NÃO ESTAMOS SÓS

Mesmo depois da queda no paraíso, Deus não nos abandonou, não nos deixou desamparados, como órfãos. O Senhor, no passado, levantou Moisés para libertar os israelitas do Egito, enviava profetas para orientar seu povo, instituía reis  para governar…Deu-nos também a Bíblia, o poderoso Senhor Espírito Santo e os anjos que atuam em todo o decorrer do antigo e do novo testamento. 

Os anjos são muitos, são miríades, uma quantidade imensa. Em toda a Bíblia há quase trezentas referências aos anjos. No Antigo Testamento tiveram atuação marcante em batalhas, na destruição de Sodoma e Gomorra, fecharam a boca dos leões para proteger, quando Daniel foi lançado na cova deles, etc. 
Contudo, a atuação deles não está limitada ao antigo testamento. No Novo Testamento todo há aproximadamente cento e setenta referência a eles. Só no livro de Apocalipse temos setenta referências.  Eles cumprem missões do Senhor, sendo que uma delas é ajudar aqueles que hão de herdar a vida eterna: “Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?”    Hebreus 1:14. Portanto, eles estão aqui e agora circulando entre nós. É importante destacar que não se deve adorar os anjos, mas só a Deus. 

É necessário lembrar que se os anjos do Senhor estão aqui nos guardando, satanás e seus anjos caídos também estão atuantes no mundo. Contudo, lembremo-nos de que caíram um terço dos anjos, logo para cada anjo caído temos dois para nos proteger. Por isso o apóstolo Pedro nos dá uma receita para combatermos satanás e seus anjos, que é ficarmos vigilantes, resistindo e permanecendo firmes na fé: “8Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, permanecendo firmes na fé, conscientes de que os irmãos que tendes em todo o mundo estão atravessando os mesmos sofrimentos.” 1º Pe.5. O apóstolo Paulo também reforça a necessidade de continuarmos convictos da nossa fé: “Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno”. Efésios 6:16. E o apóstolo João também ressalta que aquele que não vive em pecado, satanás não pode contra ele: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca”. 1º Jo 5:18. Além do mais, pela misericórdia de Deus, nós temos o Espírito Santo que é o maior poder desta terra.


Algumas características dos anjos:
São poderosos. Como já disse, destruiram Sodoma e Gomorra, fecharam a boca de leões, venceram exércitos, mas a demonstração marcante do poder deles é registrada nos acontecimentos do Apocalipse.
Eles falam. Quando apareceram a Abraão, vemos que eles comeram o que ele lhes foi oferecido (Gen 18:7-8). Pegaram na mão de Ló para que ele saísse mais rapidamente antes da destruição das duas cidades. Podemos ver que eles também podem falar como nós. Falaram com Abraão, com Ló, com  Maria e depois com José, um anjo apareceu na cela onde Pedro estava preso, libertou-o das algemas e disse-lhe que se vestisse e se apressasse (Atos 8:13-14), etc. Há até uma curiosa passagem de dois anjos conversando, como se diz: batendo papo, sobre acontecimentos futuros (Dan 8:13-14). Portanto, é fato que os anjos podem assumir a forma humana e estar entre nós, sem que o saibamos: “Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos.”  Hebreus 13:2

 
Exercem diversas atividades na terra para cumprir missões de Deus dadas a eles. Podem ser: mensageiros (falaram em sonhos com Maria e, depois, com José; trazem respostas de oração (At 10:4, Dn 9:21-23); socorre os santos que temem a Deus, como quando soltou Pedro da prisão (At 12:7-10); castigam os inimigos de Deus, como aconteceu com Herodes (At 12:23); são testemunhas dos nossos comportamentos na igreja (1º Co 11:10 e Ef 3:10); serviram ao Senhor Jesus, logo depois de ser tentado por Satanás no deserto (Mt 4:11), etc.

Finalmente, lembramos que o Senhor nosso Deus, além das ajudas citadas para cumprirmos os Seus propósitos enquanto estivermos aqui na terra, Ele mesmo intervém para nos ajudar, e quando necessário usa até milagres sobrenaturais. Louvado seja o Senhor pelo amor, carinho e cuidado conosco.
Glória a Deus! até milagres sobrenaturais. Louvado seja o Senhor pelo amor, carinho e cuidado conosco. Glória a Deus!