Será que Deus é um Deus sem lógica, sem noção, como dizem os jovens?

Muitas pessoas estão sofrendo, tristes, desiludidas, porque acham que Deus as abandonou. Acham que Ele não está nem aí para o seu problema. São irmãos que oram, jejuam, buscam a santificação, buscam a Deus, e parece que nada está acontecendo.

Mas a verdade é que elas não estão conseguindo ver o que Deus está fazendo, porque a lógica de Deus, muitas vezes, é diferente da nossa. Aí achamos que Ele não está agindo, mas Ele está.

Vejamos alguns exemplos, na Palavra de Deus, de como Deus age diferente, às vezes.

Quando o Senhor quis libertar o povo de Israel do Egito, chamou Moisés para essa empreitada. Ele era apenas um camponês, sem prestígio, assassino foragido e inseguro. Deu várias desculpas para fugir da responsabilidade, a ponto da Bíblia dizer que Deus se irritou com ele. Mas, o Senhor  insistiu com ele e transformou a vara que Moisés levava em um poderoso instrumento de milagres: feriu as águas do rio com ela e tornaram-se em sangue, tocou o rio novamente e vieram a praga das rãs, transformou-a em serpente, feriu o pó da terra e vieram piolhos e foi também com essa vara que Moisés tocou a rocha no deserto jorrando água para o povo beber. Talvez você ache que não tem nada para Deus usar e o abençoar, mas para Deus basta você crer.

Mesmo diante dos inúmeros milagres, no Egito e no deserto, os Israelitas ainda descreram de Deus e de Moisés:

Disseram a Moisés: "Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá? Já não lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto!
 Êxodo 14:11-12

Eles viam apenas um homem velho que carregava apenas um cajado na mão para libertar quase três milhões de pessoas após 400 anos de escravidão. Para eles, Deus não agia com lógica. Sua visão está também assim, ofuscada, míope. Peça a Deus para dar-lhe visão espiritual sobre as coisas que estão acontecendo ao seu redor.

Outro exemplo clássico é Davi e Golias. Quando Davi começou a perguntar aos soldados sobre aquela situação. Sobre as afrontas de Golias, e sobre as recompensas para quem vencesse o gigante, ele foi duramente criticado por seu irmão:

Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: "Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e como seu coração é mau; você veio só para ver a batalha". 
1 Samuel 17:28

Eliabe insinuou que Davi abandonara o seu trabalho, só para ver a batalha. Disse que ele era convencido (presunçoso) e que era mau. Ele não acreditava que seu irmãozinho caçula pudesse fazer alguma coisa contra um gigante daqueles. Talvez tenha até ficado com medo do rei mandá-lo para lutar com Golias. O que Eliabe não sabia é que Deus pega o que não é e faz ser. Assim como usou uma simples vara para fazer tantos milagres e libertar o povo de Israel da escravidão do Egito, usaria apenas uma pequena pedra para derrubar o temeroso gigante e dar vitória a Davi, e ao seu povo. Você também está achando que Deus não está agindo na sua vida, que não tem lógica o que está acontecendo com você?

Poderíamos dar mais exemplos de ações de Deus que pareceram sem lógica, mas que no final acabaram sendo eficientes para resolver as mais difíceis situações, mas vamos finalizar falando de Jesus.

Jesus veio da pequena Nazaré e não era de família importante e nem rica. Nasceu em uma manjedoura e teve a incumbência de libertar a humanidade da escravidão do pecado.

Como filho de Deus, Ele não veio como guerreiro, mas como um pai amoroso. Jesus, para dar vida, morreu e não matou. Ele venceu pelo amor!

Você pensa que não tem recursos financeiros, não tem talento, ninguém o apóia e ao contrário criticam-no; portanto está no ponto para ser usado, abençoado. Por isso é que o apóstolo Paulo disse: “Pois, quando sou fraco é que sou forte.”

Portanto, devemos deixar de duvidar dos métodos de Deus, ou mesmo, parar de achar que Deus está insensível às nossas tribulações. Ele está sempre alerta, sempre agindo, mas os seus métodos não são os nossos, pois Ele é Deus e não homem. Sua lógica não é a nossa. Ainda bem!
Glória a Deus!

Pr Lúcio Barreto