PERTENCEMOS À FAMÍLIA DE DEUS


A família sempre foi um projeto de Deus. A palavra família aparece aproximadamente quatrocentas vezes na Bíblia.

O Antigo Testamento focava muito nas famílias. O povo de Deus, as doze tribos de Israel, eram descendentes dos doze filhos de Jacó. Já o Novo Testamento é mais voltado para a Igreja que parece que se funde com a família. Ou seja, a Igreja passa a ser a família de Deus na terra: “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,” Efésios 2:19 NVI e também Gálatas 6.10 afirma a mesma coisa: “Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.” Gl 6:10 NVI

Muitos outros versículos usam palavras indicando, de certa maneira, que os cristãos convertidos passam a pertencer à família de Deus. Em mais de uma ocasião, são chamados de ‘filhos de Deus’: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome,” João 1:12 NAA e Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Mt 5.9

O próprio Senhor Jesus associa aquele que faz a vontade do pai com diferentes membros que constituem uma família: “Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.” Mateus 12:50 ARA

Veja que nessa passagem, e em outras, todos aqueles que aceitaram e seguem Jesus tratam uns aos outros como irmãos. 

A igreja, ainda dentro do conceito de família,  é chamada de noiva de Cristo. Na época de Jesus aqui na terra, a noiva já era considerada como esposa. Comentaristas chegam  a dizer que para desfazer um noivado era como se divorciar. Portanto, veja que Maria é chamada de esposa de José sendo ainda noivos: “Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente.” Mateus 1:19 NVI. Portanto, creio que podemos dizer que a palavra Igreja é sinônimo de família.

Por outro lado, lamentavelmente, existem muitas pessoas que estão se afastando da igreja alegando que querem praticar o Cristianismo em casa. São os desigreijados. Talvez porque se decepcionaram porque foram feridos por algum líder ou irmão. Outros se afastam porque são rebeldes e não querem se submeter a qualquer tipo de liderança. Enfim, possivelmente fazem parte desta geração ‘mimimi’ que contesta tudo e todos.

É necessário refletirmos um pouco sobre alguns aspectos dessa situação:
Como uma pessoa que se isola vai exercer o amor ao próximo; Como vai perdoar, ainda mais que a Bíblia recomenda que devemos amar e perdoar principalmente aqueles que nos ofendem; orar por alguém ou receber oração, saudar, incentivar, admoestar, servir, ensinar, aceitar, honrar, carregar os fardos, submeter uns aos outros, além de muitas outras recomendações da Bíblia sobre o convívio entre irmãos.

Como uma pessoa pode dizer que ama o noivo, Cristo, mas não gosta da noiva, a Igreja;
Como pode amar o cabeça da Igreja e não amar o corpo;
Como pode dizer que não vai à casa do Pai, porque não amo  meus irmãos;

Ainda pode-se observar que em qualquer organização, as pessoas que mais criticam são as que menos fazem. Na verdade é sabido que quem não faz, vira crítico. 

Portanto, quem se afasta da igreja está também se divorciando de Cristo que ama tanto a igreja que comprou-a com o seu próprio sangue (At 20.28). Essa pessoa não precisa também ler a maior parte do novo testamento, porque são cartas endereçadas às igrejas. Na verdade, Deus está constituindo uma família, um lar, aqui na terra, como era o projeto desde o princípio. No entanto, como pode alguém que diz aceitar essa convocação para pertencer a família de Deus, mas que não quer frequentar a casa que é liderada por seu filho Jesus?

A igreja, como embaixada dos céus aqui na terra, defende os interesses daqueles que pertencem à nação celestial. Ela, através da intercessão dos irmãos e dos dons espirituais, ensina, cura os feridos, consola, encoraja, orienta, etc. Tudo feito através do suporte do Senhor Espírito Santo. Ali também aprendemos com as experiências de vitórias e lutas dos irmãos. Portanto, portanto, quando acontece algum acidente com uma pessoa, procura-se imediatamente os seus familiares. Logo, quando passamos por tribulações podemos contar com o apoio de nossa família da fé: “Alegrai-vos com os que se Alegram e chorai com os que choram”. Romanos 12:15

Glória a Deus que, na Sua imensa sabedoria, nos presenteou com essa bênção que é a Igreja de Cristo.
Haleluia! Glória a Deus.