ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;” Ef. 5.18.

Podemos observar no texto acima que Paulo não pede aos crentes de Éfeso que sejam cheios do Espírito Santo. Ele também não expressa um desejo, como quem deseja um feliz Natal.

O verbo enchei-vos está no imperativo, portanto ele está ordenando aos crentes de Éfeso, de Belo Horizonte, do mundo,  que sejam cheios do Espírita Santo. Portanto, repito, não é um pedido, nem um desejo, mas uma ordem.

Muitos de nós, crentes, achamos que por sermos batizados nas águas e batizados com o Espírita Santo, basta, estamos cheios do Espírito Santo para o resto de nossas vidas. Mas, esse enchimento deve ser constante.

Podemos observar nas Escrituras os apóstolos, em épocas diferentes, recebendo o Espírito Santo ou sendo cheios do Espírito Santo. Em João 20.22, temos: “E havendo dito isto, assoprou (Jesus) sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.”

Tempos depois, temos o dia de pentecostes em Atos 2.4: “...e todos foram cheios do Espírito Santo.”

Mais tarde em Atos 4.31, os apóstolos são novamente cheios do Espírito Santo: “E, tendo arado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos: e todos foram cheios do Espírito Santo”.

BiIIy Graham conta que estava fazendo uma série de conferências em uma determinada igreja, quando no domingo, um diácono apareceu bêbado. O pastor da igreja reuniu a liderança e excluiu aquele diácono. Billy Graham deu-lhe os parabéns por isso, mas perguntou-lhe se os outros diáconos da igreja eram cheios do Espírito Santo, porque, se não fossem, deveriam ser excluídos também, pois, o mesmo versículo que diz “não vos embriagueis com vinho”, também diz “enchei-vos do Espírito Santo”.

O ser humano sempre busca alguma coisa para preencher o vazio da existência. Se não for cheio do Espírito Santo, ele será fatalmente cheio de alguma outra coisa. Poderá ser cheio de droga, cheio de bebida, cheio de sexo ilegítimo, cheio de orgulho, cheio de vaidade, cheio de cobiça, cheio de inveja, cheio de murmuração, cheio de medo, cheio de incerteza pelo seu futuro; enfim, estará cheio de muito pecado, mas sua vida continuará vazia.

Vou terminar, louvando e agradecendo a Deus pela maravilhosa graça do Espírito Santo em nós, dando-nos alegria, conforto, orientação e paz.

Pr Lúcio Barreto