QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

Estudiosos dizem  que Jesus fez mais de trezentas perguntas e que foi questionado mais de cem vezes, e na maioria das vezes, Jesus não respondia às perguntas imediatamente, mas retrucava com uma pergunta. Podemos dizer que se Jesus não tivesse feito tantos milagres, só pelas coisas que disse e pelas questões que levantou, já poderia ser considerado Deus.  Afinal de contas Ele era o verbo, o criador da palavra. 

Às vezes fazemos perguntas sobre a nossa existência, de onde viemos? Para onde estamos indo? Qual é o significado da vida? Outros, procuram nem pensar sobre o futuro. São aqueles do “tô nem aí”. Precisamos fazer perguntas a fontes confiáveis. Muitos acreditam em  respostas de origens duvidosas ou falhas como eles mesmos. Dão ouvidos a professores com tendências materialistas, artistas ‘pop’ só por serem artistas, e assim por diante.  Com o advento da internet temos uma fonte inesgotável de informações à nossa disposição. Por causa disso, atualmente não é considerada sábia a pessoa que responde a muitas questões, mas sim aquela que sabe fazer as perguntas certa. Existem sites na internet que têm resposta para quase todas as perguntas, mas nem todas são confiáveis. Contudo, nós podemos ter as respostas certas para as principais questões da vida, se nos dedicarmos cada vez mais a conhecer a infalível Palavra de Deus, a Bíblia sagrada. Jesus disse “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.32). 

E nós, como responderíamos às perguntas de Jesus.? Só com o conhecimento da vontade de Deus na sua palavra, poderíamos, ou poderemos responder aos questionamentos de Jesus para nossa vida. 

As perguntas que fazemos, ou que nos fazem podem dizer muita coisa sobre nós. Quando uma pessoa vai ser entrevistada para um emprego, e, muitas vezes, é perguntado a ela o que será dela daqui a cinco anos, ou seja, qual é o seu objetivo na vida? Algumas  perguntas de Jesus levavam as pessoas à reflexão interior. E, por isso mesmo, às vezes eram desconcertantes, e tinham o propósito de levar a pensar no futuro, ou mudar de vida. A grande pergunta que pode ser feita a nós é: As pessoas reconhecem Jesus em nós, ou, Deus reconhece Jesus em nós?

Não podemos aqui comentar todas as perguntas feitas a Jesus e nem todas as respostas que Ele dava. Mas podemos meditar um pouco sobre isso.  Primeiramente em alguns casos a pessoa dizia “Jesus tenha misericórdia de mim” e parecia óbvio que ela queria ser curada de lepra, cegueira ou paralisia, mas, mesmo assim, Jesus perguntava o que ela queria que Ele fizesse. Provavelmente, Ele esperava que as pessoas dissessem, em alto e bom som, que elas criam nEle, que acreditava que seria capaz de curá-las. Isso era um testemunho para o mundo, para os anjos e para as hostes celestiais. Portanto, nós, quando clamamos a Deus em oração, cremos de fato que Ele pode realizar nosso pedido? 





Por outro lado, eles sendo curados, teriam que mudar de vida, passar a trabalhar e não ganhar dinheiro fácil. Talvez Jesus quisesse confirmar se eles realmente queriam ser curados. Muitos não querem ser curados, salvos, porque terão que mudar de vida. Vivem namorando o Evangelho, sabem que é a verdade, mas se abraçá-lo, terão que abandonar certas práticas: Bebida, cigarro, droga sexo ilícito, ambição desenfreada e vai por aí afora.

Outras pessoas questionavam Jesus com pegadinhas para comprometê-lo, ou para desacreditá-lo como filho de Deus. Então, ele respondia com perguntas que deixavam seus interlocutores desconcertados, sem saber o que dizer. Isso porque eles demonstraram que estavam confusos com relação às Escrituras Sagradas. Nós também, quando pedirmos a Deus alguma coisa, ou quando questionamos porque estamos passando por tribulações que não entendemos, precisamos clamar  ao Senhor que nos revele qual é o propósito daquilo. 

Em outros casos, as perguntas de Jesus serviam para levar as pessoas a refletirem sobre quem realmente Ele é para eles: “Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os outros dizem que o Filho do homem é?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”. “E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Mt 16.13-16
E para nós, quem é Jesus? Que o Teu Santo Espírito confirme sempre  em nossos corações quem realmente é o Senhor. E que nós não deixemos o Senhor sem respostas ao que Ele espera de nós.
Em nome de Jesus!