser poderoso em palavras e obras. Atos 7:22. Qual é a nossa desculpa?
Contudo, é preciso observar que Jesus se relacionava com as pessoas mais improváveis que, na sua maioria, eram de classe social mais baixa, poderiam ser menos preparadas ou eram mal vistas pela comunidade em que viviam ou pela sociedade em geral.  
Você tem baixa autoestima, é inseguro? Vive dando desculpas? Acha que já era, que está acabado? Acha que Deus nos abandonou, e que o Senhor está de férias. Gideão pensava a mesma coisa, quando Deus apertou com ele para ir combater os numerosos e poderosos Midianitas. Ele disse, como que o Senhor está conosco se antigamente fez maravilhas para tirar o povo do Egito, mas agora nos abandonou. E ainda se vitimizou dizendo que era do clã menos importante de Manassés, e ele era o menor da família dele (Juízes 6:13-15). Se depender de nós, de nossa atitude, nossa família vai ser salva? 
A seguir uma pequena lista de improváveis parceiros de Deus na sua obra:
Abraão e Sara eram velhos demais para ter filhos
 Moisés era gago,  assassino, foragido da justiça 
 Jeremias e Timóteo eram jovens demais 
 Davi cometeu um adultério e um assassinato 
 Maria Madalena tinha sido possuída por 7 demônios
  Noemi era uma viúva desamparada  
 Pedro  negou Cristo 
 Marta era agitadíssima e invertia as prioridades 
 A mulher samaritana era divorciada, mais de uma vez
 Timóteo tinha uma úlcera... 
 E Lázaro estava morto! 
 Noé se embebedou
 Léia  era feia 
 Paulo perseguia os cristãos
Parece que o Senhor usa os menos valorizados aos olhos da sociedade, aqueles que estão passando por tribulações, para mostrar o Seu poder. Mostrar que quer nossa participação, mas que Ele está conosco e tem todo poder. 
Que o Senhor nos ajude a abraçar sua obra sem medo das circunstâncias, sem olhar para o lado e afundar nas águas, como quase aconteceu com Pedro, quando andava sobre as águas. 
Obrigado Senhor!
Glória a Deus!