SUA ORAÇÃO É DE PREVENÇÃO, OU DE REAÇÃO 
Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.             
Atos 12:5

A Bíblia ora nos recomenda que entremos para nosso quarto, fechemos a porta e oremos ao Senhor. Por outro lado, também nos recomenda a orarmos sem cessar. O fato é que Deus sabe todas as coisas, mas quer sempre a participação nossa, seus filhos. Ele tem prazer em ouvir de nós como nós estamos vendo este mundo. Portanto, vamos refletir sobre como anda a nossa vida de oração.

Como está nossa vida de oração? Quando foi a última vez que tivemos uma oração respondida? Será que nos lembramos de alguma oração nossa respondida? Será que teríamos uma experiência marcante como resposta de oração? As pessoas nos pedem oração, ou somos nós que sempre estamos pedindo oração?Ou seja,  somos o crente seis ora, seis ora por mim? Será que oramos mais por nós, ou pelas outras pessoas? Oramos pelos casamentos, pelos relacionamentos pais e filhos, por situações financeiras, saúde, pelos irmãos da igreja, pelas autoridades, pela nossa nação, enfim, somos intercessores? Quando ficamos sabendo que alguém está passando por situação difícil oramos por ela, mesmo que nos seja pouco conhecida? Você já orou abençoando quem lhe prejudicou, ou seja, orou abençoando seu inimigo? Será que temos intercedido pela salvação de entes queridos ou mesmo por alguém que mal conhecemos, quando ficamos sabendo estar no caminho do mal? Será que nos lembramos de alguma oração nossa que se tivesse sido atendida, teríamos nos dado mal? Será que tivemos alguma oração que não estava sendo atendida e sabíamos que era culpa nossa, por alguma coisa que fizemos de errado, ou por algo que deveríamos ter feito e não fizemos? Aceitamos com serenidade o não, ou espere, de Deus, mesmo achando que era promessa e que era mais do que justo sermos atendidos imediatamente? Sabia que Jó, o apóstolo Paulo e até Jesus, tiveram orações não respondidas? Será que temos orado sem cessar, ou já cessamos de orar?  Será que praticamos só a oração relâmpago, ou tiramos um tempo para uma conversa com o Senhor? Alguém já disse que oração só na crise, é sinal de crise na oração. Portanto, nossa oração tem sido de reação, ou de prevenção? Oramos pouco porque temos pouco tempo, mas queremos que Deus esteja todo o tempo disponível para nós? Oramos para o bicho não pegar, ou oramos só quando o bicho está pegando? Você ora porque o inimigo está nervoso, ou ora para ele ficar nervoso? Será que mossas orações são só pedidos, reclamações, ou mesmo lamúria? Em algum momento oramos agradecendo a Deus pelas bênçãos e pelas vezes que já nos atendeu? Será que temos o hábito de exaltar a grandiosidade de Deus? Quantas vezes, muitas ou poucas, você já orou agradecendo a Jesus pela salvação? Será que você faz isso diariamente?

Portanto Senhor, diante da necessidade de intercedermos, queremos clamar pela mossa nação. Pedimos que o Teu Santo Espírito oriente nossos governantes. Que o Senhor atue com poder no executivo, legislativo, judiciário, nas forças armadas, enfim, que o Senhor expulse todas as forças do mal que estejam atuando em qualquer lugar do nosso país onde haja uma autoridade. 
Pedimos, Senhor, de um modo especial pelo Tribunal Superior Eleitoral, que se houver alguém ali querendo agir desonestamente, tenha seus planos furtados. Que o teu Santo Espírito dê sabedoria aos eleitores, para que no próximo pleito eleja pessoas de bem. Que não votem naqueles que não são desonestos, inimigos da família, opressores dos necessitados, favoráveis a leis que contrariam os Teus Santos princípios. Não votem em candidatos que não temem a ti, e que sejam inimigos da tua igreja. 
Em nome de Jesus!