CONHECIDO PELOS FRUTOS
15Acautelai-vos quanto aos falsos profetas. Eles se aproximam de vós disfarçados de ovelhas, mas no seu íntimo são como lobos devoradores. 16Pelos seus frutos os conhecereis. É possível alguém colher uvas de um espinheiro ou figos das ervas daninhas? 17Assim sendo, toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore ruim dá frutos ruins. 18A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim produzir bons frutos. 19Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e atirada ao fogo. 20Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mt 7

Quando analisamos esses versículos temos a impressão de que eles são dirigidos aos cristãos em geral. Na verdade, Jesus está nos dando uma orientação para que não sejamos iludido pelos falsos profetas  líderes. Essa passagem nos mostra, na verdade, como identificar se aquele que está liderando é um verdadeiro cristão, ou mesmo, um cristão verdadeiro. 

O parâmetro que Jesus nos dá é de que devemos observar os frutos dessas pessoas, ou seja, se seus frutos refletem uma pessoa  movida pelo amor: Qual é a sua reputação? De que forma a sua vida afeta a de outros? É bom marido? Bom pai? Trabalhador? Honesto? Verdadeiro? Abençoado? De sucesso? Verdadeiro crente? De fé? Obreiro de Deus? Mas, o principal fruto que deve ser observado é a sua pregação, por se tratar de um líder. O que ele fala, ou prega, está coerente com a palavra de Deus?

É claro que o padrão que deve ser aplicado a vida dos líderes, serve também para a vida de qualquer cristão. Portanto, há algumas indagações: quem é você? Quem sou eu? O que será que as pessoas, principalmente familiares irmãos em Cristo, falam de nós? Como somos conhecidos pela sociedade em geral? Ou seja, como os outros realmente nos  veem? Será que é como nos vemos? Como será que Deus e o exército do céu nos veem? Em outras palavras, como será que está o nosso currículo no céu?

Quando estudamos a Bíblia, vemos em toda ela o uso de linguagem figurada para ilustrar os ensinos quer quer nos passar. E, a maioria dessas ilustrações  são relacionadas à vida rural, porque era o estilo de vida tradicional daquela época. Jesus, nessa passagem inicial cita lobos, frutos, uvas, espinheiros, figos, ervas daninhas, árvore boa, árvore ruim. O apóstolo Paulo também usa o mesmo recurso quando fala das obras que os cristãos devem produzir. Ele nos dá uma visão de quais são as características de uma pessoa dirigida pelo Espírito. Usa também a metáfora do fruto e cita como sendo apenas um fruto o resultado da atuação do Espírito Santo na vida do cristão. Ou seja, se faltar algum desses aspectos o fruto está incompleto.  Esse fruto do espírito produz os seguintes resultados: “ 22Entretanto, o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, 23mansidão e domínio próprio. Contra essas virtudes não há Lei. 24Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos”. Gal 5. A salvação é a semente e o fruto é o resultado da germinação dessa semente. 

Alguns argumentam que nós não somos salvos pelas obras, querendo, quem sabe, justificar o fato de viver pecando. É claro que as boas obras não salvam. Nós não somos salvos pelas boas obras, mas para as boas obras. Vou usar aqui um comentário que vi. Uma pessoa disse que não ia mais fazer dieta nem ir para academia, porque Jesus já está voltando. Alguém respondeu: lembre-se de que a porta é  estreita. Desculpe, não resisti, mas acho que ilustra muito bem sobre o que estamos refletindo.

Muitos falsos profetas surgiram e desapareceram, e muitos deles viveram em flagrante pecado enquanto pregavam sua mensagem. Jim Jones se envolveu abertamente em adultério, uso de drogas e palavrões. David Koresh teve “esposas” crianças com apenas 11 anos. Os falsos mestres podem exibir o “fruto” da imoralidade sexual, ganância, materialismo, gula e outros pecados enquanto justificam seu comportamento e se exaltam como algo sagrado.

Quando a Bíblia usa figuras de linguagem, não é só por uma questão de estética, mas por uma questão de didática. Ou seja, é para facilitar a compreensão da mensagem que se quer transmitir. Reflitamos, por exemplo, quando o salmista compara o justo com uma palmeira:

Sl 92  12   O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.
13   Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus.
14   Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor,
15   para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.

Verso 12…florescerá…crescerá… O justo florescerá. Sua vida, sua casa, será como um belo jardim florido que pode ser visto por todos, familiares, vizinhos e amigos. É como uma árvore florida, onde ele chega o ambiente se modifica. E também prosperará material e espiritualmente: “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!”   Salmos 1:3
Verso 13…plantados na casa do Senhor, florescerão… Onde estamos plantados? Com quem temos andado? Atrás de que temos andado? Estamos enraizados na Casa do Senhor? Temos prosperado e ajudado outros a florescerem espiritualmente? Quem é a nossa rocha? Jesus!
Verso 14 Na velhice darão frutos,… A Palmeira produz frutos durante cem e até duzentos anos. O crente que está produzindo frutos provavelmente viverá mais tempo para produzir mais, e seus frutos permanecerão eternamente.  A palmeira permanece verde no verão ou no inverno. O mesmo acontece com o verdadeiro cristão. O vigor da juventude continua na velhice. Veja Abraão, Caleb e os versículos a seguir: “Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. “Isaías 40:30-31
Verso 15- para anunciar que o SENHOR é reto…A vida de sucesso do cristão, mesmo na velhice, é um testemunho da retidão do Senhor em apoiar aqueles que lhe servem. W

Os ramos de palmeira, suas palmas,  são  um símbolo da vitória, do triunfo (Ap 7.9) e foram usadas para enfeitar o templo construído pelo rei Salomão e, também, enfeitar a trajetória de Jesus em sua entrada triunfal em Jerusalém: “No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel! “João 12:12-13

Clamamos ao Senhor Espírito Santo que nos ajude para que a nossa vida possa ser um símbolo de vitória do Senhor Jesus na cruz. 

Amém!