JESUS ERA COMUNISTA?!

Algumas pessoas dizem que Jesus era comunista. Vi um político na televisão dizendo que era comunista “ graças a Deus”. Então um repórter disse que isso é incoerente, ao que o referido político, para se justificar,  disse, leia Atos 4.32. ““Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um.”Atos 4:32-35 NVI

É necessário observar que essa distribuição não foi para a população em geral mas para a “…multidão dos que creram”. Ou seja, era para aqueles que creram, pois a “grandiosa graça (bênção) estava sobre todos eles”. Não havia distribuição para os ricos fariseus, para os zombadores, para os black blockers da época, nem para os pecadores rebeldes e ímpios. Repito, era graça para os que creram. Tanto assim que os crentes vendiam os bens era para os não crentes, eles não davam o que tinham para eles. 

Veja que a própria Bíblia cita, no livro de atos, que alguns cristãos continuaram com suas próprias casas “A casa de Simão” (Atos 10:17); “A casa de Cornélio) (Atos 10:30); “A casa de Maria, mãe de João” (Atos 12:12);“A casa de Filipe, o evangelista” (Atos 21:8). A casa de Pedro é visitada, pelos turistas, até hoje em Cafarnaum. Portanto, isso foi uma situação passageira e também não era compulsória, em que as pessoas eram obrigadas pelos líderes a dar o que tinham, enquanto essa minoria  vivia em abundância, como é costume na maioria dos regimes comunistas. 

É claro que em várias partes da Bíblia O Senhor nosso Deus recomenda que devemos ser generosos com os pobres e promete recompensa para quem pratica a caridade. Veja que a promessa é de que quem é generoso prosperará mais ainda, e não que ele também vá empobrecer para ajudar os necessitados: “24Quem dá com generosidade, vê suas riquezas se multiplicarem; outros preferem reter o que deveriam ofertar, e caem na pobreza. 25O generoso sempre prosperará; quem oferece ajuda ao necessitado, conforto receberá”. Prov 11. Veja também o que diz o apóstolo Paulo diz à igreja de Coríntio com referência à contribuição deles para a igreja da Macedônia: “Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus”. 2 Coríntios 9:10-11. Ou seja, aqueles que ajudam voluntariamente “…serão enriquecidos de todas as formas…”

Podemos observar em toda a Bíblia que Deus incentiva a meritocracia cristã, recompensando quem se esforça e pratica o bem e castigando o néscio. Em várias passagens da Bíblia encontramos referência à prosperidade do justo e castigo dos ímpios. Dentre os dez mandamentos de Deus vemos que Deus defende a propriedade privada.  O oitavo mandamento condena o furto e o décimo é contra a cobiça do que é do próximo: "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença"Êxodo 20:17

Já no jardim do Éden, Deus disse a Adão que cuidasse e cultivasse o jardim, ou seja, trabalhe. Deus nunca incentivou a vadiagem. Veja a ordem que o apóstolo Paulo deu aos Tessalonicences: Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: Se alguém não quiser Trabalhar, também não coma.” 2 Tessalonicenses 3:10. Veja também que quando o Senhor nosso Deus tirou os Israelitas do Egito para levá-los para a terra prometida exigiu a participação deles para lutarem pela conquista da terra, e logo assim que conquistaram a terra tiveram que começar a trabalhar. Cessaram os milagres. 

Por outro lado, um fato histórico narrado na Bíblia, como o citado inicialmente em Atos 4,  não significa obrigatoriamente que se trata de uma doutrina, ou seja, não é uma norma que deve ser obrigatoriamente seguida. Não é porque Davi adulterou e providenciou a morte do marido traído, que estamos liberados para fazer o mesmo. O mesmo se aplica ao traidor Judas. Não é porque ele foi um traidor, que devemos fazer o mesmo. 

Precisamos lembrar que até no céu as recompensas pelos nossos esforços aqui na terra, serão diferentes: “— Eis que venho sem demora, e comigo está a recompensa que tenho para dar a cada um segundo as suas obras.”Apocalipse 22:12 NAA. Veja bem, essa promessa de recompensa está no livro de apocalipse, no tempo dos fins, portanto são para a vida futura, vindoura. Ou seja, como  já disse, cada um receberá recompensa diferente pelo que tiver feito aqui na terra. Não é comunismo. Não estamos falando aqui de salvação, porque até ela teve um preço, que foi pago pelo sacrifício de Jesus, e mesmo assim nós temos uma pequena participação, que é crer e nos batizar. 

A verdade é que o Senhor não fica devendo nada a ninguém. Fez o bem, receberá o bem e não a maldição, a pobreza. É a chamada lei da semeadura.

Senhor nosso Deus, que o amoroso Espírito Santo nos ajude a compadecer-nos cada vez mais dos necessitados!
Em nome de Jesus!
Amém!