APATIA ESPIRITUAL 


 Vamos refletir sobre um mal que tem atingido e vem aumentando em muitas igrejas e trata-se da apatia espiritual. A apatia espiritual é um estado emocional de indiferença interesse e paixão pela vida cristã afetando o corpo e a alma, sendo caracterizada como perda de interesse pela oração, pela leitura da Bíblia e pela obra de Deus em geral. A apatia espiritual é um problema que pode atingir a qualquer um de nós em determinado momento de nossas vidas e pode afastar-nos de Deus. Como a definição diz a apatia é caracterizada como indiferença e é uma condição que afeta muitas pessoas. É um estado de espírito daqueles que são alheios a questões fundamentais da vida material e também da vida espiritual. Por exemplo, na vida conjugal estão apáticos são como diz o Senhor Jesus como sal insípido, sem gosto Mt 5:14. Já não têm mais a paixão da época do namoro, do noivado e dos primeiros anos de casamento. Há uma expressão usada no relacionamento amoroso que é dizer que “conquistou” o parceiro ou parceira, mas a maioria se esquece que a conquista é o primeiro passo, é preciso manter o “território” conquistado. Isso é um princípio válido para vários aspectos da nossa vida material, ou seja, nossas conquistas precisam de nossa atenção e cuidados constantes. 

 O mesmo acontece com nossa vida espiritual. A graça é um presente maravilhoso que Jesus nos proporcionou e que Lhe custou muito caro para que o tratássemos com indiferença. É muito descaso considerarmos o presente do Senhor sem emoção, desmotivado, com frieza ou sonolência. É assim, infelizmente, que grande parte da igreja está exercendo o seu cristianismo. Eu já ouvi falar de pessoas que dizem que são evangélicas, mas que não são praticantes. Fico imaginando Jesus ouvindo um membro da noiva de Cristo pensando assim. Jeremias chega a dizer que é amaldiçoado quem faz a obra de Deus descuidadamente: “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue! Jeremias 48:10 

 Vamos meditar também sobre o que Jesus disse a uma das igrejas no apocalipse e que estava agindo com as características acima: “ 14“Ao anjo em Laodiceia escreve: ‘Assim declara o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o Soberano da criação de Deus. 15Conheço as tuas obras, sei que não és frio nem quente. Antes fosses frio ou quente! 16E, por este motivo, porque és morto, não és frio nem quente, estou a ponto de vomitar-te da minha boca”. Ap 3. Jesus considera que no reino de Deus, na obra de Deus, não há lugar para operários, obreiros mornos. Se olharmos, na Bíblia, os destacados personagens do povo de Deus, aqueles que temiam o Senhor, a característica marcante é a paixão pela obra de Deus a ponto de darem suas vidas em defesa daquilo em que criam e em defesa dos incautos que estão perecendo.

 Nós que fomos iluminados, capacitados e credenciados por Cristo para servirmos de sal e luz precisamos agir com zelo pela principal obra da igreja que é salvar os perdidos. Nós somos como quem está guiando um avião. Não podemos relaxar e deixar o avião, a igreja, no piloto automático. Não esperemos acontecerem as turbulências, que podem até serem permitidas por Deus, para acordarmos.

 Esse era o problema dos irmãos de Laudiceia, eles estavam navegando em bonança. Eram ricos e se sentiam seguros. Achavam que eles se bastavam. Perceba o que na verdade eles não estavam vendo com os olhos espirituais era, na verdade, a situação de miséria em que estavam: "17E ainda dizes: ‘Estou rico, conquistei muitas riquezas e não preciso de mais nada’. Contudo, não reconheces que és miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu!” Ap 3. 

 Assim também agiam os israelitas, no Antigo Testamento. Sempre que melhoravam de vida se acomodavam, até que o Senhor permitisse turbulências e eles se arrependiam, mas já tinham sofrido muito. Não esperemos turbulências para acordarmos. 

 Jesus abriu os olhos da Igreja de Laodiceia para que despertassem da letargia em que viviam mostrando a eles que Ele era a verdadeira riqueza e buscassem o seu precioso colírio para que enxergassem o tesouro que é a vida em Deus e despertassem da sonolência espiritual: “18Portanto, ofereço-te este conselho: Adquire de mim ouro refinado no fogo, a fim de que te enriqueças; roupas brancas, para que possas cobrir tua vergonhosa nudez; e compra o melhor colírio para que, ao ungir os teus olhos, possas enxergar claramente. Apoc 3. 

 Ao contrário da apatia, da indiferença, precisamos urgentemente buscar um avivamento pessoal e da igreja. Ou seja precisamos ser mais ativos, mais intensos e despertos. Paulo também diz à igreja de Éfeso que eles estavam dormindo. Ele considera que quem está apático está como morto. Chama essas pessoas de néscios, ou seja, estúpidos e ignorantes. Lembra-os de que os dias são maus, portanto, precisam ser sábios e ficar atentos. (Ef 5:14-16) 

 Nós que ingressamos no exército de Jesus pela fé na Graça temos compromisso de proclamar ao mundo a salvação. É isso que Jesus espera de nós, ou seja que cumpramos o ide. Veja três pensamentos que pesquei na internet e que retratam consequências de uma vida material ou espiritual negligente: O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. [Martin Luther King, líder batista] • É na omissão dos bons que se fortalece a maldade dos maus. [Ivan Teorilang] • Para o triunfo do mal só é necessário que os bons não façam nada. [Edmund Burke]

 Como antídoto para a apatia espiritual busquemos constantemente a Deus em oração com humildade e arrependimento, leiamos com frequência a A Bíblia, pois ela não só nos orienta, mas a medida que mais a lemos, mais vamos aumentando nossa fé e paixão pelo Reino de Deus. Mesmo que tenhamos nos decepcionado com a igreja, saiba que é lá que podemos encontrar ajuda. Não sejamos desigreijados, porque um membro fora do corpo tende a morrer e, além do mais, juntos nos aquecemos e fortalecemos mutuamente nos “invernos”. Busque frequentar uma célula ou um amigo ou o pastor para conversar. Finalmente peça constantemente a ajuda do Senhor Espírito Santo para uma vida de santidade. Com isso, O Senhor Espírito Santo, acionará em nós um despertamento espiritual, um verdadeiro avivamento, e renovação pela paixão para, com amor, ajudar os que estão dormindo na igreja e os perdidos no mundo para voltarem-se para Jesus. Amém!