DEUS É SOBERANO, MAS NÃO É TIRANO-1

“Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”. Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer e endurece a quem ele quer.”  Romanos 9:17-18 NVI

Quando vemos, na Bíblia, Deus tendo misericórdia ou endurecendo alguém, ou mesmo abençoando ou permitindo tribulação na vida de alguém, sempre há um porquê ou um para quê, um propósito. O próprio apóstolo deixa claro o motivo porque Deus endureceu faraó: Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”. O senhor já havia explicitado esse propósito anteriormente a Moisés: “O Senhor disse a Moisés: — Vá falar com Faraó, porque lhe endureci o coração e o coração de seus oficiais, para que eu faça estes meus sinais no meio deles, e para que você possa contar aos seus filhos e aos filhos de seus filhos como zombei dos egípcios e quantos sinais fiz no meio deles, e para que vocês saibam que eu sou o Senhor.”Êxodo 10:1-2 NAA

Portanto, não se trata aqui de salvação eterna, nem da inexistência do livre arbítrio para toda a humanidade. É claro que o fato do ser humano ter livre arbítrio não exclui a possibilidade do Senhor, soberano que é, eventualmente, intervir na história pessoal ou coletiva do seu povo, pois ele tem uma visão cósmica completa, ou seja é onisciente.

O Senhor não é um sem noção que acorda com o pé esquerdo ou mal humorado e resolve endurecer alguns, a quem ama incondicionalmente, para mandá-los para o inferno, só porque é soberano. 

Como vimos, o endurecimento do coração de faraó vinha da parte de Deus, mas  o Senhor, na sua onisciência sabia que Faraó já tinha o coração endurecido. Ele deixa isso bem claro na conversa inicial com Moisés para que ele fosse libertar os israelitas no Egito: “Eu sei que o rei do Egito não os deixará sair, a não ser que uma poderosa mão o force. Por isso estenderei a minha mão e ferirei os egípcios com todas as maravilhas que realizarei no meio deles. Depois disso ele os deixará sair.”Êxodo 3:19-20 NVI

 Deus apenas usou um agente predisposto para concretizar seus propósitos de efetuar milagres para tornar seu nome e seu poder conhecido, objetivo esse alcançado pelo Senhor, pois quando Josué enviou dois especiais para observar Jericó, e eles se hospedaram na casa da prostituta Raabe e ela disse: ““e lhes disse: “Sei que o Senhor deu a vocês esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês. Pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho perante vocês quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que vocês aniquilaram. Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.” Josué 2:9-11 NVI (Veja também 1ºSam4.8 e Josué 2.9-10) Portanto, Deus age de acordo com seu Justo princípio, e endurece àqueles que já o rejeitam.

Portanto, não somos meros robôs programados e sem vontade própria, sem nenhuma chance de escolhermos nosso destino. Diante da afirmação de alguns de que tudo está predestinado, leva-nos a refletir sobre uma afirmação atribuída a Stephen William Hawking: “Não sei porque o Calvinista olha para os dois lados, quando vai atravessar a rua, se tudo está predestinado.” Em outras palavras, os caminhos por onde passamos, ou seja, as ruas por onde andamos podem nos conduzir aos braços de Cristo ou à perdição eterna. A escolha é nossa.

Deus sempre chamou o seu povo à ação. Ele é o Senhor dos exércitos. Os israelitas, para tomarem posse da terra prometida, tinham que conquistá-la. Para terem as bênçãos da terra, tinham que arar, adubar, colher, etc. e ainda hoje é assim em Israel. Até para a salvação e cura Deus continua usando pessoas intercessoras.

Vou ilustrar essa participação humana com uma pequena história. Havia um certo jovem que pretendia passar no vestibular e ele orou muito a Deus, mas não conseguiu. No ano seguinte, ele tornou a orar e não conseguiu passar. Então, no terceiro ano de tentativas, ele começou orar de novo, e Deus disse pra ele: pelo menos se inscreva no vestibular. Isso está de acordo com um pensamento atribuído a Armínio: “Quando você vai dar alguma coisa a um mendigo, seja roupa ou comida, ele precisa estender a mão para receber”. 


Deus é soberano, mas não é um déspota,  ditador, tirano arbitrário pois Deus é amor, Deus é Justo e, principalmente, Deus é santo, incapaz de pecar. Quem ama, ama dialogar com a pessoa amada, e Deus nesse afã de dialogar e nos levar à conversão, de nos levar para os seus braços, sempre procurou se comunicar conosco para nos orientar. Ele enviou incansavelmente os profetas, levantou quarenta escritores para escreverem a Bíblia sagrada, continua levantando pregadores mundo afora para comunicar a sua mensagem de amor e enviou o seu próprio filho para tomar a forma humana e melhor se comunicar conosco, contudo muitos não Lhe dão ouvidos. 

Deus tem prazer em perdoar e abençoar e, para isso, constantemente convoca para o diálogo o objeto do seu amor, ou seja, o ser humano: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse.” Isaías 1:18-20 ARA. (Veja também: Is 41.1,21; Ez 18.27; 33.16)

Nosso Deus nos ama e é muito sensível às nossas atitudes. Sendo elas positivas ou negativas podem mover a mão de Deus a nosso favor ou não, porque Ele é Justo. 

Nosso Deus não é um Deus imprevisível, um déspota que age conforme o  seu humor, pois se até o ser humano, mesmo o ateu, tem senso de justiça. Veja bem, se um pai terreno procura tratar todos os filhos com igualdade por uma questão de amor e justiça — estou falando do senso comum, não de exceções— quanto mais Deus que é amor e é Justo. Ele é misericordioso e está sempre pronto a perdoar.

Temos na Bíblia o fato de que Deus mudou os planos para determinadas pessoas, porque elas mudaram de atitude. Um exemplo marcante é o de Adão e Eva que, no exercício do livre arbítrio, tiveram seus destinos mudados e de toda humanidade por causa de suas atitudes. 

Podemos  citar também o caso do rei acabe. Ele não andava nos caminhos do Senhor —“Fez Acabe, filho de Onri, o que era mau perante o Senhor, mais do que todos os que foram antes dele.” 1Reis 16:30 ARA— e Deus enviou o profeta Elias a ele dizendo que iria castigar severamente ele e a sua casa por esses atos. Contudo, Acabe se arrependeu e se humilhou e Deus  disse ao profeta Elias que iria aliviar a sentença de Acabe: “Tendo Acabe ouvido estas palavras, rasgou as suas vestes, cobriu de pano de saco o seu corpo e jejuou; dormia em panos de saco e andava cabisbaixo. Então, veio a palavra do Senhor a Elias, o tesbita, dizendo: Não viste que Acabe se humilha perante mim? Portanto, visto que se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa.” 1Reis 21:27-29 ARA

As pessoas quando praticam crimes passionais dizem que mataram por amor. Já o nosso Deus, Jesus Cristo, morreu por amor a nós. Mesmo tendo sido traído por nós pelas nossas atitudes, a ponto de sermos considerados inimigos do Senhor. (Col 1.21.)

Diante do exposto e diante do incontestável amor e da justiça de Deus fica claro que o Senhor, através do livre arbítrio, propiciou a oportunidade para os seus amados filhos se regenerarem do pecado herdado de Adão e Eva. Não poderia ser diferente, porque, se o nosso Deus quer que sejamos misericordiosos, que perdoemos e amemos nosso próximo; é lógico que o Senhor misericordioso está de braços abertos para receber qualquer pecador arrependido que entregou sua vida aos cuidados do seu filho Jesus.

Obrigado Senhor pelo privilégio de ser chamado Filho de Deus, através do sacrifício do seu filho que se ofereceu para cumprir a sentença de morte que pairava sobre nós.  Obrigado por poder chamar de pai, o Deus justo, misericordioso, imensamente amoroso e santo; e que tudo faz para nos ver bem e, se preciso, até morrer na cruz por amor a nós. 


Glória a Deus!