CONECTADO ÀS BÊNÇÃOS DE DEUS
Nós, a humanidade, durante muito tempo transitamos entre dois mundos, o natural e o espiritual. Contudo, de alguns tempos para cá, com o advento da internet, surgiu o terceiro mundo chamado virtual. O dicionário Michaelis tem como uma das definições da palavra virtual como sendo "semelhante a outro". Portanto, nesse sentido, podemos considerar que a maioria das palavras do Senhor Jesus, pertenciam ao que estamos chamando de mundo virtual. Assim como a maioria das parábolas de Jesus poderiam não ser reais, mas retratavam aspectos da vida das pessoas em sua realidade naquele momento, assim se do, hoje podemos usar o mundo virtual na internet para ilustrar o cotidiano das pessoas. Esse mundo virtual também têm a possibilidade de materializar-se. Podemos citar, por exemplo, empregos, negócios, encontro de pessoas desaparecidas ou casamentos que surgiram a partir de encontros virtuais.

Interessante observar que alguns hackers conseguem acessar muitos sites na internet apesar das senhas que protegem esses sites. No mundo espiritual existem pessoas que, mesmo não pertencendo ao Reino de Deus, praticam boas ações que acabam conectando-as  às bênçãos de Deus. Têm atitudes benéficas que são reconhecidas e até recompensadas pelo Senhor nosso Deus. Creio que, num sentido figurado, podemos chamá-los de hackers espirituais do bem. Enquanto isso, muitos cristãos, é lamentável dizer, são salvos, mas esqueceram ou ignoram suas “senhas” e não fazem a vontade do Senhor, e por consequência, perdem bênçãos de Deus. Com isso ficam lamentando e   murmurando porque alguns incrédulos são abençoados e eles, que se consideram o povo de Deus, não são.

Podemos citar alguns “hackers”, ou seja, pessoas que não pertenciam ao povo de Deus, mas que foram abençoados pelo Senhor por praticarem as “senhas” do bem: Raabe, a prostituta que ajudou os judeus, espias de Josué, quando da conquista de Jericó e foi poupada porisso (Josué 6:16-25); o centurião Cornélio que também praticava o bem e orava constantemente, e Deus enviou o apóstolo Pedro a casa dele, gentio, para que fossem batizados alcançando a salvação;  outro que conseguiu se “conectar” ao Reino de Deus e ser abençoado, foi Ebede-Meleque, o Etíope. Ele, por iniciativa própria, resgatara Jeremias quando este havia sido lançado numa cisterna pelos seus inimigos. Depois, quando Deus permite que Nabucodonozor invada Jerusalém, o Senhor manda um recado a este etíope  através do profeta Jeremias tranquilizando-o: Mas eu o resgatarei naquele dia”, declara o Senhor; “você não será entregue nas mãos daqueles a quem teme. Eu certamente o resgatarei; você não morrerá à espada, mas escapará com vida, porque você confia em mim, declara o Senhor. Jeremias 39:17-18



 
Vamos caminhar com o chamado centurião de Cafarnaun, “hacker do bem”, na passagem por Lucas 7:1-10,para tirarmos exemplos para as nossas vidas:
 “1Tendo terminado de dizer tudo isso ao povo, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Ali estava o servo de um centurião, doente e quase à morte, a quem seu senhor estimava muito.”. Veja bem, o centurião, um homem de posição destacada, tinha consideração pelo seu servo. Isso é prova de que é um homem que amava o próximo, não amava só quem pudesse retribuir com algum benefício. Ele tinha uma consideração, um amor pelo semelhante. Esta é uma das principais senhas para agradar a Deus: “o amor ao próximo como a si mesmo”.
“3O centurião, pois, ouvindo falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, a pedir-lhe que viesse curar o seu servo.    4E chegando eles junto de Jesus, rogavam-lhe com instância, dizendo: É digno de que lhe concedas isto; 5porque ama à nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.” Aí fica provado mais uma vez que ele é um homem amoroso, de bom coração, não só de palavras. Ele se levantou para ajudar seu servo E ele construiu uma sinagoga para os judeus. E nós, o que temos feito pela igreja? Ou é só murmuração? Se os irmãos da igreja precisarem orar por nós, o que vão dizer a Deus a nosso favor? Amor e boas obras são senhas que abre as janelas de bênçãos do Senhor.

 “6Ia, pois, Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou o centurião uns amigos a dizer-lhe: Senhor, não te incomodes; porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; 7por isso nem ainda me julguei digno de ir à tua presença; dize, porém, uma palavra, e seja o meu servo curado. 8Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.”. Veja bem, esse centurião faz uma verdadeira oração demonstrando humildade, apesar do seu posto de autoridade. Ele que não era digno de receber Jesus em sua casa, e muito menos não era digno de ir à presença de Jesus. Se analisarmos bem entendemos que ele era autoridade sobre todos os judeus, portanto até sobre Jesus, mas ele não se vale dessa posição, pois poderia mandar os soldados para trazerem Jesus rapidamente e à força. A oração sincera e humildade são senhas fortíssimas no Reino de Deus e que agradam muito ao Senhor. Ao contrário, “Deus resiste aos soberbos”.

 9Jesus, ouvindo isso, admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: Eu vos afirmo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé. 10E voltando para casa os que haviam sido enviados, encontraram o servo com saúde.” Finalmente, o centurião romano dar um cheque mate nas obras de satanás com a sua demonstração de fé em Jesus incontestável,  a ponto do próprio Senhor Jesus se admirar de tamanha fé. 

Assim sendo, repassando o que vimos, se exercitarmos o amor ao próximo com boas obras, com orações sinceras, com humildade e com fé em Deus, certamente teremos agradado ao Senhor e poderemos receber o seu favor.
Senhor Espírito Santo, ajude-nos a fazer sempre o que agrada a Deus, em nome de Jesus!
Amém!!