A COPA DAS COPAS

De quatro em quatro anos acontece a chamada Copa do mundo de futebol.  Nesse evento os times de diversos países se enfrentam para que, no final, um deles saia vencedor.


Está previsto acontecer uma última copa que será a copa das copas, e a que comparecerão todas as nações; será o dia do juízo final em que Jesus julgará toda a humanidade. Nesse jogo não haverá um só vencedor, mas inúmeros vencedores, que são os que foram lavados no sangue do cordeiro. O juiz desse jogo, o Senhor Jesus, é o justo juiz. Com Ele, não haverá falta ou pênalti não marcados, e serão recompensados não só os gols feitos para Jesus, mas todo e qualquer chute ou esforço para promover o seu ´time`. Portanto não seja apenas um torcedor do time de Jesus, mas um jogador do time de Jesus.



Nos estádios vence o mais forte, mais inteligente, o mais competitivo e para um time sair vencedor, sempre é necessário que o outro perca. Na copa do Senhor Jesus vence o mais humilde e o que ama mais e não é necessário que ninguém perca para alguém sair vitorioso


Nos estádios, os gritos e os aplausos são para os vitoriosos e as vaias para os que fracassam.  Já na copa de Jesus, as vozes se levantam para clamar pelo caído e a mão é estendida para ajudar os que tropeçam e estão abatidos.


As glórias dos estádios são passageiras e incertas; mas mesmo assim seus protagonistas, como diz o apóstolo Paulo, se sacrificam obstinadamente para alcançá-las e às vezes não conseguem. Na copa do Senhor Jesus, quando entramos em campo e nos esforçamos sabemos que a vitória é certa e eterna. Paulo faz essa comparação entre a competição dos estadios e a corrida dos cristãos para a glória eterna:


“Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece (a taça roubada); mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.” 1 Coríntios 9:24-27


Nas competições terrenas há afastamento da família, jogam sentindo dores, sujeitam-se a uma pancada e ficar aleijado para o resto da vida, ou mesmo, morrer. Na vida espiritual também é necessário disciplina, perseverança, esforço: leitura da palavra, oração, evangelização, santificação, exercitar a fé e o amor.


O bom jogador é aquele que acredita em todas as bolas! O verdadeiro cristão é aquele que acredita que o próximo, por mais perdido que esteja, pode ser alcançado por Jesus. O verdadeiro cristão também acredita em tudo que Deus diz na Bíblia.


Os torcedores dos estádios podem ter uma alegria efêmera, que logo se esvai e em pouco tempo vira história; e que em nada altera a vida da pessoa para melhor no seu dia a dia.  Com Jesus a alegria é imensurável, eterna e transformar a vida para melhor aqui e agora.


Nos estádios, a multidão assiste, uma minoria entra em campo ou fica no banco; mas na copa do Senhor Jesus, todos são convocados a sair dos bancos e entrar no jogo. 


Os jogadores são dirigidos e orientados por um treinador que nem sempre acerta nas suas táticas, mas na copa do Senhor Jesus o técnico, o Espírito de Jesus, nunca falha e entra em campo conosco. Como entrou com Davi contra Golias, muros de Jericó, abrindo o mar.


O time inicial de Jesus tinha doze e revolucionou o mundo todo. Mesmo tendo um jogador do time adversário com ele, Judas. 


Você quer vencer esse jogo? Calce a chuteira do evangelho da paz e entre em campo. Aceite a cobertura do sangue e a orientação do técnico infalível: O Espírito do Senhor Jesus!!! Ele sempre vence.


O livro de hebreus adverte para estarmos sempre nos concentrando na igreja, local onde os jogadores encorajam uns aos outros:


“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.” Hebreus 10:25 


A Igreja, o templo, é equivalente a concentração dos jogadores de futebol. Lá aprendemos e alegramos com os irmãos vitoriosos e ajudamos aqueles que estão com lutas. Ali crescemos espiritualmente com o conselho e as táticas do Senhor Espírito Santo e dos mais experientes e nos preparamos e traçamos planos de batalha para salvar vidas das trevas. Também ouvimos o que o nosso técnico, Senhor Jesus está planejando para nós igreja como  uma equipe.


Marque um golaço se entregando nos braços do Senhor Jesus. Esse é o maior troféu que Ele almeja. Para isso foi que Ele subiu naquele pódio de sofrimento, a cruz.

Glória a Deus!