ALIANÇA DE SANGUE COM JESUS 

Antigamente, e mesmo hoje em algumas culturas, era muito comum as pessoas fazerem pacto de sangue selando uma aliança.

O pacto mais comum era aquele em que as pessoas faziam um pequeno corte na mão e depois davam as mãos, misturando os sangues. A partir daí o que eles haviam compactuado, na presença de testemunhas, passava a ser quase sagrado para eles, e quebrar um pacto era uma das coisas mais vergonhosas e muitas vezes pago com a vida.

O casamento cristão é um exemplo perfeito de aliança, apesar de não ser uma aliança de sangue. Tanto assim que as alianças colocadas pelos noivos são os símbolos desse pacto que deverá ser por toda vida. E a quebra desse pacto, de um modo geral, trás consequências danosas para toda a família. É por isso que Deus claramente diz: “Eu odeio o divórcio “. A aliança de Cristo com a igreja tem esse mesmo simbolismo do casamento, pois Ele é chamado de noivo e a Igreja de noiva.

A palavra aliança aparece mais de trezentas vezes na Bíblia, dependendo da versão. Os estudiosos destacam sete alianças principais. A primeira delas chamada Adâmica que por ele foi quebrada e trouxe, além de inúmeros problemas para a humanidade, trouxe a morte. 

A última das alianças, chamada nova liança, foi feita através de Jesus, mais precisamente pelo sangue de Jesus. Essa aliança, Ele faz com aqueles que o reconhecem como único e suficiente salvador. Foi um pacto de sangue em que somente Jesus teve que derramar o seu sangue e nós não. Nessa aliança nós não temos que morrer por nossos erros, Jesus já morreu por eles e, ao contrário da morte, nos dá a vida.

Jesus derramou o seu precioso sangue quando o chicotearam nas costas e quando fincaram pregos em suas mãos e seus pés. Jesus derramou o seu sangue no Getsêmani quando suou sangue. Derramou seu sangue também quando Lhe puseram uma coroa de espinhos. 

Jesus nos convida para nos aliarmos a Ele nessa aliança em que nós temos inúmeras bênçãos, ou seja, só temos a ganhar e, de nós, só é pedido reconhcê-Lo como único e suficiente salvador pela nossa fé e batismo. 

Nesse convite Jesus cita a grande promessa de que nos ajudará a carregar nosso fardo através do deserto da vida: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”Mateus 11:28-30

Já citei em outro texto sobre o que pode significar estar sob o jugo de Jesus. Uma das definições de jugo é: “Jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxam um arado ou uma carroça. É também chamada de canga ou junta de bois”. Quem conhece um pouco dessa atividade sabe que normalmente se coloca um boi iniciante junto de um mais experiente sob a mesma canga, para ser ajudado e orientado para desviar dos erros de iniciantes. É isso que Jesus faz por nós, quando nos entregamos a Ele, nos ajuda e nos orienta.

Quando estamos sob o jogo de Jesus, nós abandonamos o jugo perverso de satanás e nos libertamos do temor da morte E aguardamos a vida eterna para onde Jesus nos conduz com segurança: e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte. Hebreus 2:15

São incontáveis os benefícios, as bênçãos, para quem decide se colocar sob o jugo amoroso de Jesus que nos ama com amor eterno.
Glória a Jesus!