A SALVAÇÃO É SOMENTE PELA GRAÇA ATRAVÉS DA  FÉ E  AS OBRAS?

A salvação é pela graça através da fé e mais as obras? Sou salvo apenas por crer em Jesus e me batizar, ou tenho que fazer certas coisas mais para ser salvo? Esta talvez seja a mais importante pergunta em toda a Teologia Cristã. Ela motivou a Reforma, ou seja, a separação entre a igreja Protestante e a igreja Católica.

Muitas pessoas, mesmo crentes não têm certeza da salvação. Quando perguntados se são salvos, respondem: Creio que sim, só Deus sabe, não estou seguro. Muitos, por insegurança, costumam querer dar uma mãozinha  para Deus, achando que as obras vão ajudar na sua salvação. Acham que Deus é como um professor que avalia as obras de cada um para ver se vai ser promovido para o céu, ou não. A verdade é que se dependesse das obras, então seria salvo pelas obras e não por Cristo. As obras são consequência da salvação e não causa. 

Martin Luthero observou uma vez que a vida do cristianismo é um pronome possessivo. Uma coisa é dizer: Cristo é o Salvador, e outra bem diferente é dizer: Cristo é o meu Senhor e meu Salvador. O diabo pode falar a primeira frase; ele sabe que Cristo é o Salvador. Apenas o verdadeiro crente pode fazer a segunda afirmação.

Não somos salvos porque somos bons, somos salvos para sermos bons com a ajuda do Espírito Santo de Deus. Se merecêssemos não seria graça, seria recompensa. Self salvação é achar que é autossuficiente, que não depende de Deus. 

As boas obras são, na verdade, evidências ou consequências da fé. A fé como o amor exigem ação: Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. (Tiago 2:17)

Você pode ver que tanto a fé como as obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. (Tiago 2:22 )
Muitos resistem à ideia de salvação pela graça porque fere o seu amor próprio, seu orgulho. Fomos acostumados com sistema desse mundo onde predomina a meritocracia. Para ter sucesso, você tem que ser bonzinho e esforçado. Quer seja inicialmente na escola, na faculdade, esporte e depois de formado, Deve se esforçar para ir bem no emprego ou na empresa empresa que tiver.

Olhando o mundo espiritual, notamos que todas as religiões valorizam o sistema do mérito pessoal, com exceção o cristianismo fundamentado na palavra de Deus. 

Por isso, por causa da meritocracia enraizada em nossas mentes, muitos pensam aceitar a ideia da graça salvadora, é reconhecer que é culpado e incompetente, é se declarar dependente da misericórdia de Deus e alguns, arrogantes, detestam dever favor a alguém. Mesmo que esse alguém seja Deus. É querer ser o seu próprio Deus. 

É preciso, nessas circunstâncias, que Deus deixe a pessoa entregue à própria sorte, sofrendo toda sorte de tribulação que o mundo oferece. Com isso, a pessoa chega à conclusão de que sem Deus ela não consegue dar conta desta vida, e corre para os braços do Senhor. Foi o meu caso.

A graça de Deus na salvação é completamente imerecida e devemos viver pela graça. Mas a bênção na vida cristã depende da obediência, ou seja, depende, em parte, das nossas obras

Não estamos em trabalho de parto, não estamos sendo salvos. Fomos salvos há mais de dois mil anos. Nascemos de novo. Somos filhos de Deus e um filho, desde que nasceu, não tem jeito de ser abortado,  e, também, não há divórcio entre pai e filho:
“Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.”João 6:40 NVI

“Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.João 10:28-29 NVI

Alguns podem argumentar sobre a apostasia (He 6.4-6). Esse aspecto, apostasia, não se refere ao fato de alguém pecar, ou seja praticar más obras e, por isso, perder a salvação. Na verdade, apostasia consiste em negar a fé, desacreditar da Bíblia e consequentemente se afastar total e definitivamente de Deus. 

Então, quem age dessa forma, provavelmente nunca foi salvo. Veja o que diz a Bíblia sobre aqueles que se perdem: “Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.”  1 João 2:19

CONCLUSÃO

A salvação nos foi dada pela graça, mediante o sacrifício de Jesus. A nossa participação é crer, aceitar e nos batizar. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos. (Efésios 2:8-10 NVI).

Portanto, aceitar a graça de Deus, o presente imerecido, é rejeitar a cultura da meritocracia injusta do mundo e abraçar o imenso amor que Deus nos oferece. A graça de Deus é gratuita para nós, mas para Deus e Jesus custou muito. Portanto, praticar boas obras deve uma atitude de obediência aos princípios do exército de Deus ao qual passamos pertencer. Ao mesmo tempo, é um um gesto de gratidão pela graça sacrificial de Jesus que já recebemos. 
Glória Deus!  Haleluia!