DEUS ESTÁ NO CONTROLE 


              Deus deixou normas para o nosso 

              bem viver e bem morrer registradas 

             em sua constituição, a Bíblia Sagrada.



10Proclamai aos justos que tudo lhes correrá bem; pois se alimentarão do fruto do seu proceder. 11Mas ai do ímpio! Do homem que pratica o mal. Tudo lhe irá mal. Eis que será tratado na mesma medida de suas ações malignas.…Is 3



Sim, Deus está no controle de tudo. Ele é Rei Soberano, mas no seu reinado é diferente. Ele não é um ditador que fica com seu cetro na mão determinando tudo que deve acontecer indiscriminadamente. Ele está no controle, mas não sem critérios preestabelecidos por Ele como podemos ver, por exemplo, nos versículos acima. É verdade que eventualmente Ele faz intervenções sobrenaturais, mas seus súditos têm direito a voto, ou seja, têm livre arbítrio. 


O reinado do Senhor é democrático, mas nem por isso deixa de ter regras e normas para o bem viver e o bem morrer e estão contidas na sua palavra, a Bíblia Sagrada. É através dessas orientações, não imposições, que as pessoas podem escolher entre o bem e o mal. Temos a opção de amar ou odiar o  próximo,  entre aceitar Jesus ou rejeitá-lo. É por isso que está escrito em Apocalipse: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.”Apoc 3:20 NVI. Satanás arromba portas, mas Jesus é um gentleman. Ele espera o convite, espera a porta ser aberta.


Segundo C. S. Lews, quem primeiro exerceu o livre arbítrio foi satanás e os anjos seus seguidores, ao se rebelarem contra Deus. Depois vieram Adão e Eva que, desejando ser iguais a Deus, como satanás, acabaram exercendo a liberdade que gozavam, desobedecendo ao Senhor. Outro, em seguida, a quem Deus deu a oportunidade de fazer o bem, mas optou pelo mal, foi Caim: “O Senhor disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”.Gênesis 4:6-7 NVI


Quem também teve a oportunidade de fazer o que era certo, mas preferiu desobedecer foram os israelitas, quando Deus os tirou da escravidão do Egito pela mão de Moisés. Deus prometera e pretendia levá-los, inclusive Moisés, para uma terra que mana leite e mel, mas por causa da rebeldia deles, acabou deixando que morressem no deserto sem verem a terra prometida, os adultos acima de vinte anos, com excessão de Josué e Calebe que, no exercício do livre arbítrio, receberam o cumprimento da promessa de Deus.


Continuando com o Seu regime de liberdade, podemos citar o livro de Deuteronômio, em que há um capítulo inteiro para enfatizar o livre arbítrio. É o capítulo vinte e oito, em que Deus relata minuciosamente o resultado das bênçãos ou maldições, para quem obedece ou desobedece ao Senhor. Temos também em Ezequiel dezoito, Deus esclarecendo que uma pessoa pode ser justa constantemente, mas se se desviar para o mal,  perecerá; bem como o ímpio que se desviar do mal se salvará: ““Se, porém, um justo se desviar de sua justiça e cometer pecado e as mesmas práticas detestáveis dos ímpios, deverá ele viver? Nenhum de seus atos justos será lembrado! Por causa da infidelidade de que é culpado e por causa dos pecados que cometeu, ele morrerá.”Ezequiel 18:24 NVI


Deus não fica, como já disse, com um cetro real, usando-o como uma varinha de fada na mão, abençoando ou castigando, ou escolhendo quem deve ir para o céu ou para o inferno indiscriminadamente, mesmo que seja uma criancinha inocente. Ele não age como se dependesse de estar de bom ou mau humor, ou se dormiu mal, ou não. Isso não combina com a verdade de que "Deus é amor" e é justo.   


Ele estabeleceu critérios para o sucesso ou fracasso tanto material quanto espiritual das pessoas, como pudemos ver um exemplo em Deuteronômio vinte e oito acima. Em outras palavras, o Senhor predestinou pessoas para o sucesso material, ou para a salvação eterna de acordo com os critérios  preestabelecidos na sua palavra. 


Repetindo, Deus deixou normas para o nosso bem viver e bem morrer registradas em sua constituição, a Bíblia Sagrada. Quem obedecê-las está "predestinado" ao sucesso material e à salvação eterna. E mesmo que, às vezes vacilemos por viver num mundo caído, mas nos arrependamos, temos um advogado para nos defender e resgatar: Jesus que já cumpriu a sentença por nós.

Na Sua Palavra o Senhor estabeleceu critérios para dirigir nossas vidas: 'amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos'.

Que o Senhor continue nos ajudando!

Pense nisso!


luciobarretopai.blogspot.com.br