DEUS E A CIÊNCIA

Muitos crentes compraram a propaganda de que a ciência destrói a fé e que a ciência está em guerra com o cristianismo. Afirmam que a fé em Deus e a crença na Bíblia são incompatíveis com a ciência. E, diante desse pensamento, há irmãos em Cristo que não tomam remédios porque acreditam na cura milagrosa de Deus, pois acreditam que buscar a medicina é falta de fé. A palavra “ciência” é simplesmente a palavra “conhecimento”, só isso. É sinônimo da palavra conhecimento. É assim que é usada nas Escrituras. Ela só pode lidar com coisas presentes: processos naturais presentes. Quando tenta interpretar o passado, a pré-história, quando tenta interpretar o futuro, não consegue. Tem que ser fé. Ou seja, quando se refere ao passado, ou ao futuro, a ciência se baseia em teorias, e teorias não são fatos.


Não há realmente nenhum conflito real entre a Bíblia e a ciência. Você pode ser um cristão e ainda ser muito, muito capaz como cientista. Por exemplo, você tem cristãos como Galileu, Kepler, Descartes, Leibniz, Newton, Pascal, e assim por diante.


Portanto, vamos nos lembrar de algumas passagens bíblicas em que fica evidente a importância da cura pela medicina. Podemos citar, inicialmente, o profeta Isaías recomendando ao Rei Ezequias que colocasse uma pasta de figo sobre a úlcera para sarar: (2º Reis 20:6-7). Vemos também, em João 9:6-7, Jesus cuspindo no chão e com a saliva fez um lodo e passou o lodo nos olhos do cego que, depois de lavar os olhos passou a enxergar. O próprio Senhor Jesus é quem diz que “os doentes é que precisam de médico” ( Marcos 2:17). É claro que o Senhor Deus, pela sua misericórdia, cura milagrosamente as pessoas.


Também, quando estudamos a Bíblia vemos que Deus sempre quer contar com a participação do ser humano na sua obra aqui na terra, pricipalmente no aspecto de ajudarmos uns aos outros. Tanto assim que usou profetas e deu dons para a igreja afim de que ajudemos uns aos outros. Também devemos fazer atividades físicas, tomar bastante água, procurar nos alimentar bem, enfim levar uma vida saudável, pois somos mordomos do nosso corpo, templo do Espírito Santo, e Deus espera que façamos nossa parte par termos saúde.


Portanto, Deus dá sabedoria e conhecimento a humanidade. Em Provérbios 2:6, está escrito: “Porque o Senhor dá a sabedoria, da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento.” Esse versículo deixa claro que a verdadeira sabedoria, seja espiritual ou prática, provém de Deus. Todo avanço científico, toda descoberta e todo talento profissional são, portanto, uma extensão desse conhecimento divino concedido à humanidade.


Além disso, em Tiago 1:5, o apóstolo Tiago nos encoraja a pedir sabedoria a Deus: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e será concedida.” Este versículo reforça a ideia de que Deus é o doador de sabedoria, capacitando as pessoas a desenvolverem habilidades e conhecimento para atuar em diversas profissões.


A Bíblia também fornece exemplos claros de Deus capacitando indivíduos para realizar tarefas específicas que exigem habilidade técnica. Um exemplo clássico está em Êxodo 31:1-6, quando Deus concede a Bezalel e Aoliabe habilidades extraordinárias para a construção do Tabernáculo:


“Disse o Senhor a Moisés: ‘Eu escolhi Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, com habilidade, capacidade e conhecimento em todo tipo de artesanato. (…) Além disso, designei Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, para ajudar-lhe. Também dei habilidade especial a todos os artesãos, para fazerem tudo o que eu lhe ordenei’”.


O desenvolvimento científico e técnico é uma parte desse mandato cultural. Descobrir e utilizar as leis da natureza, aprimorar métodos de cura, construir estruturas seguras e criar sistemas de justiça são maneiras pelas quais os seres humanos exercem esse domínio:

“Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir. Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele. Eu te agradeço e te louvo, ó Deus dos meus antepassados; tu me deste sabedoria e poder e agora me revelaste o que te pedimos; revelaste‑nos o sonho do rei”.” Daniel 2:21-23 NVI


A verdade é que mesmo o homem tendo pecado, Deus não o abandonou à própria sorte. Podemos ver isso no gênesis quando Deus, logo após a queda, providenciou túnicas de peles para vesti-los demonstrando o cuidado com eles e que não os abandonara (Gen 3:21). O mesmo aconteceu com os israelitas no deserto, pois, mesmo diante da ingratidão e rebeldia deles o Senhor não os abandonou: “Sim, por quarenta anos os sustentaste no deserto; não lhes faltou coisa alguma; a sua roupa não envelheceu, e o seus pés não se incharam.               Neemias 9:21


Além disso, sabemos que satanás não providencia nada em favor da humanidade. Aliás, ele aproveita a criativida que Deus dá aos homens para usá-la para o mal. Usa a aviação, a energia nuclear, a internete e outros avanços para o mal, para as guerras, para perversões e também causa acidentes com pessoas embriagadas ao volante. Usa até profissionais como médicos, advogados, professores descrentes etc para fazerem obra dele tentar causar o mal a humanidade criada por Deus. Foi o que ele fez com Adão e Eva, Judas, e outros. Também Daniel 2:21 nos lembra que é Deus quem “dá sabedoria aos sábios e entendimento aos entendidos”. 


A prática médica, por exemplo, é uma das mais evidentes manifestações do cuidado de Deus pela humanidade por meio do desenvolvimento científico. A cura e o alívio do sofrimento humano são atividades profundamente espirituais, refletindo o caráter compassivo de Deus. Jesus é o exemplo máximo desse cuidado, curando os doentes e libertando os aflitos durante Seu ministério terreno (Mateus 4:23). Embora os milagres de cura realizados por Jesus fossem sobrenaturais, eles apontam para a intenção de Deus de restaurar a saúde e o bem-estar de Seu povo.


O apóstolo Paulo escreveu em Romanos 1:20 que “os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas.” Isso implica que a criação revela aspectos do caráter de Deus, e que o estudo do mundo natural (a ciência) é uma maneira legítima de conhecer mais sobre Ele.


O desenvolvimento científico, juntamente com as profissões que dele emergem, como a medicina, a engenharia e o direito, é uma manifestação da graça de Deus à humanidade. Deus, como a fonte de toda sabedoria e conhecimento, concede aos seres humanos a capacidade de explorar, criar e resolver problemas para o bem da sociedade. Seja na cura de doenças, na criação de infraestruturas ou na promoção da justiça, a ciência e as profissões estão em harmonia com o plano divino de cuidar e restaurar a criação, refletindo o caráter amoroso e sábio de Deus.

Glória a Deus! Amém!