INCREDULIDADE


37Mas, embora tivesse realizado tantos milagres diante deles, não creram em Jesus, 38para cumprir a palavra do profeta Isaías, que disse: “Senhor, quem creu em nossa mensagem, e a quem foi revelado o braço do Senhor?” 39Contudo, não podiam crer, porque como reafirmou Isaías: 40“Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam e Eu os cure.” 41Isso disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito. João 12


Jesus veio em demonstração de poder. Ele fez milagres os mais diversos. Demonstrou ter autoridade sobre as leis da natureza. Transformou água em vinho. A tempestade, sob seu comando, se acalmou. Quebrou a lei da física ao andar sobre as águas. Houve curas incríveis. Os cegos, mesmo de nascença, passaram a enxergar. Coxos andavam, surdos ouviam, leprosos foram curados. Demonstrou poder sobre a morte, ressuscitando mortos, Ele mesmo no final acabou ressuscitando. Mesmos assim, muitos não creram nele. Veja bem, Jesus fez todas essas coisas diante de muitas testemunhas. Esses milagres serviam como sinais de sua divindade, mas nem todos reconheciam isso. Os próprios incrédulos presenciaram esses milagres, e não negaram que   tivessem acontecido, contudo, por causa da dureza do coração, optaram por não crer nEle. A referência à cura destaca a oferta graciosa de Deus de perdão e restauração para aqueles que, mesmo na incredulidade inicial, eventualmente se converteriam. Essa cura não é apenas física, mas também espiritual, apontando para a salvação que Jesus oferece àqueles que se voltam para Ele em fé.

O versículo 40 reflete a realidade espiritual daqueles que, mesmo diante dos sinais milagrosos de Jesus, escolheram não crer. A linguagem utilizada sugere uma ação divina, indicando que a cegueira espiritual e a dureza de coração são consequências da decisão humana de rejeitar a revelação de Deus.

Alguns querem acreditar que as expressões “…cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração… verso 40”, podem significar que Deus ou Jesus é quem cegou ou endureceu os incrédulos de propósito, . O verso 46 contradiz isso, pois, Jesus disse, nesse verso,  que veio como luz para o mundo, ou seja, veio para iluminar o mundo inteiro, e ainda acrescenta que “todo” aquele que crê nEle não permaneça nas trevas. Quando se acende uma lâmpada em um ambiente, a luz é para todos, e não só para os pré-escolhidos, os filhos preferidos. Contudo, alguns preferem as sombras para agirem como estão acostumados: roubando, explorando, adulterando, oprimindo, etc., e Jesus não combina com isso,  Ele é luz, com Ele tudo é as claras: “Este é o julgamento: a Luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a Luz, porque as suas obras eram más”.   João 3:19. Em suma, Jesus não veio apenas para alguns escolhidos antecipadamente, mas para os que creem. É como se entrássemos numa empresa, ou constituíssemos uma empresa, mas não acreditássemos no sucesso, vamos fracassar, mas quem acreditar e investir, vai ter sucesso. 

Por outro lado, podemos ver que quando diz que “cegou-lhes ou endureceu-lhes”, a causa disso não foi Deus, mas eles tiveram o coração endurecido pela incredulidade. E, quando estudamos mais a Bíblia vemos que a população em geral acreditou em Jesus, mas os incrédulos foram os religiosos que tinham inveja e temiam a  perda de poder. Conheciam a Bíblia e sabiam, ou deveriam saber,   que Jesus estava vivendo o que fartamente foi profetizado sobre Ele no Antigo Testamento. Contudo ignoraram por conveniência. E, se foi Deus quem os cegou ou endureceu, não foi por predestinação, mas apenas chancelou, ou seja confirmou, o estado de espírito de incredulidade que eles demonstravam ter. 

O mesmo aconteceu com Faraó, rei do Egito, quando a Bíblia diz que Deus endureceria o coração de Faraó (Ex 4:21). O que aconteceu foi que Faraó já tinha o coração Endurecido, pois já oprimia o povo de Israel e mandou até que as parteiras matassem todo aquele filho de hebreus que nascesse homem. Então o senhor aproveitou desse coração endurecido para usá-lo em seus propósitos. Deus endureceu ainda mais o coração de Faraó para cumprir o Seu propósito de mostrar aos Egípcios e aos Israelitas, através dos prodígios, milagres, que realizaria, que Ele realmente era Deus (Ex 7:1-5; 10:1-2; 14: 17-18). Portanto, repito, Deus não endureceu mais ainda faraó apenas por endurecer, mas para que se cumprisse Seu propósito. No caso dos religiosos do tempo de Jesus, Deus usou o coração deles, anteriormente endurecido, para que finalmente se cumprisse a crucificação De Jesus. O que acabaram eles fazendo.

Portanto, essa passagem reflete a tensão entre o chamado de Deus para a salvação de todos e a responsabilidade humana de responder a esse chamado. A cegueira espiritual não é uma sentença definitiva, mas uma condição reversível pela fé e arrependimento. Em resumo, João 12:40 é um versículo que contém a dinâmica complexa entre a soberania divina e a responsabilidade humana. Ele destaca a triste realidade da incredulidade diante dos milagres de Jesus, ao mesmo tempo em que aponta para a oferta graciosa de cura espiritual para aqueles que escolhem se voltar para Ele em fé. Essa passagem continua a desafiar os leitores a examinarem suas próprias respostas à revelação de Deus e a considerarem a seriedade da decisão de crer ou não em Jesus como o Filho de Deus e Salvador.

Senhor Jesus, agradecemos-te por ter iluminado nossos caminhos, tirando as trevas que embaçavam nossa vista para impedir-nos de cair no abismo da perdição eterna. 

Louvado seja, Jesus.

Amém!