INCONFORMADOS?!
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DeusRomanos 12:2

A Bíblia é, principalmente, um livro, ou melhor, uma carta de Deus para nós com o fim de nos ajudar a abandonar velhas práticas culturais para nos adaptarmos à cultura do Reino de Deus. Não é apenas um livro histórico, mas um livro didático. Não é uma lista de regras que devemos só  conhecer, mas nos submeter. Ela expressa o estilo de vida que devemos assumir e que corresponde ao que será a convivência na eternidade. Lá e aqui, o eu deve sair do centro sendo ocupado pelo nós. Seremos uma grande e harmoniosa família em que reinará o amor ao pai e ao próximo. 

Portanto precisamos estudar e reestudar esse maravilhoso livro para que, com a ajuda do Senhor Espírito Santo, vamos nos transformando para melhor a cada dia. Devemos, continuamente, abandonar a forma do mundo e adaptarmos à forma de Jesus. Que nos conectemos urgentemente e constantemente com a liderança amorosa do Senhor Espírito Santo que é a fonte inequívoca que nos dá orientação e força para fazermos a vontade de Deus.  

Portanto, precisamos estar atentos para não continuarmos conformados, ou seja, com a forma como o mundo vive. Nós vivemos no mundo, mas o mundo não deve continuar vivendo em nós. Se nascemos de novo,  devemos, como uma criança recém nascida, aprender a viver neste novo lar. Procuremos insistentemente acatar as orientações do nosso tutor, Senhor Espírito Santo, para buscarmos alcançar o conhecimento e a prática de vida da nossa nova família, a família de Jesus. Se vivemos conforme o Espírito e não conforme o mundo teremos a paz de espírito prometida por Jesus. 
É claro que aqueles que não querem viver de acordo com os padrões, com a forma do mundo, sofrerão tribulações e perseguições, mas  o Senhor não nos desamparará, pois "maior é o que está em nós, do que o que está no mundo”. Podemos constatar isso pelo livramento que Deus deu a Ló: “Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as exemplo do que acontecerá aos ímpios; mas livrou Ló, homem justo, que se afligia com o procedimento libertino dos que não tinham princípios morais” 2 Pedro 2:6-7
Precisamos resistir ao sistema do mundo. Nesse sistema satanás ilude as pessoas para a exaltação do homem, mas não é porque é bonzinho, é para levar-nos a tirar o foco de que Deus deve ser o centro de nossas vidas. Acena com falsas alegrias passageiras como o sexo ilícito, as drogas, as festas, a sensualidade, o sucesso, etc. Ele tentou fazer isso até com Jesus no deserto, dizendo que daria a ele toda glória do mundo, se  o adorasse, mas não mostrou as mazelas, só as glórias. É claro que Jesus não aceitou. Façamos o mesmo, pois ele quer nos buscar de volta para a escravidão de onde Cristo nos libertou. Quer nos escravizar novamente aos desejos carnais. Ele quer usar os filhos, nós, para atingir o pai, Deus.

Satanás atua em todas as áreas de nossa vida, age em todo o sistema mundano. Ele interfere na família, na convivência do casal, na educação dos filhos, na arte, na cultura, nas escolas, nos meios de comunicação (revistas, jornais, televisão, internet…), no relacionamento do trabalho, enfim na nossa vida social em geral. Compete a nós fazermos diferentes das propostas dele e não agirmos automaticamente como em manada. Agindo assim, além de fazermos a vontade do Pai, poderemos servir de exemplo para que muitos se libertem das garras de satanás e se livrem da morte eterna. Devemos ser luz para o mundo. 

Não há nada de errado em querer ter uma vida de sucesso. Só que não podemos colocar esse objetivo acima ou contra o sucesso na vida espiritual. Não devemos amar o mundo mais do que amamos a Deus e ao próximo: “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai[7] não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne[8], a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. 1 João 2:15-17

Que continuemos insistentemente buscando a santificação para darmos testemunho aos perdidos, e que o Senhor nos capacite, cada vez mais, para essa honrosa e grandiosa obra.
Em nome de Jesus! 
Amém