POR QUE VOCÊ ACHA QUE PODE ENTRAR NO CÉU?

Compreender perfeitamente o projeto de Deus para a nossa salvação é fundamental para nós na caminhada cristã e também para podermos cumprir o ide de Jesus com segurança para a salvação dos perdidos. Nós somos chamados para sermos salvos e para levar salvação à sociedade. 

A Bíblia deixa claro, em várias passagens, o projeto de Deus para a salvação e restauração da humanidade ao estágio de antes da queda de Adão. E é evidente, nas Escrituras, que só é possível a salvação através de Jesus e que não há nenhum outro meio de salvação: "11. Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular. 12. Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos”." Atos dos Apóstolos, 4 - Bíblia Católica Online. (Esclareço que vou usar a Bíblia católica online, porque algumas pessoas acham que determinados versículos só são encontrados na Bíblia dos Evangélicos). 
Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/atos-dos-apostolos/4/

Assim como a Bíblia deixa claro que a salvação é só em Jesus, também diz que todos pecaram e carecem da glória de Deus. Por isso precisamos de perdão, ou seja, salvação: "Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram..." 
Romanos, 5 - Bíblia Católica Online

Com a queda no paraíso, a comunhão que havia entre Deus e Adão e Eva foi quebrada, e foi necessário o filho de Deus, Jesus o novo Adão, vir, como intercessor voluntário, padecer e morrer em nosso lugar para restabelecer a nossa paz com Deus:  “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos[23] paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,…Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!” Rm 5.1,10
Romanos 5:1, 10

Os judeus, antes da vinda de Jesus buscavam o perdão de pecados através da obediência à lei de Moisés e que constava de mais de seiscentos preceitos. Ou seja, eles buscavam justificar-se pelas boas obras. Talvez, como resquício disso, muitas pessoas, judeus ou não, continuam com esse mesmo propósito, achando que se praticarem o bem se salvarão. 
A verdade é que se a salvação dependesse das boas obras, então a pessoa  seria salva pelas obras e não por Cristo. Ou seja, se fosse assim, a vinda e o sacrifício de Jesus, teriam sido em vão. Acreditando que boas obras salvam, estão dizendo que a crucificação de Jesus não foi suficiente. As boas obras são consequência da salvação e não causa. 

Não somos salvos porque somos bons, somos salvos para sermos bons com a ajuda do Espírito Santo de Deus. Se merecêssemos a salvação, não seria graça, seria recompensa. Self salvação é achar que somos autossuficientes, que não dependemos de Deus. Se a salvação fosse pelas obras é como se o gerente de uma empresa dissesse que quem não cumprisse a meta seria despedido, mas, ao mesmo tempo, ele não dizia qual era a meta. É como se Deus dissesse que seríamos salvos se praticássemos o bem, mas não dissesse qual é a meta, ou seja, quanto de bem é necessário para ser salvo. 

Muitos resistem à ideia de salvação pela graça porque fere o seu amor próprio, seu orgulho.  A maioria de nós detesta dever favor a alguém, mesmo se for a Deus. Eu mesmo achava que dava conta da minha vida, até que um dia cai na real dependência do imenso amor de Jesus.  Fomos acostumados com o sistema desse mundo onde predomina a meritocracia. Para ter sucesso, você tem que ser bonzinho e esforçado: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”  Efésios 2:8-9

Muitos creem que seus pedidos, orações, e mesmo a salvação, devem ser dirigidos a pessoas que já morreram. Falo com amor, e não como crítica, estão, mais uma vez desmerecendo a obra redentora de Jesus que foi completa. Estão dividindo as bênçãos recebidas ou a salvação entre Jesus e pessoas. Pessoas estas que, como todo mortal, também dependem da salvação. A própria Maria, mulher maravilhosa, serva de Deus, dependeu do Senhor para ser salva: "46. E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor,* 47. meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador," São Lucas, 1 - Bíblia Católica Online. Precisamos, portanto, tomar cuidado para não colocar, ou considerar, a criatura igual ao criador.

Portanto, nossa fé, nossos pedidos devem ser dirigidos a Deus atestando que dependemos da  graça e intercessão de Jesus. A seguir algumas passagens que mostram que o nosso único líder, cabeça da igreja como diz a Bíblia, é o Senhor Jesus:
E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei. João 14:13-14
Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que Pedirem em meu nome.  João 15:16

Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que Pedirem em meu nome. João 16:23
 "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus…1 Timóteo 2:5-6 NVI
  João 1.12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;  (MARIA, OS APÓSTOLOS, TODOS SÃO FILHOS DE DEUS)
• "João 14.6. Jesus lhe respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." 

CONCLUSÃO

Portanto, aceitar a graça de Deus, o presente imerecido, é rejeitar a cultura da meritocracia injusta do mundo e abraçar o imenso amor que Deus nos oferece. A graça de Deus é gratuita para nós, mas para Deus e Jesus custou muito.
Logo, respondendo à pergunta inicial, diremos para Deus que somos salvos pelo sangue, sofrimento e imenso amor de Jesus, e não por mérito nosso ou fé em pessoas que já morreram:  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16 AR
 Portanto, praticar boas obras deve ser uma atitude de obediência aos princípios do exército de Deus ao qual passamos pertencer. Ao mesmo tempo, é um um gesto de gratidão pela graça sacrificial de Jesus que já recebemos. 
Glória a Deus!  Haleluia!