JESUS, POR AMOR, FOI FEITO VASO DE DESONRA, PARA QUE FÔSSEMOS TRANSFORMADOS EM VASO DE HONRA

21Ou o oleiro não tem todo direito de produzir do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para usos menos honrosos? 22Mas o que tens a dizer se Deus suportou com muita longanimidade os vasos da ira, preparados para a destruição, porque desejava manifestar a sua ira e tornar conhecido seu poder (Bíblia King James Atualizada) Rm 9

Dizer que um vaso é para fins nobres é porque pode servir como adorno por ser bonito, ou serve também para se colocar flores e enfeitar uma mesa. Já, dizer que um vaso pode ser para usos menos nobres ou desonroso pode ser para colocar água, por exemplo, e isso pode ser considerado “uso menos honroso” do que servir como enfeite. 

Na analogia entre vasos e pessoas, podemos concluir que o assunto aí tratado não é salvação, pois a carta é destinada à igreja, aos já salvos. Mas trata  do fato de que entre os que creem em Jesus existem vasos de honra e exercem papéis nobres no Reino de Deus e   outros de desonra. Ou seja, existem vasos de misericórdia e outros de ira que têm atitudes desonrosas e, por isso, estão prontos para a destruição, mesmo estando entre os salvos.

Entretanto, Paulo em sua segunda carta a Timóteo volta ao assunto ‘vaso’, lançando mais luz sobre essa figura de linguagem e mostra que nem tudo está perdido para os pecadores, desde que haja mudança de atitude e arrependimento: 20Numa grande casa há vasos não somente de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para nobres finalidades, outros para fins desonrosos. 21Se alguém se purificar destes pecados, será como vaso de honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para todo bom serviço. 22Foge igualmente das paixões malignas da juventude e segue a justiça, a fé, o amor e a paz em comunhão com os que invocam o Senhor de coração puro. 23E rejeita as questões insensatas e improdutivas, sabendo que geram apenas discussões. 24Ao servo do Senhor não convém discutir, mas sim, ser amável para com todos, capacitado para ensinar, paciente.2Tim 2

Uma grande casa,” quando se refere ao objeto vaso, é a casa dos senhores do lugar, quer seja na cidade ou na fazenda. Já no mundo espiritual, a grande casa aí é a igreja, e mostra claramente que um vaso, ou seja os vacilões podem mudar de status de vaso de desonra para vaso de honra, através da mudança de atitude no uso de seu livre arbítrio, ou seja buscando a santificação.

O profeta Jeremias também usa a figura do vaso de barro para ilustrar e deixar bem claro o livre arbítrio:
“Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra: “Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?”, pergunta o Senhor. “Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel. Se em algum momento eu decretar que uma nação ou um reino seja arrancado, despedaçado e arruinado, e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado.”Jeremias 18:4-8 NVI

Fica evidente que a nossa atitude move a mão de Deus a nosso favor. Veja a sequência: Deus adverte a nação a se converter e, caso isso aconteça, Deus suspenderá o castigo proposto. Nascemos vaso para desonra como consequência do pecado de Adão e Eva, mas, ao nos converter a Jesus e aceitar seu jugo suave, nos transformamos em vaso de honra.

Jesus tornou-se voluntariamente e por amor vaso de desonra para que aqueles que livremente o reconhecessem como Senhor e Salvador deixassem de ser vasos de desonra para serem vasos de honra, como filhos de Deus.

Portanto, já salvos, devemos nos esforçar  pela santificação para sermos vasos que honram a família a qual passamos a pertencer, ou seja, a família de Deus.
Que o espírito de Jesus nos ajude nessa jornada!
Amém!