A CULTURA DO REINO DE DEUS E A CULTURA DO MUNDO


1Jesus, vendo as multidões, subiu a um monte e, assentando-se, os seus discípulos aproximaram-se dele. 2E Jesus, abrindo a boca, os ensinava, dizendo: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito pois deles é o Reino dos Céus Mat 5


Os judeus estavam vivendo momentos de muita opressão pelos romanos. Eles aguardavam ansiosamente a vinda do Messias que achavam que iria resolver não só seus problemas espirituais mas principalmente seus problemas materiais. 


Então aparece Jesus como Filho de Deus fazendo curas, sinais e maravilhas que ninguém ainda havia feito e eles acreditaram que ele seria o Messias esperado, o salvador espiritual, mas que também iria libertá-los do jugo romano.


Aliás até hoje os seres humanos sempre estão na expectativa de um salvador da pátria, um pai que virá nos trazer a felicidade. A cada eleição de um presidente ou de um novo papa se diz que esse é o cara, mas na maioria das vezes quebramos a cara.


A verdade é que sempre estamos na expectativa de alguém ou algo que venha resolver os nossos problemas sem nós termos que fazer muitos esforços  para isso. Certo dia fui visitar minha mãe e perguntei a ela se estava tudo bem e ela me disse: estou aqui sempre aguardando  alguém que nunca chega.

Diante desse contexto é que Jesus joga um balde de água fria nas pretensões dos judeus com o seu famoso sermão da Montanha, que é uma das passagens da Bíblia mais conhecida. 


Nesse sermão, Jesus emite conceitos que vão completamente ao contrário do que os judeus praticavam na sua vida diária. Jesus confronta  a cultura do mundo com a cultura do reino celestial, ou seja, ele lança a contracultura que é —segundo o dicionário Michaelis—“um conjunto de valores, normas e padrões de comportamento que se colocam em contradição frontal àqueles da sociedade dominante”.


Jesus faz isso usando, muitas vezes, paradoxos que nos parecem conceitos irreconciliáveis, que nos parecem impossíveis de serem cumpridos por nós. Eis alguns paradoxos de Jesus: 

  • “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;” Mateus 5:3-6 ARC; 
  • “Mas não sereis vós assim; antes, o maior entre vós seja como o menor; e quem governa, como quem serve.”Lucas 22:26 ARC

Paulo também disse: “…quando sou fraco é que sou forte”. 2º Co 12.10


A verdade é que nossos pensamentos, na maioria das vezes, são pífios, ou seja rasteiros e Jesus está nos alertando para isso. Geralmente, não pensamos como Deus pensa. Ele tem grandes e preciosos planos para nós. Precisamos olhar mais para o alto: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:8-9. A lógica de Deus não é a nossa lógica. Por isso, não desanime. Ele está agindo...do modo Dele.


Tal é a dificuldade para o ser humano andar como Jesus recomenda que alguns comentaristas chegam a acreditar que Jesus está fazendo um chamado para refletirmos que devemos confiar só na graça de Deus e não nas nossas obras.


Será que o chamado de Jesus para dar a outra face, amar, perdoar, mesmo emprestar e orar pelos nossos inimigos, para nunca sentir luxúria ou odiar, não se preocupar com o futuro e nunca julgar os outros e outras cositas mais — tudo isso é impossível de se fazer perfeitamente? Será que é um chamado para confiarmos só na graça mesmo?


Na verdade, é a sabedoria de Deus, abrindo nossos olhos para a realidade da cultura do reino que é baseada na fé, na humildade, no arrependimento e amor a Deus e ao próximo, ao contrário da cultura egoísta do mundo centrada no eu. Jesus quer reorientar totalmente nossos valores, nossas prioridades.


Sabemos que é muito difícil cumprir isso integralmente por causa dos hábitos arraigados em nós de buscarmos sempre em primeiro lugar os nossos interesses, contrariando o que diz a Bíblia: “buscai em primeiro lugar O reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mt 6.33


Portanto, se queremos fazer a vontade do Senhor alcançar as bem aventuranças contidas nesse sermão, devemos clamar constantemente ajuda e orientação do Espírito de Jesus e nos esforçarmos sempre em busca da santidade, por amor a Jesus.

Que o Senhor Jesus seja sempre conosco! 

Amém!