Qual é a sua desculpa?

Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. João 15:16

 Tg.2.17  Assim, também, a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Que coisa difícil quando precisamos que alguém faça alguma coisa para nós e essa pessoa fica enrolando, diz que vai, mas não vai. Ou fica postergando, amanhã eu vou. Muitos de nós agimos assim com Deus, dizemos quando eu casar, ou quando não tiver mais os filhos comigo, ou quando aposentar; são muitas as desculpas. Contudo, Deus tem pressa, porque as almas estão indo diariamente para o inferno. Se Deus nos convoca é porque está é hora, Ele sabe tudo. Se nós não o atendemos prontamente, como queremos que ele nos atenda também prontamente. Alguns chegam a dizer que são crentes, mas não são praticantes porque querem  ficarem bem na fita com o mundo. Será que estão querendo dizer que quase não vão à igreja, que não amam ou não perdoam o próximo, que não dão o dízimo, ou seja não querem ser rotulados de retrógrados, de antiquados, ultrapassados.

A Bíblia registra muitos exemplos de pessoas que não pensaram duas vezes e responderam ao chamado do Senhor imediatamente sem apresentar nenhuma desculpa. Isso pode ser visto quando Jesus passando pelo mar da galileia e, vendo alguns pescadores, os chamou para segui-lo: “18 ¶ E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; 19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 20 Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no. 21 E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, {filho} de Zebedeu, e João seu irmão, num barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e chamou-os; 22 Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.” Mt 4.18-22

Outro que não pensou duas vezes e seguiu Jesus imediatamente foi Mateus (Mt 9.9). Ele era um coletor de impostos,  fazia parte dos chamados  publicanos. Eles eram odiados pelo povo Judeu porque estavam a serviço dos Romanos cobrando impostos dos seus irmãos. Quase sempre cobravam a mais e ficavam com a diferença. O fato de Jesus convocar uma pessoa com esse perfil mostra que nem sempre são nossas obras que nos classificam para a obra de Deus, mas sim nossa prontidão e fé em Deus. Mateus era um homem bem sucedido financeiramente, mas abandonou tudo e seguiu Jesus imediatamente, sem apresentar desculpas. Foi também o que acinteceu com os quatro irmãos pescadores citados acima que abandonaram a profissão que, provavelmente, exerciam desde crianças e seguiram a Jesus. Portanto, não pense que a sua condição é desculpa para não fazer a obra de Deus. 

Quando Deus pediu a Abraão que sacrificasse seu filho Isaque, o filho da promessa, a Bíblia registra que ele se levantou no dia seguinte cedo para fazer o que Deus lhe pedira. Ou seja, ele não esperou nada. Não foi consultar ninguém, agiu imediatamente. Acredito que não deve ter falado o que pretendia fazer, nem com a Sara.  Imagine, dizer para a mãe que iria matar e imolar filho da promessa. Pode ser que ela achasse que ele estava esclerosado e tivesse chamado os empregados para impedi-lo. Ele poderia, também , ter pensado se era Deus mesmo que estava lhe pedindo isso. Afinal, fora o próprio Deus que fizera um milagre dando-lhe aquele filho. Provavelmente, Abraão também sabia que Deus não era a favor de matar um semelhante, e muito menos fazer sacrifício humano. Ele, entretanto, não usou nada disso como desculpa e optou por obedecer a Deus, como já disse, imediatamente. Ele era um homem que conhecia e confiava em Deus.

Poderíamos citar muitos outros que se dispuseram a fazer a obra e alguns até se ofereceram para isso. A maioria fez com presteza, com risco e até com prejuízos pessoais: Moisés, apóstolo Paulo, José do Egito,  Raabe, os profetas etc. É necessário lembrar que Deus sempre esteve com eles e reberão a devida recompensa aqui e na glória: “ Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão “. Marcos 9:41. Por outro lado, se o Cristão negligencia a obra de Deus está sujeito a consequências: Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue! Jeremias 48:10

Quero terminar com uma passagem do livro “ENTENDENDO GALARDÃO E RECOMPENSA” escrito por mim e pelo pastor Lucinho. Nesse livro mostramos que Deus está atento ao que os seus filhos têm feito para o reino, e promete recompensas extras aqui e na eternidade. Nele citamos alguns motivos que levam algumas pessoas a negligenciarem a obra de Deus:

O QUE TEM IMPEDIDO VOCÊ DE FAZER AOBRA:

Falta de iniciativa: é ficar olhando para o tempo, para as circunstâncias, e lavar as mãos como Pilatos
Dinheiro (dízimo): Judas
Sensualidade: Sansão
Medo, falta de fé: Hebreus no deserto
Rebeldia (não dá, não vale a pena): Jonas
Sentimento de inferioridade (Quem sou eu? Eles não vão crer. Não estou preparado, não sei falar. Envia outro): Moisés
Medo da crítica da família: Ignorada por Davi, quando feita por seus irmãos diante de Golias
Cuidados desta vida: quando Jesus chamou duas pessoas para segui-lo eles vieram com desculpas para não fazer a obra. Um disse, deixe-me sepultar meu pai e o outro disse, deuxe-me desoedir dos meus familiares; no que foram contestados por Jesus. (Lc 9.57-62)

Nessa passagem que acabamos de ver, Jesus deixou claro que a prioridade é a salvação das almas que estão se perdendo. Portanto, Senhor, nos ajude a vencer as barreiras que podem estar nos impedindo de ajudar as almas que estão se perdendo.
Em nome de Jesus!
Amém!