Somos chamados porque amamos a Deus, 
                        e não amamos a Deus porque somos chamados.

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (plano). Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”Rom 8:28-29 NVI

Rm 8.28Estamos certos de que Deus age em todas as coisas com o fim de beneficiar todos os que o amam, dos que foram chamados conforme seu plano.KJA

Algumas correntes teológicas acreditam que Deus “determina” quem deve vir a Ele, mas dizem que não sabem responder qual o critério adotado para que Deus aceite uns e não outros. Contudo, sabendo que “Deus amou o mundo…” e diante da passagem acima vemos que Deus usa o critério da reciprocidade, ou seja, Deus ama a todos e Ele “age em todas as coisas” para abençoar aqueles que o amam. Ele não abençoa só em parte. Esse é o plano de Deus ou projeto de Deus para nós. Se o amamos Ele, além de já nos amar, também nos abençoa. Deus por ser onisciente, pois “de antemão conheceu”, sabe quem o ama. 

Portanto quando analisamos as escrituras, vemos que primeiro a pessoa ama a Deus, para depois ser abençoada por Ele, como se vê nos versículos a seguir, além do versículo citado inicialmente:
O SENHOR guarda (protege, preserva) a todos os que o amam; porém os ímpios serão exterminados.  Salmos 145:20

mas trato com bondade até mil gerações[35] aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos. Êxodo 20:6

Além dos versículos acima que deixam bem claro que Deus abençoa aqueles que o amam, vale a pena ver os versículos  finais do salmo 91 que não deixam dúvidas de que Deus derrama  as bençãos  sobre aqueles que o amam: 14“Porque ele me ama, Eu o resgatarei; Eu o protegerei, pois este conhece o meu Nome. 15Sempre que chamar pelo meu Nome hei de responder-lhe; estarei sempre com ele; nos momentos mais difíceis, quando enfrentar tribulações, Eu o resgatarei e farei que seja devidamente honrado.16Eu o contemplarei com vida longa e lhe revelarei a minha Salvação”, assim disse o Eterno! Salmo 91

No versículo dezesseis acima vemos que entre as bênçãos prometidas por Deus está incluída a revelação da salvação, ou seja, o Senhor age com reciprocidade abençoando e salvando aqueles que o amam. 

Essa questão da salvação é confirmada também no salmo a seguir: Sl 50. 23Quem me oferece sua sincera gratidão como sacrifício, honra-me, e Eu revelarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos. É claro que Deus tem compromisso com aquele que, no exercício do seu livre arbítrio, tem compromisso com Ele.

Aliás foi para isso que fomos criados, ou seja para amar a Deus: Ecl 12.13Agora que já se disse tudo, eis aqui a conclusão a que chegamos: ama reverentemente a Deus e obedece aos seus mandamentos; porquanto foi para isso que fomos criados. KJA - (Grifo meu) 

Em toda a Bíblia vemos o Senhor conclamando o ser humano à participação, a mudar de vida. O projeto que Deus quer que participemos dele é o projeto do AMOR. Ele nos ama e espera ser correspondido: “Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Respondeu Jesus: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. Este é o primeiro e maior mandamento. Mateus 22:35-38

Nós não fomos criados como marionetes para sermos teleguiados para o caminho do bem, para a salvação. Deus nos criou seres pensantes, com emoções e capacidade de decisão.  Fomos criados a imagem e semelhança de Deus. O Senhor quer que o amemos por opção e não por determinação, por decreto. Ele quer um amor sincero, como é o amor Dele por nós.

Quando lemos a Bíblia sempre vemos Deus clamando para que O amemos, tenhamos fé e, principalmente, nos arrependamos dos nossos erros, pois ele, como o pai do filho pródigo, está sempre com os olhos no caminho a espera do Filho amado arrependido para abençoá-lo.

Portanto o projeto de Deus é conquistar o nosso amor em correspondência ao Seu imenso amor por nós.

Aleluia! Glória a Deus!


http://luciobarretopai.blogspot.com/