O que é a fé?

De fato, Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6


A palavra fé aparece 225 vezes na bíblia, dependendo da versão Bíblica, tal é sua importância. Isso sem falar em crer, acreditar, etc. Essa palavra é  um paradoxo, pois ela engloba dois sentidos que parecem antagônicos. Ela, gramaticalmente falando, é um substantivo abstrato, ou seja, o substantivo abstrato é aquele que não tem vida própria,  pois depende de outro ser concreto, no caso uma pessoa, para existir. No entanto, quando tomamos essa palavra no sentido do seu significado entendemos que ela, na verdade, produz vida, pois é o ser humano quem depende dessa palavra para existir, para verdadeiramente ter vida através da fé em Cristo: “todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma”. Hebreus 10:38

Logo, ter fé real é transformar uma palavra abstrata, em um sentimento racional de confiança inequívoca em algo. No caso, em Jesus. 

Então, diante disso e diante do que a Bíblia diz, podemos ter diferentes tipos de fé. Vamos, portanto, refletir sobre os diferentes tipos de fé. As perguntas a seguir são todas baseadas em passagens Bíblicas.

A nossa incredulidade, falta de fé, tem atrapalhado o agir de Deus? Estamos alicerçados, firmes na fé? Somos daqueles que se desviaram da fé? Nós nos deixamos perverter da fé pelos incrédulos? Nós mantemos, ou naufragamos na fé? Temos abandonado a fé, seguindo espíritos enganadores e seguindo doutrinas de demônios? Nossa fé é sincera, sem hipocrisia? Nós temos permanecido na fé? Temos abandoando a fé por amor ao dinheiro? Fomos reprovados na fé?
Temos crescido na fé? As nossas obras mostram que estamos vivos na fé? Continuamos alicerçados e firmes na fé? Temos resistido continuando firmes na fé? Temos batalhado diligentemente pela fé? Estamos fracos na fé, ou seja, nossa fé está enferma? Nossa fé é pequena, como disse Jesus sobre alguém? Nossa fé é grande como também disse Jesus sobre alguém? Nós estamos enfermos, debil ou sadios na fé? Nossa fé é sincera? Estamos desfalecendo na fé? Nossa fé e deficiente, precisa ser fortalecida? Estamos fracos, enfermos ou débeis na fé? Temos batalhado por nossa fé? Continuamos firmes na fé? Nossa fé é igual ou maior que um grão de mostarda? Temos sido curados de enfermidades pela fé?

CONCLUSÃO
Assim como a incredulidade desonra a Deus, chamando-o de mentiroso, a fé honra a Deus e Deus honra uma grande fé e não existe maior honra do que ser chamado  de filho de Deus, pela fé em Jesus seu filho: “Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus” Gal 3.26
Amém! Glória a Deus!