O AMOR DE DEUS É ETERNO 


 O amor jamais morre; todavia, as profecias deixarão de existir, as línguas cessarão, o conhecimento desaparecerá. 1ºCo13 

 O apóstolo Paulo, nesse capítulo, está respondendo á igreja de Corinto (1:11) sobre contendas que aconteciam lá, provavelmente por causa dos dons espirituais. Isso fica evidente no capítulo 12, que ele já inicia dizendo que eles não deviam ser ignorantes quanto aos dons (12:1). Na verdade, eles estavam em contendas orgulhosamente considerando quem era mais importante pelo dom com que tinha sido agraciado por Deus. Ele esclarece sobre os propósitos dos dons espirituais e, principalmente, a importância de serem exercidos com amor em favor do próximo (1º Co 12:7). Paulo diz que os dons passarão, mas que o amor nunca perece (João 13:8). 

 O poeta Vinícius de Morais disse sobre o amor que ele não é eterno: “que seja infinito enquanto dure”, já a Bíblia afirma que o amor de Deus não tem fim: “Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.” Salmos 100:5 NVI e eu creio no amor eterno do Senhor. 

 Os dons são dados para exercitarmos o nosso amor. Ou seja, os dons são instrumentos que Deus nos dá para a edificação da igreja, ou seja, para que possamos ajudar nossos irmãos, quer seja com dom de cura, dom de profecia, dom de pastorear... No entanto, muitos irmãos confundem e acham que a pessoa que tem um dom é mais espiritual, mais abençoado, até mesmo considerado um intermediário entre Deus e os homens. Aliás, mesmo algumas pessoas que têm algum dom chegam a se julgar com autoridade espiritual em todas as áreas. Contudo, a pessoa pode ter o dom de cura, por exemplo, mas não ser um bom conselheiro, ser um profeta, etc. Portanto, não há motivo para alguém sentir-se orgulhoso ou mesmo soberbo, pois o dom que ele recebeu foi um presente pessoal, mas, repito, para a igreja em geral. Infelizmente, temos visto também muitos líderes que têm algum dom especial, podem erroneamente achar que têm um vale night de Deus, até mesmo para pecar, pois creem que Deus está com eles aprovando tudo que fazem, pois são usados para curar, etc. No entanto, vemos na Bíblia que quando Deus levanta um líder, que pode ser um rei, um profeta, um sacerdote, etc.; Ele não o transforma em um robô ou super herói com habilidades especiais em todas as áreas da vida. A pessoa continua com o seu livre arbítrio, portanto sujeita a erros e suas consequências. Podemos citar Davi, que foi grande rei de Israel, e também Saul; ambos cometeram erros e pagaram por eles. Podemos citar também, de um modo particular, Judas. Ele estava entre os discípulos, quando foram enviados por Jesus e eles receberam “autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades e, mesmo assim Judas veio a trair, mais tarde, o Senhor Jesus: “1Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades. 2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4 Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu. Mateus 10:1-4”. O dom é graça concedida pela misericórdia de Deus, já o amor é fruto do Espírito como consequência de uma vida verdadeiramente transformada, pois a Bíblia diz o seguinte: “ 7Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido e conhece a Deus. 8Aquele que não ama não conhece a Deus, porquanto Deus é amor.” 1º João 4 

A mensagem dessa carta aos Coríntios é que, na verdade, é o amor ao próximo que é característica fundamental de que somos realmente da família de Deus, “…pois quem não ama seu irmão, a Quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”.1 João 4:20. Que o Senhor, através do Senhor Espírito Santo, derrame em nossos corações um amor sincero ao próximo e a Deus. Em nome de Jesus! Amém