DEFENDENDO A FÉ

“Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo: Misericórdia, paz e amor sejam multiplicados a vocês. Amados, embora estivesse muito ansioso para escrever a vocês acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos.”Judas 1:1-3 NVI

Nos versículos acima vemos que somos amados por Deus e, por isso, somos guardados por Jesus Cristo. Contudo, Judas nos convoca para a batalha pela fé, pois apesar do amor de Deus, Ele sempre espera de nós atitude. Alguns pensam que essa passagem acima  está nos convocando a batalhar pela nossa fé, ou seja, devemos fazer boas obras para corresponder a salvação que alcançamos através de Cristo. Na verdade, trata-se de defendermos o evangelho, a igreja, não só dos  ataques do mundo, mas principalmente, defendê-la dos inimigos infiltrados, que são os piores, são os tais ‘lobos com pele de cordeiro’. Há pessoas que estão nas igrejas, mas ficam pelos corredores criticando tudo e, o pior, em algum caso, ensinando falsas doutrinas. 
Nós não somos chamados só para ficarmos alisando bancos, mas para pertencermos ao exército do Senhor. Um soldado não é chamado para ficar só no quartel, mas para combater os inimigos dos princípios do exército a que pertence e, no nosso caso, trata-se do exército de Deus a que pertencemos. Nós fomos salvos para isso, para combater e ajudar na salvação os perdidos, ou seja, cumprir o ide. Alguém já disse que um dos principais campos missionários é a igreja. 
Lutar pela fé não é ficarmos dentro da igreja, no trabalho ou no meio familiar, apontando o dedo e criticando detalhes insignificantes da verdade dos evangelhos, ou mesmo murmurar contra aspectos da condução do culto que não prejudicam em nada a grande obra de Cristo. Muitos chegam a implicar com a roupa do pastor, com o tom de voz, criticam se ele é sério ou se brinca é engraçadinho, etc.

Na minha jornada de mais de quarenta anos com Cristo já ouvi inúmeras pregações na igreja e nos meios de comunicação. Agradeço a Deus principalmente pela igreja porque ali aprendi muito, muitas vezes fui confortado e fortalecido na fé e pude, portanto, crescer espiritualmente sobremaneira. Mas, nem sempre concordei com tudo que ouvi, mas destaco que foram pouquíssimos esses acontecimentos de discordância. Portanto, mais de uma vez procurei conversar com algum pastor em particular e com amor discutindo a verdade das escrituras. 

Veja bem, repito, não incomodei ninguém por minúcias, mas somente quando achava que deveria mostrar pontos que não correspondiam à verdade teológica. Eu não poderia concordar, por exemplo, em que fosse ensinado para os irmãos que o Cristão está sujeito à maldição hereditária, sendo que somos nascidos de novo e a Bíblia ensina que nós fomos resgatados da maldição da lei por Cristo: “Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.” Gálatas 3:13 NVI

O apóstolo Paulo e também Judas (não se trata do Judas traidor) combateram os ensinamentos errôneos sobre as escrituras, a ponto de dizer que os Bereanos eram mais nobres que os Tessalonicenses porque procuravam ver se de fato o que estava sendo pregado estava de acordo com as escrituras ( Atos 17.11). 

 Deus nos defende, e será que nós precisamos defender Deus?! Sabemos que Deus não precisa que o defendamos, mas nós precisamos defendê-lo porque o amamos. Se alguém falar mal de nosso pai terreno, mesmo nós sabendo que ele tem condição para se defender, nós somos movidos a defendê-lo. 
Quando falamos em defender Deus trata-se de defender a nossa fé de que Deus existe contra as ideias incrédulas, e também nos levantarmos contra as falsas doutrinas dentro da igreja. 
Vemos pessoas que defendem uma causa, ou mesmo seu time preferido, chegando a morrer ou matar por ele. Se temos convicção da nossa fé lutamos por ela. Portanto, para cumprirmos bem esse papel precisamos estar preparados buscando sempre o conhecimento da palavra de Deus: “Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.” 1º Pe 3.15

Portanto, quando vemos as verdades do Evangelho sendo distorcidas, ou quando vemos nossos irmãos perseguidos mundo afora, não podemos nos calar. Não podemos ficar no ora pois! Vejam só! Que coisa, hein! Ou mesmo só orando, é necessário ação. Nós vemos também na época de eleição os lobos agindo como cordeiros, e nós não devemos levantar nossas vozes a Deus e também declararmos nos lugares onde temos influência, nosso protesto contra a hipocrisia. Veja o que disse o pastor Martin Luther King sobre a letargia que toma conta de muitas pessoas: “O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, Dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons".
Senhor, tenha misericórdia de nós e que o Santo Espírito nos ajude a não pensarmos só em nós, mas principalmente na obra do Senhor de revelar as verdades do evangelho.
Em nome de Jesus!
Amém!