CUIDADO COM A LÍNGUA!

A Bíblia, de um modo geral, alerta sobre a importância das nossas palavras, tendo em vista o impacto positivo ou negativo  que elas podem ter na nossa vida, ou naqueles com quem convivemos, parentes, amigos ou a sociedade como um todo. Provérbios 18:21 nos lembra de que "a morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que a ama comerá do seu fruto". Este versículo nos adverte sobre o poder transformador das palavras e como elas podem moldar nossa realidade.

Portanto, as palavras não são meramente expressões efêmeras. Elas são como sementes do bem ou do mal. Tiago faz séria advertência sobre o emprego indevido da nossa língua, no falar. Ela pode nos destruir e ser instrumento de destruição: “ 5Do mesmo modo a língua é um pequeno órgão do corpo, no entanto se vangloria de grandes realizações. Vede como um bosque imenso pode ser incendiado apenas por uma fagulha. 6Semelhantemente, a língua é fogo; é um mundo de iniquidade; a língua está localizada entre os órgãos do nosso corpo, e pode contaminar a pessoa por inteiro, e não somente põe completamente em chamas o curso da nossa existência, como acaba, ela mesma, incendiada pelo inferno.” Tiago 3

Além disso, as Escrituras enfatizam a importância de falar com bondade e edificação. "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem." (Efésios 4:29) e também:  “O homem bom do bom tesouro do Coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o Coração.    Lucas 6:45

Precisamos estar alertas para o fato de que nossas palavras também têm grande efeito em nós, até fisicamente. Certa vez vi ou ouvi algo que é muito significativo: “Cuidado com o que você fala, porque você está ouvindo.” Ou seja, nós somos um corpo, cujos órgãos são todos conectados uns com os outros, quer seja o que cheiramos, degustamos, falamos ou ouvimos afetam diretamente todo nosso organismo. Portanto, as circunstâncias ou o ambiente nos afetam significativamente, pois se estamos, numa festa, shoping, hospital ou cemitério temos reações diferentes de alegria ou não. Basta ver as reações quando assistimos uma partida de futebol e vemos nosso time fazer um gol e todo nosso organismo reage com gritos, pulos etc. Esse é o mesmo efeito de nossas palavras.

Portanto, quando falamos estamos comunicando ao universo e a todo nosso corpo. Se são coisas positivas, fortalecemos o nosso corpo e o ambiente em torno de nós, se são coisas negativas, o contrário acontece. Também, somos cercados por um grande número de testemunhas (He 12:1) que são, nós mesmos, as pessoas em torno de nós, os anjos de Deus, o Senhor Espírito Santo, satanás e o seus anjos, e o próprio senhor Deus. Somos observados o tempo todo é como no “grande irmão”. O que nós temos comunicado para estas testemunhas, o sucesso ou fracasso. Somos testemunhas de Deus, afirmando que confiamos nas promessas de Deus, mesmo que as circunstâncias sejam contrárias ou não. Quando dizemos, por exemplo. que não vamos conseguir, que não vamos sarar ou nos libertar de um vício, estamos dizendo para as nossas células e para os nossos ajudadores, o Senhor Espírito Santo e os anjos, que não adianta insistir, pois já estamos derrotados. Jesus às vezes perguntava àqueles que o procuravam querendo ser curados, o que você quer que eu vos faça? Ou seja, levava a pessoa a verbalizar sua fé. Veja o que Tiago diz: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Tiago 5:16. Temos aí três expressões da fala, confessar, orar e suplicar, ou seja, palvras temperadas com fé têm o poder de curar e perdoar pecados.

A Palavra de Deus fala  sobre os  pensamentos dos nossos corações: “A minha boca falará a sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento” Sl 49:3. Há muitas outras passages que abordam esse tema dos pensamentos do coração, mostrando essa conexão da mente com o coração. Veja mais  alguns versículos sobre esse assunto: Sl 17:10; 19:10; Lc 1:51, 2:35; 5:32; He:4:12 e 1º Cr 29:18. Portanto nossos órgãos estão interligados, pois somos um só corpo. Então, o que falamos, se é para o bem ou para o mal, ecoa em todo nosso corpo e, por extensão, como já disse, em todo o universo como uma onda. Portanto, o que falamos serve para construção ou destruição. A Bíblia diz que seremos salvos se confessarmos, Jesus como Senhor: se com a boca você confessar que Jesus é Senhor e crer no seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação. “Romanos 10:9-10 NVI. 

Confirmando o que acabamos de ver pela Bíblia, cientistas têm feito estudos sobre MEMÓRIA CELULAR. Ou seja, identificam que nossas células têm memória. E citam casos de pessoas que receberam transplantes, principalmente de coração, e adquiriram hábitos que não tinham antes como mudanças nas preferências de comida, música, arte, recreação e carreira, além de associações de nomes e experiências sensoriais. Os cientistas ainda não estão em consenso unanime sobre esse assunto, mas há muitas evidências nas pesquisas que indicam a existência de memórias nas células. Vou citar só um exemplo que encontrei em um desses artigos: “Entre vários depoimentos presentes neste livro há a história de uma garota de dez anos a quem é doado o coração de uma menina de oito anos, algumas horas depois de sua trágica morte, perpetrada por um criminoso então desconhecido. Após algum tempo, a paciente testemunha em sonhos o momento do crime e consegue descrever para os policiais todos os detalhes, o que permite finalmente a captura do assassino.”  https://www.infoescola.com/medicina/memoria-celular/, um outro site que trata do mesmo assunto é: https://integrativehealthcompany.com.br/pode-um-transplante-de-orgaos-mudar-a-personalidade-do-receptor/. São muitos Sites que tratam-se dessa questão. Basta ir num site de pesquisa e escrever Coração têm memória ou Memória celular. 

Portanto, é por isso que a Bíblia diz que ganhamos um novo coração, quando aceitamos Jesus. O fato é que herdamos, de Adão, a tendência para o pecado, mas quando aceitamos Jesus, somos transformados, passamos a ter um novo coração e herdamos a tendência para o bem. É como se houvesse um transplante de coração e mente. “Dar-vos-ei coração Novo e porei dentro de vós espírito Novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.”Ezequiel 36:26. Com isso, mudamos nossos costumes como nos transplantes citados. Deixamos de gostar de determinadas coisas, do pecado. Há perdão e mais amor no nosso coração. Não Estou falando da tal Confissão positiva, ou determinismo, que é o pensamento de que tudo que eu falar Irá acontecer. O que estou querendo dizer é que se confessamos com a nossa boca aquilo que está nos projetos de Deus, certamente o Senhor honrará a nossa palavra.

Portanto, na palavra de Deus encontramos inúmeras advertências sobre o cuidado que devemos ter com as palavras. Vamos ver o que disse o próprio Senhor Jesus : “Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens darão conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois, por suas palavras, vocês serão absolvidos e, por elas, serão condenados.” Mateus 12:36-37 NVI. Portanto, Senhor Deus, dê-nos sabedoria no abrir de nossos lábios para que falemoss só o que abençoa e edifica o próximo, a igreja e o Teu projeto para nós. Pedimos que faça conosco, a cada dia, como Davi pediu no Salmo a seguir:  “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário”.  Salmos 51.10-12:

Em nome de Jesus. Amém!