SORRIA,VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO(A) 


--Deus está sempre conosco-- Muitas pessoas questionam se estamos sós no universo. Questionam se somente a Terra é habitada. Ou seja, perguntam se há outros planetas habitados, ou não? A Bíblia não fala sobre isso claramente, mas o apóstolo Paulo disse que conhece um homem que foi arrebatado até ao terceiro céu. Estudiosos acreditam que estava falando dele mesmo. (2º Co 12:2). 

 Uma coisa é certa, a Bíblia diz claramente que nunca estamos sós neste mundo pois Deus está sempre conosco. Ou seja, o Senhor, além de onisciente ( está ciente de tudo o que ocorre) é onipresente (aquele que está ao mesmo tempo em toda parte). Ele não só sabe todas as coisas passadas, presentes e futuras, mas também está presente em todos os momentos da nossa vida, mesmo quando ainda estávamos no ventre materno (Sl 139:15-16). Portanto, Deus não só sabe todas as coisas, mas está em todos os lugares ao mesmo tempo. O Salmo a seguir deixa bem clara a presença do Senhor constantemente em nossas vidas: “Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Salmos 139:5-10. Portanto, não é apenas o fato de Deus poder estar em qualquer lugar, mas que Deus está em todo lugar, e nós vivemos como um peixe no mar, para qualquer lugar que se mova está na água, assim acontece conosco com relação a Deus, estamos sempre na presença dEle.

 Precisamos, portanto, ficar firmes e convictos da constante presença de Deus nos guardando porque vivemos em um mundo caído e temos um inimigo poderoso que não é onipresente, mas circula pela terra tentando manchar, macular os filhos de Deus criados à imagem e semelhança de Deus, para assim atacar o Senhor. O apóstolo Pedro estava ciente desse perigo: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, Rugindo e procurando a quem possa devorar.  1 Pedro 5:8 

 Spurgeon no livro, “O grande Deus”, critica aqueles que zombam de pessoas que seguem deuses de pedra e de madeira e que têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêm”; mas lamentavelmente constatamos que muitos cristãos também vivem como se Deus fosse um Deus distante, que fica lá no céu ou, às vezes, se manifesta na igreja, ou mesmo, acham que Ele não ouve suas orações, mas somente aquelas feitas pelo pastor ou por algum irmão muito espiritual. Por isso é que às vezes dizemos para um irmão em Cristo que está partindo ‘Vá com Deus’, enquanto deveríamos dizer: Deus continue com você. Na verdade, no Antigo Testamento Deus era com o povo de Israel, mas atualmente Ele está com e em nós através do Espírito Santo todo tempo, e isso é confirmado pelo próprio Senhor Jesus: “E eu pedirei ao Pai, e Ele dará a vocês outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.” João 14:16-17 NVI. 

 Portanto, se o Espírito Santo está em nós, então Deus nos acompanha em todos os momentos e se não consideramos isso como realidade, caímos na tentação do pecado, pois não achamos que estamos na presença constante do Senhor. Por isso, muitos são “santos” na igreja, na presença do pastor ou diante de irmãos. Esquecem-se de que somos observados constantemente não só pelo Senhor, mas por todo exército do céu e por satanás com suas hostes do mal, ou seja, somos sempre observados por ‘grande nuvem de testemunha’. Portanto há uma multidão sempre nos observando. O livro de Hebreus confirma isso: “1Portanto, também nós, considerando que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, desembaracemo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve…He 12:1 

 Para ilustrar essa nossa condição de estarmos sendo observados constantemente, lembro-me do filme “Show de Truman” que mostra a vida de um personagem que vivia em uma cidade que parece que era uma ilha. Contudo, esta cidade era apenas um cenário. Tudo que ali existia, comércio, farmácias, prefeitura, tudo, mas tudo mesmo, era fictício, era cenário, só a vida dele era real, pois fora criado ali desde criança. Tudo que acontecia com ele era transmitido em tempo real pela televisão para o mundo inteiro, e as multidões torciam, uns a favor e outros contra, quando por exemplo ele estava para se casar. A noiva também era atriz. Assim é nossa vida, quando obedecemos a Deus, amamos nosso próximo, nos desviamos do pecado, o exército do céu vibra, mas quando é o contrário, quando fracassamos, os inimigos nosso e de Deus zombam. Acredite, é real, somos espetáculo para o mundo espiritual: “Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Viemos a ser um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.  1 Coríntios 4:9. Imagine se todos os seus pensamentos fossem projetados em um telão e que fosse projetado para o mundo todo. 

 A onipresença de Deus também é enfatizada por Jesus nas suas palavras registradas nos evangelhos. Em Mateus 28:20, Ele promete aos Seus discípulos: "E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Essa promessa é uma fonte de encorajamento e conforto para os cristãos ao longo da história. Não importa a situação em que nos encontramos, Deus está presente conosco, oferecendo orientação, força e consolo. 

 Senhor nosso Deus, clamamos aqui, arrependidos e com humildade, que nos ajude para que possamos sempre buscar fazer a tua vontade e não sirvamos de zombaria para todo o exército do céu,; e mesmo diante de nossas limitações, que o senhor Espírito Santo nos dê força e orientação para que possamos proporcionar mais alegria no teu coração Senhor. Amém