APRENDENDO COM O APÓSTOLO PROFESSOR PAULO

O apóstolo Paulo foi um Professor por excelência no esforço de cumprir o ide determinado por Jesus para fazer discípulos (Mat 28.19). Podemos considerar que foi ele quem iniciou o ensino à distância com as suas cartas às igrejas orientando os irmãos como deviam se comportar na caminhada com Jesus. Seus ensinos ultrapassaram o tempo e continuam atuais até hoje. Precisamos aprender com Paulo como fazer discípulos com eficiência e eficácia, quer seja no nosso lar, no nosso trabalho e na sociedade como um todo. Essa é uma missão dada por Jesus a todo Cristão, e devemos cumpri-la também para que tenhamos uma vida de paz com nossos semelhantes que aprendendo mais da palavra do Senhor trarão menos problemas para todos.
 
Uma das causas de sucesso de Paulo é o fato dele acreditar no que pregava, ou seja, vivia o que pregava. Se queremos que as pessoas realmente desejem seguir a Cristo, é necessário que elas vejam que nós acreditamos e vivemos o que pregamos. Especialmente quando se trata dos nossos familiares, filhos, cônjuges, etc. Aliás, só o fato de uma pessoa ser realmente  de Deus, já faz parte do ide e, consequentemente, pode levar outros a fazer o mesmo.

Precisamos aprender com o apóstolo professor Paulo como cumprir nossa missão com sucesso. Vejamos alguns aspectos do seu ministério que podem servir de exemplo para nós: 

CAPACITAÇÃO E ZELO POR DEUS: PAULO além de CULTO, procurou conhecer a Palavra de Deus: ““Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje.”Atos 22:3 NVI. 

Quando estudamos a vida dele podemos ver que seus ‘alunos`não eram brincadeira. Paulo sofreu toda sorte de ataques (bullyng) tanto verbais como físicos. Mas, ele não desistia porque tinha convicção. 
Esse bullyng verbal consistia em xingamentos e zombarias: diziam que ele era uma peste, que estava louco e delirava, por inveja contradiziam-no.

Agrediam-no fisicamente: rasgaram-lhe suas vestes, açoitaram-no mais de uma vez, apedrejaram-no e o arrastaram para fora da cidade achando que estava morto, estapearam-no na boca, quarenta Judeus, conterrâneos de Paulo, juraram não comer nem beber enquanto não o  matassem.

Outro aspecto do ministério de Paulo que devemos assimilar é que ele não só instruia sobre falhas, mas reconhecia os valores positivos das igrejas. Ele, geralmente, inicia suas cartas elogiando as virtudes das igreja, só depois que ele alertava para as falhas, ou seja, da necessidade de corrigir rotas. Jesus também, no livro de apocalipse, nas cartas às sete igrejas da Ásia, inicia elogiando os pontos positivos daquelas que os tinha, depois vai mostrando em que precisam melhorar. Assim, nós também quando vamos discipular ou evangelizar, precisamos mostrar que as pessoas podem ter pontos positivos, mas que existem questões fundamentais da fé cristã que são fundamentais, como a fé em Jesus e o amor a Deus e ao próximo. Só para exemplificar o que estamos dizendo, veja como Paulo se dirige aos Coríntios: “Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que dele receberam em Cristo Jesus. Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, isto é, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não falta a vocês nenhum dom espiritual, enquanto vocês esperam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.” 1 Coríntios 1:4-7 NVI. Depois ele vai falar dos aspectos em que precisam melhorar.

Observando a didática de Paulo vemos que ele procurava ter empatia com “seus alunos”. Em 1º a Coríntios 9.19-22, ele fala de algumas atitudes que tomava para se identificar com as pessoas. Ele diz ‘sou livre, não sou escravo de ninguém’, ou seja, abriu mão de receber sustento material ou de privilégios sociais ou eclesiásticos. Ele diz, também, que quando trabalha entre judeus, ou não-judeus, ele ora  vive como se estivesse  debaixo da lei, ora ele ao contrário, vive fora da Lei de Moisés. Contudo, ele afirma que, de fato, está debaixo da lei de Cristo. Ele acrescenta que quando está entre os fracos na fé, ele se faz de fraco, ele se torna fraco para ganhá-los para Cristo. 

Paulo orava, pedia oração e louvava a Deus, independente das circunstâncias: At.16.25-26  E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.  E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.

Finalmente, vemos que Paulo era cheio do Espírito Santo e era orientado por Ele: At.20.23 Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.

O apóstolo Paulo agia com ousadia porque ele tinha fé em Cristo. Ele estava convicto da sua salvação e, por amor,  queria o mesmo para o seu próximo. Que o Senhor nosso Deus, na sua infinita misericórdia, nos encha cada vez mais com o Espírito Santo, e, assim, nosso coração pulse cada vez mais de amor por Deus e pelo nosso próximo.
Em nome de Jesus! Amém!