O FRUTO DO ESPÍRITO 

Alguém já disse que existem milhões de leis tentando levar ao cumprimento dos dez mandamentos. Essas leis existem porque as relações humanas são, desde a queda, muito difíceis e injustas. Paulo cita também quinze comportamentos perversos, que são obras pecaminosas da carne e diz que esses não herdarão a salvação: “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, desavenças, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, inveja, embriaguez, orgias e coisas semelhantes a estas. Eu os advirto, como antes já os adverti: aqueles que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus.”Gálatas 5:19-21

Entretanto, Paulo, a seguir lista nove características  que ele chama de fruto do espírito: “Entretanto, o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23 NVI

Ele termina o versículo 23 com esta afirmação: “contra tais coisas não há lei”. As leis são para regulamentar certos comportamentos, mas não há necessidade de restringir o fruto do espírito.

Em todas as partes do mundo, com as diversas peculiaridades culturais, não vemos lei contra amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. É claro, podem haver excessões, mas a norma é a defesa dessas características pessoais. Esse fruto do espírito é uma característica da cultura do reino de Deus, para onde Jesus nos conduzirá. O reino de Deus será um jardim onde florescerá só o fruto do bem. 

As frutas estão presentes no paraíso de Adão e Eva e eram o alimento básico. Se a fruta estava no Gênesis, a Bíblia destaca no Apocalipse, no último capítulo, a existência de uma árvore, na Nova Gerusalém, para a cura das pessoas: “No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.” Apocalipse 22:2

Deus, como Jesus, usa muito na Bíblia, figuras de linguagem, principalmente relacionadas com a natureza. A seguir, algumas dessas passagens significativas que mostram como são recompensados aqueles que têm prazer na lei do Senhor, que confiam e têm sua esperança no Senhor. Sua folhagem, sua vida, não murcha. Será uma vida próspera e frutifera, tudo quanto fizer será bem-sucedido. Será bendito, abençoado, não receia quando vem a seca, ou seja, não teme tempestades, tribulações. Serão altaneiros como o cedro do Líbano, ou seja, Serão pessoas de destaque na sociedade e mesmo na velhice brilharão e darão muitos frutos. Vejamos algumas passagens Bíblicas sobre essa figura de linguagem:

 “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedidoSalmos 1:2-3

 ““Mas bendito é o homem que confia no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca e nunca deixará de dar fruto”.”Jeremias 17:7-8 NVI

12”Os justos florescerão como a palmeira, crescerão altaneiros como o cedro do Líbano; 13plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. 14Mesmo na velhice, cheios de seiva e viço produzirão muitos frutos”, Salmos 92. 


O lavrador lança a semente, mas o fruto, para florescer, precisa cuidados, como boa terra, água, sol na medida certa, adubo, etc. O mesmo acontece conosco. Nos versículos acima vemos pessoas colhendo frutos de bênçãos, mas, vemos também, as condições para esses resultados. Veja bem, o Espírito Santo nos dá a semente, mas deve haver nossa participação. Os versículos destacam alguns adubos que devemos lançar para florescermos:   Precisamos meditar constantemente na Palavra de Deus, precisamos  exercer fé,  confiar na vitória de Jesus, buscar sempre a casa de Deus, a igreja, para adorar e fortalecer nossas raízes,  precisamos da água do Batismo, e podemos acrescentar a oração e a santificação…


Não podemos confundir Dom com Fruto. Os dons são dados por Deus para edificação da igreja, ou seja, têm propósito de servir. Já o fruto do Espírito é consequência do crescimento pessoal, interior, interior, ou seja, é o resultado da busca pessoal por servir a Deus e ao próximo. O apóstolo Paulo, no capítulo 13 de1Cor, destaca que devemos usar os dons para o bem da igreja, mas que é fundamental que sejamos movidos pelo amor. Ele fala que podemos falar em língua, língua dos anjos, ter fé para remover montanhas, profetizar, ter muito conhecimento, podemos praticar a caridade e até entregar nosso corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso aproveitará. O fato é que não podemos achar que por termos determinado dom, somos mais espirituais que outros, e até alguns irmãos olham para quem tem algum dom especial, de modo diferente, mais reverentes. O dom é dado pelo Espírito Santo, mas a pessoa não perde o seu livre arbítrio, continua podendo errar. Basta citarmos Judas, o traidor, que foi enviado quando do “ide” ordenado por Jesus. Ele deve ter participado de curas, de demônios sendo expulsos etc.

Portanto, vimos o fruto do Espírito e as bênçãos, terrenas e eternas, para quem cultiva esse fruto, e pudemos ver as obras da carne, cuja colheita é de morte. A palavra de Deus nos adverte que colheremos aquilo que semearmos: “7Não vos enganeis: Deus não se permite zombar. Portanto, tudo o que o ser humano semear, isso também colherá! 8Pois quem semeia para a sua carne, da carne colherá ruína; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna”. Gal 6. Assim sendo, Senhor, clamamos a ti que aumente nosso amor a Ti e ao próximo, e que nunca semeemos o ódio, mas que lancemos sempre a semente da fé e do amor: “e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco,” 1 Tessalonicenses 3:12


Em nome de Jesus!

Amém!