A QUEM DEUS LIVRA DA PRAGA?


“O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.”Salmos 91:1-2 ARA


“Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.”  Salmos 91:9-11 ARA

 ““Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.”Salmos 91:14 NVI


Quando lemos o salmo noventa e um como um todo, e não versículos isolados, entendemos a quem Deus dá o livramento. Vemos, nesse capítulo noventa e um, alguns pré-requisitos para o socorro do Senhor:


  • O que habita no esconderijo do Altíssimo”: habitar trás a ideia de busca constante a Deus e não só em momentos de tribulação. 
  • Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio”: é aquele que além de confiar também confessa (disseste) sua fé em Deus.
  • Fizeste do Altíssimo a tua morada.”: praga alguma chegará à sua tenda, porque ele fez da tenda de Deus a sua morada e a ela nada pode atingir.
  • Porquanto ele me ama, Eu o resgatarei; Eu o protegerei…”: vemos nesse verso que o Senhor protege aqueles que o amam.


Portanto esses são alguns pré-requisitos, como já disse, para Deus nos socorrer. Não é porque ficamos recitando os versículos de promessa tais como “praga alguma chegará à tua tenda” ou “Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido”; que temos o livramento do Senhor. Esses versículos são consequência do nosso arrependimento, da nossa obediência, oração, do nosso amor, da nossa fé em Deus e mesmo projetos de Deus.


Veja que satanás tentou Jesus usando uma passagem Bíblica isolada e Jesus retrucou a ele usando também uma passagem Bíblica, mostrando que a Bíblia deve ser considerada como um todo e não em parte:


“e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.” Mateus 4:6-7 ARC


Podemos observar, por exemplo, que a praga não só chegou à tenda (casa) de Jó e a destruiu completamente. Isso mesmo diante do que foi dito sobre ele, pelo próprio Senhor nosso Deus: “não há ninguém na Terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e  evita o mal”. É claro, portanto, que havia um contexto por trás desse acontecimento com Jó.


Não é por causa das promessas das escrituras que eu vou dormir à noite com as portas abertas, não vou deixar de procurar o médico, não é por isso que eu vou avançar o sinal vermelho e nem sair com carro sem freio. A mensagem da Bíblia, repito, não consiste em versículos isolados, mas em um todo.


CONCLUSÃO:


A Bíblia está repleta de promessas, mas quase todas, senão todas, têm pré-requisitos. Eu creio na cura divina, mas não creio que Deus é obrigado a curar a todos apenas por que citam versículos isolados. Já que falamos de Jó, não adiantava orar por ele antes do tempo da restauração dele. Também, o anjo da morte no Egito se desviava da casa de judeus, mas passar o sangue nas ombreiras da porta para se protegerem era obrigação dos moradores da casa. Não foram guardados por palavras, mas por ação e fé em Deus.


Portanto confiemos em Deus e na sua palavra, mas também busquemos nos aproximar do Senhor e que façamos a nossa parte, porque Jesus já fez a dele.

Aleluia! Glória Deus!