DEUS TEM EMOÇÕES, SENTIMENTOS?

DEUS Ñ É UMA ESTÁTUA SEM EMOÇÕES
Alguns têm a imagem de que nosso Deus é um padrasto sisudo e mal-humorado, com as leis numa mão e um cajado para castigo na outra. A verdade é  que não estamos à mercê do humor de Deus, ou seja, Ele não nos castiga porque dormiu pouco ou não está se sentindo bem, e por isso, está aborrecido. Deus é um pai amoroso sempre pronto a perdoar e esquecer nossas ofensas. Ele nos vê como filhos imaturos, em fase de desenvolvimento, e que cometem erros precipitadamente e, quando nos arrependemos, Ele está sempre pronto a nos perdoar. 

Uma das características do Senhor que a Bíblia registra são Seus sentimentos. Só para dar um exemplo, vemos que Ele se alegra e nos presenteia quando temos um gesto digno, como quando Salomão pediu sabedoria para dirigir a nação de Israel, ao invés de coisas  materiais,  e Deus acrescentou outras bênçãos para ele:

Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá. Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias. Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teus dias. 1 Reis 3:10-14 (grifos meus)

Tendo em vista a perspectiva de que nosso Deus tem sentimentos, podemos encontrar nas Escrituras Sagradas o registro de algumas das emoções do Senhor:
ENTRISTECE: “Apesar disso, eles se revoltaram e entristeceram o seu Espírito Santo. Por isso ele se tornou inimigo deles e lutou pessoalmente contra eles.” Isaías 63:10 NVI
 Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração.”Gn 6b:5-6 
CIÚME: “Então ele me disse: “Filho do homem, olhe para o norte”. Olhei para o lado norte, e vi, junto à porta do altar, o ídolo que provoca o ‘ciúme’ de Deus.”Ezequiel 8:5 NVI
IRRITAÇÃO E CIÚMES: Eles o irritaram com os altares idólatras; com os seus ídolos lhe provocaram ciúmes. (Salmos 78:58 NVI)
ENFURECE: Sabendo-o Deus, enfureceu-se e rejeitou totalmente Israel; (Sl 78:59))
IRA:  Então o Senhor se irou com Moisés e lhe disse...(Êxodo 4:14a NVI)
BONDADE E COMPAIXÃO: “Falarei da bondade do Senhor, dos seus gloriosos feitos, por tudo o que o Senhor fez por nós, sim, de quanto bem ele fez à nação de Israel, conforme a sua compaixão e a grandeza da sua bondade.” Isaías 63:7 NVI
ENTERNECE - COMPAIXÃO: Como posso desistir de você, Efraim? Como posso entregá-lo nas mãos de outros, Israel? Como posso tratá-lo como tratei Admá? Como posso fazer com você o que fiz com Zeboim? O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão.” Oséias 11:8 NVI

Algumas pessoas poderão questionar se serão reais esses sentimentos de Deus. Precisamos nos lembrar de que “Deus é amor” e os grandes milagres que fez para livrar o seu povo do Egito e que faz por nós constantemente, mostra que Ele tem um imenso sentimento de amor por nós.  Portanto, se Deus tem o sentimento amoroso, pode também ter outros sentimentos.
Será que temos correspondido, ou mesmo, temos tentado corresponder esse imenso amor? Não basta crer em Deus, pois até os demônios creem --- e tremem ( Tiago 2.19), é necessário que nossas atitudes demonstrem esse sentimento.
A melhor forma de correspondermos a esse amor é obedecermos e crer em Deus e no Seu terno e eterno amor.
Amém!