A SERPENTE REALMENTE FALOU COM A EVA?


Muitos consideram que os fatos narrados em Gênesis três, a respeito de Adão e Eva no paraíso, são na verdade uma alegoria, ou seja, não são reais. 


Essas pessoas questionam principalmente o fato da serpente realmente falar com Eva no paraíso, ou se isso foi uma figura de linguagem, uma lenda? Essas pessoas na maioria das vezes não manifestam que têm essa dúvida, mas têm, e isso pode minar a fé delas. 


O fato é que se considerarmos essa passagem como ficção, colocamos em dúvida toda a narrativa do gênesis e também toda a Bíblia. Logo, se os acontecimentos não foram reais, podemos deduzir que o fato do homem ser mortal e pecador pode ser por outros motivos, quem sabe até porque Deus já o fez assim. Ou seja, essa história do Génesis seria uma falácia.


Se você não acredita que a serpente falou, então há muitas passagens na Bíblia em que você provavelmente também não acreditará, porque igualmente foram acontecimentos sobrenaturais, tais como: as pragas do Egito, o mar se abrir para os israelitas passarem, que Moisés tirou a água da rocha, que uma nuvem cobria os israelitas de dia e um fogo os aquecia de noite, que Abraão e Sara tiveram um filho aos 100 anos de idade, sendo que ela era estéril, que Gideão com apenas trezentas pessoas venceu  milhares, que a mula não falou com Balaão, que Jonas ficou três dias no ventre da baleia. Não acreditará também que Jesus realizou inúmeros milagres, que ele multiplicou o pão e peixe, que Ele e Pedro andaram sobre as águas, que Ele curou surdos mudos, paralíticos, leprosos, multiplicou pães e peixes,  que ressuscitou mortos e também ressuscitou dos mortos. 


Para não acreditar no que acabei de dizer, você terá que acreditar em outras coisas, como por exemplo: que os escritores do Novo Testamento Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo e outros que morreram por acreditarem no que pregavam, ou seja, em Jesus, e que narraram  todos os milagres que Ele fez, mentiram. Terá que acreditar também que Paulo mentiu quando disse que Jesus falou com ele com grande voz quando ele estava a caminho de Damasco e que ele ficou cego por três dias. 


É importante observar que mesmo os povos mais isolados da civilização, quando são descobertos constata-se que eles têm uma língua própria para se comunicarem. “Atualmente, mais de 160 línguas e dialetos são falados pelos povos indígenas no Brasil. Elas integram o acervo de quase sete mil línguas faladas no mundo contemporâneo (SIL International, 2009). Antes da, chegada dos portugueses, contudo, só no Brasil esse número devia ser próximo de mil.” https://pib.socioambiental.org/pt/L%C3%ADnguas

Fica a pergunta: quem ensinou esses povos a falar? Só pode ser obra divina.



Vamos refletir um pouco. Se o ser humano fala, porque um animal não pode ter falado? Veja por exemplo o aparelho fonador, o conjunto de órgãos responsáveis pela fonação humana, são eles os seguintes:[1]

Pulmões (cada um de dois órgãos respiratórios (direito e esquerdo), situados em cavidades laterais do tórax, sobre o diafragma, revestidos pela pleura e dividido em lobos; promovem as trocas gasosas, fornecendo oxigênio a todo o corpo e eliminando o gás carbônico)

Traqueia (conduto situado na frente do esôfago, constituído de anéis cartilaginosos horizontalmente dispostos, que liga a laringe aos brônquios e serve para a passagem de ar; traqueia-artéria)

Laringe (cordas vocais e glote)

Lábios (Os lábios (superior e inferior) são as bordas de mucosa que revestem a boca humana.)

Dentes

Alvéolos

Palato duro (O palato (ou céu da boca) é o teto da boca dos animais vertebrados, incluindo os humanos. Ele separa a cavidade oral da cavidade nasal. O palato é dividido em duas partes, a parte óssea anterior ("palato duro") e a parte mole posterior ("palato mole" ou "véu palatino").)

Palato mole (véu palatino e úvula)

Parede rinofaríngea

Ápice da língua ("Ponta da língua".)

Raiz da língua

Nariz


Vimos que doze órgãos estão envolvidos no sistema  fonológico e todos eles têm que trabalhar em conjunto para produzir som, ou seja, a fala. Além disso está envolvido diretamente nessa ação o milagre da maravilhosa mente humana. Imagine se vamos fazer uma palestra, ou pregação, às vezes andamos, gesticulamos, ouvimos, olhamos ou lemos, raciocinamos e argumentamos tudo ao mesmo tempo e de acordo com nossa mente.


Afinal de contas, o fato do ser humano raciocinar,  escrever, ler e falar não é um milagre talvez maior do que uma serpente simplesmente falar? 


Além do mais nosso corpo é constituído de vários outros sistemas, tais como, sistema cardiovascular, sistema circulatório, sistema respiratório, sistema digestivo, sistema urinário, sistema reprodutor masculino e feminino, sistema nervoso, sistema da visão, sistema da audição, sistema endócrino. Ainda temos as células sensoriais ou terminações nervosas que são encontradas espalhadas pelo corpo e nos órgãos dos sentidos (olfato, paladar, tato, visão e audição), formando o sistema sensorial. Cada sistema desses é composto de inúmeros órgãos, e esses sistemas trabalham simultaneamente interconectados uns aos outros. Só funcionam estando no corpo, exceção do coração que pulsa por algum tempo fora do corpo. Se um deles falhar, na maioria dos casos, morremos. Esses vários sistemas funcionando, como já disse interconectados, não constituem um milagre?! Somos um milagre ambulante. É muito difícil imaginar que somos frutos do acaso ou da evolução. Alguém já disse que Só é realista quem acredita em milagres. Quero esclarecer que não sou da área médica, mas acredito que há muito mais do que citei nessa maravilhosa máquina, nesse verdadeiro mundo que é corpo humano. 


Portanto, se você não acredita na veracidade dos acontecimentos do éden, também terá que acreditar que a contagem do tempo em antes de Cristão e depois de Cristo é uma  farsa, e provavelmente não acreditará que Jesus existiu, que Ele veio para desfazer as obras do diabo, se é que acredita que o diabo existe.


Finalizo com as palavras do grande erudito apóstolo Paulo, homem de fé inabalável e que acreditava fielmente nos acontecimentos do Éden, e que também  acreditava que Jesus era o Cristo filho de Deus: E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.  1 Timóteo 2:14”.

Portanto, “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a Esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.  1 Coríntios 15:19


Que o senhor tenha misericórdia de nós e mantenha nossos olhos abertos para as verdades espirituais.

Em nome de Jesus!

Amém!